Bikejoring: O desporto da moda para te divertires com o teu cão

Antes de continuar a ler esta publicação, responde a estas perguntas: o teu cão é o tipo de cão que te puxa durante os passeios? És apaixonado pelo ciclismo? Estás a considerar a possibilidade de praticar um desporto com o teu cão? Se respondeste sim a tudo, podemos ter o desporto certo para ti e para o teu cão. Nesta publicação dizemos-te o que é o bikejoring, que tipos de cães o podem praticar e o que precisas para começar.

O que é o bikejoring?

O Bikejoring é um desporto em que o cão ou cães estão presos à bicicleta para ajudar o seu guia a puxar a bicicleta.

Este desporto é semelhante ao canicross na medida em que envolve correr ao lado do teu cão preso.

Como praticar bikejoring?

Tem em mente que nem sempre irás à velocidade que escolherias para ti próprio, mas irás partilhar aventuras e aprender a trabalhar e pensar como uma equipa.

Para isso, é essencial que o teu cão aprenda alguns comandos básicos e tenha autocontrolo suficiente. Desta forma, o risco de um acidente será grandemente reduzido.

Aqui estão as chaves para completar uma boa sessão de treino de bikejoring:

  • Treino guiado: Ao treinares com o teu cão, é aconselhável obter aconselhamento profissional no início. Se houver um clube de canicross ou de bikejoring na tua área, pergunta-lhes.
  • Aquecimento prévio: Algo que não pode ser ignorado é ter um aquecimento antes do início da sessão, isto pode consistir numa longa caminhada ou deixares o teu cão correr livremente durante um período de menos de 20 minutos.
  • Progressivo: O treino deve ser gradual e não sobrecarregado para que a experiência termine sempre com um sentimento positivo para o cão. Além de adaptar a velocidade ao seu fundo físico.
  • Nutrição adequada: Deve ter uma nutrição para cães com alto rendimento físico.
  • Tensão da trela: Certifica-te de que a trela está sempre esticada durante o treino.
  • Rotas adequadas: Para além da resistência e velocidade do teu cão, terás também de adaptar o comprimento e a dificuldade (número de inclinações e declínios) do caminho ou pista que escolheres.
  • Comandos antecipados: tenta avisar o teu cão em tempo útil para evitar acidentes ou travagens bruscas.

O que não se deve fazer quando se faz bikejoring?

O bikejoring também envolve alguns riscos. Quando se começa a praticá-lo, é bastante comum cair da bicicleta e ter pequenos acidentes. Para os evitar, na medida do possível, vamos dar-te uma série de avisos a ter em conta quando fizeres bikejoring com o teu cão:

  • Evita caminhos apinhados. Isto é especialmente importante no início, quando ainda não se tem um bom domínio do sistema.
  • Utiliza o equipamento certo. Existe equipamento específico para este desporto: o arnês e a trela de puxar.
  • Evita o asfalto. É melhor que as almofadas e as unhas do teu cão corram em superfícies naturais.
  • Verifica o estado físico do teu cão. É muito importante que verifiques se o teu cão está ferido antes de sair.
  • Evita temperaturas elevadas. O teu cão não deve correr em temperaturas superiores a 20 graus.
  • Reforço positivo. Para o manter motivado é importante encorajar o reforço positivo e nunca castigares o teu cão se ele não fizer algo de correto.

Equipamento necessário para praticar bikejoring

Para começar a praticar bikejoring com o teu cão, necessitarás do seguinte equipamento:

  • Usar um capacete, luvas e joelheiras para uma proteção extra em caso de queda.
  • Puxar a trela com amortecedor de choque para proteger o teu cão de lesões.
  • Antena de bikejoring para evitar que a trela fique presa na roda da bicicleta.
  • Arnês específico para bikejoring.
  • Se mais de dois cães estiverem a correr, é necessário um neckline para ligar os arneses.
loading

Que cães podem praticar bikejoring?

raças que são mais adequadas para este desporto do que outras que não o são tanto. Começando pelo mais óbvio, deve ser sempre efetuado um controlo veterinário para descobrir em que estado de saúde se encontra o teu animal de estimação, a idade é outro fator determinante.

O bikejoring requer raças fortes e atléticas. A recomendação geral é para cães de cerca de 30 quilos que possam aguentar o peso do ciclista sem causar problemas de sobreesforço.

A idade do cão também deve ser tida em conta. Os cães seniores não devem praticar este desporto, pois poderia acentuar problemas de articulação - os cães de raça mini e de raça pequena devem ser descartados como companheiros por uma questão de lógica. Não teriam a força e a construção necessárias para lidar com este desporto.

Pela mesma razão, os cães braquicefálicos (focinho chato) não são adequados para bikejoring. A razão para isto é a sua dificuldade em respirar devido à obstrução das vias respiratórias. Algumas das raças excluídas do bikejoring são:

Portanto, por eliminação, ficam as raças grandes ou gigantes, com uma construção atlética e que, devido à sua morfologia, especialmente o pescoço e a cabeça, podem suportar puxar a bicicleta numa corrida ou passeio de comprimento médio sem lesões ou asfixia.

Este tipo de desporto também exige que o teu cão tenha uma dieta de alta qualidade e um elevado nível de atividade física diária, juntamente com um bom treino.

As raças mais adequadas para praticar bikejoring

Os melhores adaptados a este tipo de atividade são os cães nórdicos. A sua criação tem sido moldada geração após geração para produzir um cão capaz de puxar um trenó em condições climáticas adversas. São cães de trabalho com grandes capacidades de arrasto e puxar.

Alguns exemplos incluem:

Outros cães, devido à sua morfologia e ao seu estatuto de cães de trabalho, também os tornam animais adequados, tais como, por exemplo:

Embora existam alguns cães e raças muito capazes, nunca se deve levar o cão ao limite ou pô-lo em perigo, é sempre aconselhável mantê-lo a querer mais e que não esteja demasiado quente ou demasiado frio nos dias em que se decide praticar este desporto.

Como última opção, também podes desfrutar de um passeio de bicicleta com o teu cão, qualquer que seja a sua raça, rebocando-o numa transportadora com rodas ou transportando-o num grande cesto. Ele vai adorar sentir o vento na cara. O importante é divertirem-se, e juntos!

Lembra-te que é essencial utilizar um arnês concebido exclusivamente para a prática de bikejoring. Com este arnês especial, o teu cão não se magoará e poderás usar o seu puxão na bicicleta em segurança.

Se considerares que o teu cão não gosta ou não se sente realizado com esta prática, ou não se enquadra no perfil do bikejoring, não te preocupes. Tens outras opções como o dogtrekking ou outros tipos de desportos que certamente serão igualmente divertidos.

O que pensas deste desporto? queres experimentá-lo? Partilha a tua experiência connosco, deixando um comentário. E sabes que nas nossas lojas Kiwoko teremos todo o prazer em responder a todas as tuas perguntas sobre este emocionante desporto.