Companhias aéreas que permitem viajar com cães na cabine

Viajar de avião com o seu cão está a tornar-se cada vez mais fácil e, embora existam alguns obstáculos, é agora possível viajar à volta do mundo com o seu cão.

Se tem estado a pensar em viajar com o seu animal de estimação e não sabe por onde começar, nesta publicação dir-lhe-emos tudo o que precisa de ter em mente quando viajar com o seu amigo peludo.

Embora possa viajar com o seu cão na maioria das companhias aéreas, há uma série de regras que devem ser seguidas para voar em segurança, desde o tamanho e raça do seu cão até à documentação do seu cão, a sua bagagem e as taxas cobradas para levar o seu cão no avião. 

É mais comum voar com o seu cão numa transportadora no porão, mas também é possível levar o seu animal de estimação na cabine, desde que determinados requisitos sejam cumpridos. Quer saber se o seu cão pode viajar na cabine enquanto voa para o seu próximo destino? Continue a ler e descubra!

loading

Companhias aéreas que permitem viajar com cães grandes na cabine

Os cães grandes são os mais desfavorecidos quando se trata de viagens aéreas, uma vez que, na maioria das companhias aéreas, nem sequer são autorizados a entrar no porão. 

A outra solução para viajar de avião com um cão é deixá-lo no porão, onde o peso máximo pode ser maior, como no caso da Air France, Alitalia ou KLM, onde o peso máximo do animal no porão é de 75 quilos; Iberia, onde o peso máximo é de 45 quilos, e Norwegian, onde o peso máximo é de 14 quilos.

Os cães que podem viajar na cabine não devem pesar mais de 8 quilos ou, em companhias aéreas como a Alitalia ou Vueling, o peso máximo é de 10 quilos. Os cães devem ser sempre transportados na cabine e devem ter a sua taça de água, um cobertor e um brinquedo com eles.

Fora da Europa, há algumas companhias aéreas que permitem que um cão grande viaje na cabine. A Viva Aerobus, uma companhia aérea mexicana, permite cães grandes até 32 quilos na cabine, e a Canadian Air Canada permite que cães com peso até 45 quilos. 

Os cães grandes que estão isentos de todas estas regras e que podem viajar sem problemas na cabine são cães-guia, desde que estejam acompanhados pelos seus donos. 

Companhias aéreas que permitem viajar com cães pequenos na cabine

É mais fácil para os cães pequenos viajar na cabine. A maioria das companhias aéreas permite que os cães pequenos voem, desde que estejam na sua transportadora e não pesem mais de 8 quilos. 

Algumas das companhias aéreas que permitem cães até 8 quilos na cabine são a Air Europa, Air France, Iberia, Alitalia, Norwegian, KLM e Vueling. Note-se que, dependendo da companhia aérea, o limite de peso máximo de 8 quilos inclui a transportadora, que deve ser suficientemente ventilada para não sufocar o animal e ter um fundo à prova de água. 

As companhias aéreas Ryanair e Easyjet não permitem voar acompanhado de qualquer tipo de animal em quaisquer circunstâncias, independentemente do seu comportamento, raça, tamanho ou tarifa extra. Os únicos animais autorizados a voar nestas companhias aéreas são os cães-guia.

Dicas para viajar com o seu cão na cabine do avião

Se já decidiu um destino e uma companhia aérea para viajar, agora é altura de fazer preparativos para evitar problemas no aeroporto e evitar ter de deixar o seu animal de estimação em terra. 

Certifique-se de que o seu cão está vacinado, desparasitado e microchipado quando voa. Existem etiquetas de coleira para animais de estimação que lhe permitem saber onde eles estão no caso de se perderem, por isso se o seu animal de estimação for muito indisciplinado, pense se vale a pena tê-las na sua viagem.

Descubra na companhia aérea para onde vai voar quais são as dimensões exatas da transportadora do animal, para não ter problemas no aeroporto se esta não cumprir os regulamentos. Telefone sempre com antecedência para saber tudo o que você e o seu cão precisam para viajar, e insista em informá-los nos dias que antecedem o seu voo de que irá viajar com um animal na cabine.

Não se esqueça de se informar sobre clínicas veterinárias perto do seu destino e, claro, não reserve alojamento sem saber se os animais de estimação são ou não permitidos.

A viagem pode ser muito complicada e difícil para o seu animal de estimação, por isso pergunte ao seu veterinário quais os relaxantes para cães que pode usar para lhe facilitar a vida. Não o alimente 6 horas antes do voo e, claro, permita que ele se alivie antes de embarcar no avião.

loading

Finalmente, se não tiver a certeza do seu destino, leia este artigo para inspiração:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt