Está a planear umas férias inesquecíveis com o seu cão?

Está a pensar nas suas próximas férias?

Se é um daqueles que não consegue imaginar umas férias sem o seu cão, este artigo é para si.

Antes de começar a comprar bilhetes de avião ou de comboio ou de reservar um hotel, é importante que procure locais onde o seu cão também se possa divertir.

Hoje vamos contar-lhe tudo o que precisa de saber para planear as férias perfeitas com o seu cão.

Escolha destinos que aceitem animais de estimação ou cães

O primeiro passo para umas férias com o seu cão é escolher um destino amigo do cão, uma vez que nem todos os locais são permitidos.

Se o seu companheiro é muito ativo e precisa de muito espaço para correr e brincar, é importante escolher locais mais rurais ou grandes parques onde possa desfrutar de estar com ele.

Por outro lado, se o seu cão for do tipo que enlouquece a brincar com a praia e a areia, um destino costeiro com praias amigas dos cães pode ser a escolha ideal.

Tenha também em atenção que deve informar-se sobre o destino. Isto é importante para evitar que o seu cão contraia doenças transmitidas por parasitas, como a leishmaniose ou a filária. Pesquise bem a prevalência de cada doença nas comunidades para evitar expor o seu cão.

A filariose é uma doença causada por um mosquito Dirofilaria inmitis, as larvas entram na corrente sanguínea através da pele do animal e instalam-se nas câmaras cardíacas ou nos pulmões. A única prevenção são os antiparasitários para cães e os controlos veterinários.

Procura um alojamento amigo dos cães

Depois de ter escolhido o seu destino, terá de começar a procurar alojamento adequado para cães.

Em Espanha e na Europa, há cada vez mais hotéis, apartamentos, casas rurais e parques de campismo que permitem animais de estimação. No entanto, tenha em conta que alguns alojamentos podem ter algum tipo de restrição quanto ao tamanho e número de cães.

Além disso, alguns hotéis podem permitir cães nos quartos, mas não nas áreas comuns, o que limitará seriamente a sua estadia.

A nossa recomendação é que, para ter a certeza, contacte diretamente o alojamento e informe-o da sua situação e do peso e tamanho do seu animal de estimação.

Escolha o seu meio de transporte

A escolha do meio de transporte para viajar com o seu animal de estimação dependerá em grande medida do tamanho do seu cão, da sua personalidade e da duração da viagem. As opções mais recomendadas são:

Automóvel

Se o seu animal de estimação está habituado a viajar de carro, esta pode ser uma boa opção.

No artigo "Viajar com um cão no carro: Normas e recomendações" dizemos-lhe tudo o que precisa de saber antes de partir numa viagem de carro com o seu animal de estimação.

Comboio

Em Espanha, a Renfe permite-lhe viajar com animais de estimação, desde que sejam cumpridas determinadas condições. Também é importante informar-se junto das companhias para se certificar de que o seu cão poderá viajar sem problemas.

No artigo "Regras para viajar de comboio com o seu cão", explicamos os regulamentos atuais.

Avião

Para longas distâncias, viajar de avião é sempre a melhor opção. Consoante a companhia aérea e o destino, deve cumprir um certo número de condições.

Recomendamos que consulte o artigo "Companhias aéreas que permitem viajar com cães na cabine" se estiver a pensar viajar com o seu animal de estimação de avião.

Barco

Por vezes, a viagem de barco é também uma opção interessante.

Se quiser saber mais, pode consultar o artigo "Viajar de barco com um cão: os nossos conselhos".

É importante ter em conta que cada meio de transporte tem as suas próprias regras e requisitos para viajar com animais de estimação, pelo que é essencial informar-se detalhadamente antes de fazer a viagem para garantir o conforto e a segurança do seu animal de estimação, bem como levar tudo o que precisa para tornar a viagem agradável.

loading

Verifique os regulamentos atuais e tenha os documentos do seu cão em ordem.

Viajar com um cão nas férias significa viajar, o que exige o cumprimento de certas regras e requisitos em termos de documentação necessária para garantir a saúde e a segurança do animal.

De acordo com as últimas alterações à regulamentação em vigor, estes são os documentos básicos de que necessitará para viajar com o seu cão:

  • Passaporte para cães: este documento é obrigatório para viajar em Espanha e na União Europeia e deve incluir informações sobre a identidade e o historial de saúde do animal. Para ser válido, deve ter sido emitido por um veterinário oficial.
  • Microchip: os cães sem microchip não serão autorizados a viajar.
  • Certificado de vacinação: É necessário provar que o animal foi vacinado nos últimos meses e que a vacina ainda é válida.

No entanto, para entrar em alguns países da UE, pode precisar de informações adicionais, como um teste de anticorpos contra a raiva, um tratamento para a equinococose ou um certificado de saúde. Em caso de dúvida, informe-se sempre junto das autoridades do país ou região para onde vai viajar antes de ir de férias com o seu cão e aconselhe-se junto do seu veterinário.

Prepare a bagagem do seu cão para a viagem

Uma vez escolhido o destino, o meio de transporte e o alojamento, é importante que prepare a bagagem do seu companheiro para desfrutar de umas férias fantásticas com o seu cão.

Não se esqueça de trazer:

Comida e água

Não se esqueça de trazer a comida habitual do seu cão e água engarrafada para evitar potenciais problemas digestivos. Além disso, traga recipientes para comida e água que ocupem pouco espaço (tigelas de comida e água dobráveis são sempre uma boa opção).

loading

Trela e coleira

Adicione informações de contacto à coleira e à trela do seu cão. Pode utilizar um localizador GPS para saber sempre a localização do seu animal de estimação.

loading

Brinquedos

Brinquedos para cães que lhe sejam familiares ajudará o seu cão a sentir-se mais confortável e seguro durante a viagem. Servirão também para distrair o seu companheiro em momentos de stress.

loading

Kit de primeiros socorros

Se o seu animal de estimação precisar de alguma medicação especial, deve também levá-la consigo na sua viagem e trazê-la juntamente com uma receita médica (traduzida para a língua do país para onde viaja). Para além de levar um kit básico de primeiros socorros com gaze, ligaduras e líquidos desinfetantes, é também aconselhável que leve consigo alguns medicamentos para problemas gastrointestinais.

Tranquilizante para viagens

No caso de cães muito nervosos, pode ser aconselhável utilizar produtos antisstress para cães, como um spray calmante ou uma coleira, para manter o cão relaxado durante a viagem.

loading

Planeie atividades no destino

Outro aspeto importante a considerar ao planear umas férias com o seu cão são as atividades que podem fazer juntos. Antes de visitar um local específico, recomendamos que verifique os regulamentos de cada local relativamente à presença de animais.

Recomendamos também uma série de atividades que pode fazer nas férias com o seu cão:

Em suma, para ir de férias com o seu cão, é importante planear com antecedência e levar tudo o que é necessário para garantir o conforto e a segurança do seu cão durante a sua viagem.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt