Desportos para se divertir com o seu cão: dogtrekking

Com a chegada do outono, é cada vez mais desejável sair aos fins-de-semana para fazer caminhadas e passear no campo.

Se está a pensar em fazer caminhadas com o seu cão, temos o desporto perfeito para si e para o seu animal de estimação: o dogtrekking.

É a oportunidade perfeita para si e para o seu cão entrarem em contacto com a natureza e exercitarem os músculos ao mesmo tempo. Quer saber um pouco mais sobre este desporto que está a tornar-se cada vez mais popular no nosso país? Continue a ler! 

O que é o dogtrekking? 

O Dogtrekking, também conhecido como caminhadas de longa distância com cães, é um desporto que ganhou muita popularidade nos últimos anos, especialmente nos países da Europa Central, como a Alemanha, a Áustria, a Suíça ou a República Checa. Na realidade, é uma prática muito antiga, mas cada vez mais grupos se organizam para a praticar em datas específicas. 

Este desporto consiste em fazer caminhadas com cães, em trilhos ou caminhos naturais e montanhosos.

Com o dogtrekking, que podemos dizer que é um desporto de longa distância, consegue: 

  • Superar desafios físicos e mentais.
  • Criar uma ligação mais estreita entre o dono e o cão. 

No entanto, antes de se aventurar a fazer caminhadas com o seu cão, é importante estar preparado.

Preparativos para praticar dogtrekking

Para praticar qualquer desporto com o seu cão, é essencial estar bem preparado para que possa cuidar bem do seu cão durante toda a atividade. No caso do dogtrekking, como se trata de um desporto de longa duração, deve ter todo o equipamento necessário preparado de antemão e ter em conta vários fatores que podem influenciar as caminhadas com o seu cão.

Escolha o caminho adequado

Quer seja novo no desporto ou não, é muito importante que faça a sua pesquisa e escolha um trilho que seja adequado para si e para o seu cão. Se o terreno onde vai fazer dogtrekking for difícil, considere usar botas ou creme protetor para cuidar das patas e almofadas do seu cão.

loading

Outro fator muito importante é verificar se os cães são permitidos no trilho, se é seguro e se, ao longo do caminho, existem zonas de água e sombra onde pode descansar e hidratar-se.

Além disso, deve escolher um trilho que se adeqúe ao nível e à energia do seu cão. Enquanto alguns cães se dão bem em trilhos mais complicados e desafiantes, outros preferem trilhos mais suaves para passear tranquilamente.

Verifique a previsão do tempo

Antes de fazer dogtrekking, consulte a previsão meteorológica para saber em que condições vai fazer o percurso.

Se o dia estiver chuvoso e o trilho for difícil, considere a possibilidade de adiar a atividade para a poder realizar em segurança.

Se vai chover, mas não muito, inclua na sua mochila um impermeável para cão para evitar que ele se constipe. Quando terminar, deve secá-lo bem para retirar toda a humidade do seu corpo.

loading

Da mesma forma, verifique a temperatura durante o dia, pois o seu cão pode necessitar de algum vestuário, como uma camisola ou um casaco para cães.

Treine o seu cão antes

Antes de se aventurar no dogtrekking, tem de se certificar de que o seu cão está bem treinado e responde às lições básicas de treino, uma vez que comandos como "senta", "fica" ou "vem" são essenciais para as situações com que se pode deparar durante as caminhadas com o seu cão.

Isto não só garantirá a segurança do seu animal de estimação, como também lhe permitirá ter controlo sobre terrenos potencialmente perigosos ou encontros com outros caminhantes, cães ou animais.

Certifique-se de que o seu cão dispõe de um bom equipamento.

Durante a atividade, o seu cão deve estar bem equipado.

Para isso, deve adquirir um peitoral para cães, pois é muito necessário para manter o seu cão seguro durante toda a atividade. Estes peitorais oferecem um apoio vital à volta do peito e do abdómen do seu cão, oferecendo mais segurança e distribuindo a pressão de forma mais uniforme pelo corpo do seu animal, em comparação com as coleiras convencionais. E se tiver um arnês refletor, tanto melhor! Desta forma, poderá ver o seu cão mais facilmente se ele se afastar de si.

loading

Tem de se certificar de que o tamanho do arnês se adapta ao seu cão, para que ele se sinta confortável durante toda a viagem. Tenha em mente que, se escolher um bom arnês para cães de montanha e uma trela curta, terá mais controlo se precisar de guiar o seu cão em áreas ou terrenos mais difíceis. Por outro lado, com uma trela longa, irá mantê-lo sob controlo, mas ele terá mais liberdade de movimentos.

Prepare um kit de bens essenciais

Deve preparar uma mochila para o dogtrekking. Nela deve incluir os artigos essenciais para uma longa caminhada:

  • Bebedouro e comedouro portáteis: Tem de levar água suficiente para manter o seu cão hidratado durante toda a caminhada. Lembre-se de que o dogtrekking é uma caminhada de longa distância com cães, pelo que vai precisar de muita água, especialmente se estiver calor. Além disso, também precisa de levar a comida dele consigo para as alturas em que fizer paragens para reabastecer.
loading
  • Sacos higiénicos: Durante o percurso, tem de recolher os dejetos do seu cão para cuidar do ambiente natural onde se encontra.
  • Estojo de primeiros socorros: Este é um artigo essencial que deve ter sempre consigo, em caso de imprevisto ou acidente durante a viagem. Considere incluir ligaduras, tesouras, toalhetes antiséticos e pinças para carraças no seu kit, pois podem ser úteis em situações inesperadas.
  • Protetor solar: Tal como os humanos, os cães podem sofrer danos devido a demasiada exposição solar. Se planeia fazer caminhadas com o cão numa zona solarenga, deve aplicar protetor solar nas áreas expostas da pele do seu cão, como o nariz ou as orelhas.
  • Uma toalha e uma manta: a toalha será muito útil se o seu cão se molhar ou pisar uma poça, e uma manta proporcionará um lugar confortável para descansar durante as paragens.

Em suma, o dogtrekking é uma forma divertida e enriquecedora de desfrutar de caminhadas com o seu cão. Com os preparativos adequados, pode explorar a natureza de uma forma segura e divertida.

Nunca deve esquecer a regra de ouro deste desporto: o ritmo deve ser sempre estabelecido pelo seu cão.

Por fim, deixamos-lhe um artigo em que lhe falamos de outro desporto que pode praticar com o seu cão: "Bikejoring: o desporto da moda para se divertir com o seu cão"

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt