Como desinfetar o meu cão depois de um passeio

A higiene do seu cão é sempre importante mas agora, enquanto durar o estado de emergência, há que prestar ainda mais atenção e cuidado a estes hábitos de higiene: o banho, a escovagem e a limpeza das patas…

Se em casa há problemas de organização, passe pela nossa publicação sobre como dividir as tarefas relacionadas com o seu animal de estimação em casa. Isto porque, agora mais do que nunca, é necessário cumprir as regras de higiene.

Na publicação de hoje vamo-nos centrar mais a fundo sobre como desinfetar o nosso animal de estimação depois do passeio.

Como desinfetar as patas do meu cão

De cada vez que levar o seu amigo à rua para fazer as necessidades, lembre-se de levar sacos higiénicos, uma garrafa de água com um pouco de lixívia e a sua documentação.

loading

Passos para desinfetar as patas do cão

Desinfeção rápida

Quando regressar do passeio, mal chegue a casa, é o momento para o fazer. Só precisará de: água e sabão ou champô específico, um gel desinfetante (uma pequena quantidade) e um papel ou uns toalhetes higiénicos específicos para animais. É muito fácil, não custa nada e só demorará alguns minutos.

  • Diga ao seu cão que se sente.
  • Peça-lhe a pata e pegue na mesma com delicadeza.
  • Com um toalhete, vá limpando pouco a pouco as almofadinhas, os dedos e a sua parte interior, bem como as unhas.
  • Suba até ao cotovelo, se for necessário.
    O ideal é utilizar um toalhete limpo para cada pata.

Convém sempre premiar o seu cão para que associe o momento de manipular as suas patas com algo prazeroso como uma carícia ou saboroso como um snack.

Desinfeção mais profunda

Se for necessária uma limpeza um pouco mais intensiva, pode lavar-lhe as patas.

  • Encha uma bacia de água com uma altura que cubra as almofadinhas ou um pouco mais.
  • Adicione umas gotas do champô para cães que usa habitualmente.
  • Coloque uma toalha no pavimento.
  • Aproxime o seu animal da bacia e introduza as suas patas.
  • Deixe-as dentro uns minutos e esfregue suavemente.
  • Enxague as patas com um pouco de água.
  • E seque-as com a toalha de uma maneira delicada.

Se o seu cão ficar muito sujo, cheio de terra ou de qualquer outra substância na qual se esfregou, talvez tenha de lhe dar um banho.

loading

Como desinfetar a cauda do meu cão

Com outro pano descartável, e também com água e sabão ou gel desinfetante, limpe a cauda e a zona em volta com suavidade e movimentos lentos.

Como desinfetar o focinho e as orelhas do meu cão

Os cães adoram cheiram tudo o que encontram, está na sua natureza de caçadores e localizadores. Deste modo, com um papel descartável, pode limpar também o seu focinho com cuidado, sempre com água e sabão.

E se o seu cão tiver orelhas grandes. Não é demais aproveitar também para as limpar. Basta com uma gaze enrolada em volta do dedo ir retirando a sujidade e o pó acumulado durante o passeio, com movimento suaves e sem apertar ou cravar as unhas.

Uma vez concluído este procedimento pós-passeio, agora é vez de lavar as próprias mãos com sabão em quantidade adequada e cumprir todas as normas oficiais para ajudar a reverter esta situação.



Etiquetas:
,