Viajar com um cão no carro: Normas e recomendações

Para romper com a rotina não é má ideia sair de carro e fazer um roteiro. Explorar e conhecer novos locais diferentes é sempre emocionante. Como sabemos que não quer viajar sem o seu animal de estimação, temos preparado para si uma série de recomendações para que não se esqueça de nada antes de ligar o carro. Leia com atenção!  

O que diz a lei sobre viajar de carro com cães? 

Para viajar com o seu animal de estimação, é importante conhecer as normas. 

A lei de trânsito diz que o condutor deve ter uma atenção permanente na estrada, um correto campo de visão e liberdade de movimentos. Desta forma, o resto dos passageiros, animais e objetos devem estar nos seus lugares de modo adequado para que não haja nenhuma interferência entre o condutor e eles.  

Em resumo, o cão não deve ter acesso à zona do condutor nem interferir com o seu campo de visão, nem com os seus movimentos e para isso deve ir corretamente fixado, através do seu peitoral e do cinto de segurança, com a caixa de transporte ou com uma rede de separação. 

Fatores a ter em conta antes de viajar com um cão no carro 

Documentação

A primeira coisa que tem que fazer antes de viajar com um cão é ter a certeza que leva toda a sua documentação, as vacinas e a desparasitação em dia. Além do mais, é recomendável que se informe se no local de destino é necessária alguma medida de prevenção adicional, não obrigatória na zona onde vive habitualmente, como uma vacina especial da zona.  

Enjoos e medo de andar de carro 

Outro fator a ter em conta antes de sair à estrada são os enjoos e o medo de andar de carro.  Dê uma vista de olhos nos nossos posts de como evitar que o seu cão enjoe no carro e o que fazer se o seu cão  tiver medo de andar de carro .

Viagens curtas 

Como método de treino prévio, antes de viajar com o seu cão no carro, pode habituar o seu animal de estimação, pouco a pouco, fazendo trajetos curtos para que no momento de ir de férias, esta não seja uma experiência nova. 

Cães grandes

Se dispõe de um espaço amplo na mala do carro, pode levá-lo aí, retirando a bandeja e colocando sempre um separador para que ele não vá para o interior do carro. Desta forma, a sua viagem será mais cómoda, uma vez que vai respirar melhor e o separador vai oferecer-lhe a segurança necessária para realizar o trajeto. 

TK PET SAFE TRIP GRADE DE SEPARAÇÃO ROBUSTA PARA AUTOMÓVEL

TK PET SAFE TRIP GRADE DE SEPARAÇÃO ROBUSTA PARA AUTOMÓVEL

Cães pequenos

Os cães pequenos podem viajar na caixa de transporte no seu lugar dentro do carro, sempre presos com um sistema de fixação para evitar que este se desloque nas curvas ou travagens.  Tem dúvidas para escolher a sua caixa de transporte? Neste post damos-lhe algumas dicas de  como medir o seu animal de estimação para escolher a caixa de transporte adequada ao seu tamanho. E num outro post contamos-lhe como transportar o seu animal de estimação de maneira adequada. Deste modo, os cães pequenos também podem viajar no assento do carro fixando o seu peitoral ao cinto de segurança com um adaptador. 

TK PET MADRID TRANSPORTADORA PARA CÃES PEQUENOS

TK PET MADRID TRANSPORTADORA PARA CÃES PEQUENOS

Comida e acessórios

Para terminar, voltamos a relembrar tudo o que não pode esquecer antes de sair de casa com o seu animal de estimação... Já sabe que pode encontrar tudo isto nas nossas lojas Kiwoko ou na nossa web. Desejamos-lhe uma viagem feliz!

Já tem tudo organizado? Então é o momento de recordar todos os aspetos a ter em conta durante a sua viagem com o seu animal de estimação.

Cuidados a ter durante a viagem

Além destas recomendações, é necessário ter algumas coisas em conta quando viajar com o seu cão de carro.  

Lembre-se de parar a cada hora e meia

Durante o trajeto, é recomendável realizar paragens frequentes a cada hora e meia, para que o seu animal de estimação possa fazer as suas necessidades.  Além do mais, para evitar os golpes de calor e a desidratação, também há que aproveitar estas paragens para lhes dar água limpa e fresca. Se a viagem não for muito longa é melhor evitar dar-lhe de comer durante o trajeto, para prevenir os enjoos. Inclusive uma vez chegados ao destino é recomendável esperar no mínimo meia hora antes de lhe dar de comer.   

Sombra e ventilação

Ao levar o seu cão também é importante que possa ter uma zona com sombra e boa ventilação.  

Não deixe que coloque a cabeça fora da janela! Pode parecer divertido, mas é bastante perigoso, uma vez que outro carro ou outro objeto poderão magoá-lo. Além do mais, pode ser uma distração para outros condutores. 

Já vimos  como fazer com que a sua viagem seja cómoda e segura , mas também pode ser divertido para eles levar um  brinquedo durante a viagem, que os possa ajudar a ficar mais  tranquilos durante o  trajeto, ao associar a experiência a algo positivo.

TK-PET NATURE TOY - MORDEDOR DE ARGOLA DUPLA PARA CÃES

TK-PET NATURE TOY - MORDEDOR DE ARGOLA DUPLA PARA CÃES

Se ao viajar com o seu cão de carro não consegue que ele se mantenha tranquilo, existem produtos que o ajudarão a aliviar esse estado de stress e de ansiedade. Se tiver dúvidas, consulte as clínicas veterinárias Kivet.

A Kiwoko deseja-lhe uma feliz viagem e que viva muitas aventuras com o seu melhor amigo. E se além de viajar por terra com o seu animal de estimação, também o fizer de avião, poderá ver os nossos conselhos para  viajar de avião com o seu animal de estimação. Com o seu animal de estimação até ao fim do mundo!