Viajar de barco com um cão: os nossos conselhos

Se tem um cão, de certeza que gosta de estar ao seu lado em todos os bons momentos, desfrutando dos mesmos e criando memórias em novos locais.  No momento de viajar com animais de estimação não há que ter em conta apenas o alojamento, mas também o transporte. O barco é um dos meios de transporte por excelência e o preferido de muitos. Por isso, se se tiver a dúvida se pode viver essa experiência com o seu cão, iremos resolver todas as suas dúvidas.  

Viajar de barco com um cão, é uma boa ideia? 

Se estiver a planejar as suas férias de verão e quiser levar o seu animal de estimação consigo, porque não gosta de o deixar sozinho em casa e em segundo lugar porque quer viver essa experiência com ele. É importante primeiro esclarecer que não é má ideia viajar de barco com um cão.  A única coisa que deve fazer é planear bem a viagem e ter em conta todas as recomendações necessárias para que o seu cão possa viajar e para que o faça de modo confortável sem causar mal-estar.  

Ao viajar com o seu cão irá evitar que este sofra de uma perturbação de ansiedade de separação.  Este tipo de perturbação costuma atingir 40% dos cães. Entre os seus sintomas encontram-se os latidos excessivos, o comportamento destrutivo, os vómitos ou deixar de comer. 

Conselhos para levar o seu cão no barco 

Para levar o seu cão no barco nas suas férias terá, em primeiro lugar, que ter em conta as regras da companhia com que vai viajar.  Não existe uma lei geral para o transporte de animais de estimação em barcos, mas cada companhia tem as suas próprias regras. Para poder viajar de barco com o seu cão, o normal é que tenha que comprar para o seu animal de estimação um bilhete de embarque.  

Além do mais, o cão terá que estar durante toda a viagem numa caixa de transporte proporcionada pela companhia ou numa jaula destinada para tal. Por outro lado, no momento de entrar e sair do barco, o animal terá que estar atado com uma trela, para evitar que obstrua a passagem das pessoas ou que cause algum acidente. Além do mais, por esse mesmo motivo, se viajar de barco com o seu cão terá que esperar que o resto dos passageiros saiam para poder fazê-lo também.  

Nalgumas companhias, é permitido que o cão permaneça com o seu dono na cabine, dependendo do peso deste. Mas quando isso não for possível, o local em que os animais estarão instalados estará perfeitamente ventilado e terá uma temperatura adequada para que a viagem seja o menos frustrante possível para o seu animal de estimação. Além do mais, se se sentir pouco tranquilo e quiser saber como se encontra o seu cão, pode ir visitá-lo em horas pré-determinadas.  

Viajar num ferry com o seu cão  

Como nos restantes barcos, cada ferry tem um tipo de regras fixas pela companhia. Deste modo, existem ferries que aceitam a entrada de cães e outro tipo de animais de estimação e outros em que o acesso a animais é estritamente proibido, a menos que sejam cães guias.  

Posso fazer um cruzeiro com um cão? 

No caso dos cruzeiros, o normal é que não se permita a entrada do animal na embarcação. Contudo, existem algumas exceções como os chamados cruzeiros pet-friendly. Nestes casos, os animais de estimação devem ficar numa zona especial e não podem estar com os donos nas suas cabines ou quartos. Estas zonas são suficientemente amplas para os animais de estimação poderem caminhar com tranquilidade, fazer as suas necessidades e brincarem.  

Os donos podem visitá-los com a companhia de um membro da tripulação e nos horários estabelecidos.  Noutras companhias admite-se a entrada dos cães nas cabines e podem permanecer nas suas caixas de transporte sempre que estiver dentro de um determinado peso e tamanho. Contudo, é proibido o acesso a zonas comuns.  

Nos casos em que a entrada dos animais é proibida nos cruzeiros, é entre outras razões, por motivos de higiene. Além do mais, podem prejudicar outros passageiros, mordendo-os ou provocando alergias. Por último, o motivo principal, pelo qual costumam proibir a entrada de cães nos cruzeiros é devido à diferença que existe entre a legislação de um país para outro. Isto é, o país de destino pode não permitir a entrada de cães ou ter requisitos muito restritos. 

Os cães ficam enjoados a andar de barco? 

Da mesma forma que os seres humanos enjoam ao viajar de barco, também o mesmo acontece aos cães.  Isto irá depender do animal e de como se encontra no momento de viajar, sendo alguns mais propensos que outros a sofrer de enjoos. Pode verificar se o seu cão está enjoado se estiver a salivar em excesso, se vomitar ou se fizer necessidades.


Contudo, existem alguns conselhos para viajar de barco com o seu cão para que não enjoe. O primeiro deles é similar ao das pessoas: administrar medicação para o enjoo. Esta não é a mesma utilizada pelos seres humanos e deve ser receitada por um veterinário. Este irá determinar a dose dependendo do peso do seu animal de estimação e de outros fatores. Além do mais, é também aconselhável não lhe dar de comer antes de embarcar, de modo a diminuir o risco de enjoar. 

loading