Regras para viajar de comboio com o seu cão

Gostaria de viajar por Portugal com o seu animal de estimação?

O comboio pode ser uma das melhores opções para percorrer o país na companhia do seu amigo peludo. No artigo de hoje, dizemos-lhe tudo o que deve ter em conta quando viajar de comboio com o seu animal de estimação.

Continue a ler!

O meu animal de estimação pode viajar no comboio? Que regras devem ser respeitadas?

Embora seja mais comum viajar de comboio com um cão ou um gato, os animais de estimação de pequeno porte, como os furões e as aves (não as aves domésticas), também são bem-vindos em qualquer tipo de comboio, desde que estejam numa gaiola ou numa caixa de transporte devidamente equipada.

Em qualquer caso, os animais de estimação podem viajar desde que não incomodem os outros passageiros e estejam sempre sob o controlo dos seus donos.

Os cães-guia e de assistência podem viajar gratuitamente em qualquer comboio urbano, intercidades, inter-regional, Regional ou Celta, mas com diferentes especificações:

Comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra / Alfa Pendular / Intercidades / InterRegional / Regional: O cão de assistência, acompanhante de pessoa com deficiência, é transportado gratuitamente, desde que sejam cumpridas as disposições legais aplicáveis, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 74/2007, de 27 de março.

Celta: Os cães acompanhantes de invisuais viajam gratuitamente. Os cães deverão ser controlados por trela curta e acompanhados do respetivo boletim de vacinas atualizado e da licença municipal, podendo ser transportado um cão por invisual.

Eis as regras a ter em conta quando viajar com o seu animal de estimação:

Documentação para viajar de comboio com o meu animal de estimação

Para viajar de comboio com o seu animal de estimação, é necessário que este possua uma caderneta de saúde oficial atualizada, assinada por um veterinário registado, que certifique que as suas vacinas estão em dia e, por vezes, pode também ser necessário um passaporte para animais de estimação se o destino for fora de Portugal.

Além disso, o microchip é obrigatório e será útil em caso de perda do animal.

O peso dos seus animais de estimação

Os animais de estimação com menos de 10 kg são bem-vindos nos comboios da CP, desde que estejam numa caixa de transporte com dimensões não superiores a 60 x 35 x 35 cm.

loading

Além disso, só pode viajar, no máximo, um animal de estimação por pessoa.

Neste caso o animal pode viajar de forma gratuita, desde que esteja devidamente acondicionado numa transportadora.

No caso de viajar sem transportadora, apenas é permitido no máximo um animal por cliente e mediante a aquisição de título de transporte próprio, correspondente ao tipo de comboio que utilizar.

Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela curta, acompanhado do respetivo boletim de vacinas atualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, o animal não pode ocupar lugar no banco.

Aquando da aquisição do bilhete é obrigatória a apresentação do respetivo boletim de vacinas atualizado, onde deve constar o Código de Identificação Eletrónica do animal (chip) ou do Documento de Identificação de Animal de Companhia - DIAC. Na ausência de um destes documentos não é possível emitir bilhete.

loading

Animais de estimação com mais de 10 kg

Nos comboios da CP pode viajar com o seu animal de estimação com um peso máximo de 40 quilos, desde que não viajem mais de dois animais de estimação em cada comboio nestas condições.

Se pretender viajar com o seu cão com um peso máximo de 40 quilos no deve adquirir um título de transporte próprio, correspondente ao comboio que utilizar.

o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela curta, acompanhado do respetivo boletim de vacinas atualizado e da competente licença. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, o animal não pode ocupar lugar no banco.

Recomendações para viajar de comboio com animais de estimação

Para que a viagem de comboio seja o mais agradável possível para si e para o seu animal de estimação e para não incomodar os outros passageiros, recomenda-se que tenha em conta o seguinte:

  • Dê banho ao seu animal de estimação no dia anterior à viagem para evitar odores.
  • Não se esqueça de um cobertor e do brinquedo preferido do seu animal de estimação para o manter entretido durante a viagem - tente mantê-lo sossegado para não incomodar os outros passageiros!
  • Chegue à estação um pouco antes da partida do comboio para que o seu animal se possa familiarizar com os cheiros deste novo local.
  • Sempre que possível, tente dar um longo passeio ou brincar com o seu animal de estimação antes da viagem, para que ele durma a maior parte do caminho e esteja relaxado.
  • Para evitar enjoos, vómitos ou aliviar-se a bordo, evite alimentar o seu animal de estimação nas 3 horas anteriores à partida.
  • Leve consigo uma tigela dobrável para beber e alimentar.
  • Adicione à sua bagagem um kit de limpeza básico com toalhetes de limpeza, saco para fezes e spray desinfectante anti-odor para o caso de o seu animal de estimação se aliviar a bordo do comboio.
  • Se o seu animal de estimação estiver doente, não é aconselhável viajar.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt