Os cães têm frio? Causas, sintomas e conselhos

No outono e no inverno, muitos amantes de animais de estimação que têm um amigo canino em casa fazem a mesma pergunta: Como é que sei se o meu cão tem frio?

Tal como nós, os cães notam uma descida de temperatura e sentem desconforto quando o termómetro desce, pelo que é muito importante reconhecer se o seu cão tem frio e remediar a situação o mais rapidamente possível para evitar problemas mais graves.

Neste artigo, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para saber se o seu cão tem frio. Continue a ler!

Como é que o frio afeta os cães?

Como já foi referido, os cães têm frio e é muito importante saber como isso os afeta, pois em casos extremos pode causar problemas graves:

  • Temperatura corporal: os cães têm uma temperatura corporal mais elevada do que nós e, quando esta baixa devido ao frio extremo e não é corrigida, podem ficar hipotérmicos. Esta hipotermia pode provocar sintomas graves, incluindo arrepios fortes, fraqueza, letargia e confusão. Se estes sinais não forem reconhecidos atempadamente, a hipotermia pode ser fatal.
Não se esqueça de ter isto em mente: Os cães têm uma temperatura corporal média entre 38 e 39 graus. Esteja atento se notar que esta temperatura desce drasticamente.
  • Doenças de pele: O tempo frio pode afetar a pele e as patas do seu cão, secando-as e rachando-as, causando comichão e irritação. Se a pele ou as almofadas do seu cão forem expostas a superfícies frias durante um longo período de tempo, pode provocar queimaduras ou congelação.
loading
  • Desidratação: No inverno, é fácil esquecer que os cães também podem ficar desidratados. O ar frio e seco faz com que os cães percam mais humidade através da respiração, pelo que precisam de beber água para se manterem hidratados.
  • Menos energia e atividade: Quando os cães têm frio, podem tornar-se menos ativos e reduzir a sua atividade diária. Isto pode levar a problemas como a obesidade e outros problemas de saúde. Para evitar esta situação, dê ao seu cão brinquedos ou jogos interativos e passe tempo de qualidade com ele.

Fatores que influenciam o modo como o tempo frio afeta os cães

O frio afeta os cães de forma diferente e existem vários fatores que determinam quais os cães mais suscetíveis. Alguns dos mais importantes são:

  1. Raça: A raça de um cão é um fator muito importante na tolerância ao frio. Algumas raças estão mais bem adaptadas ao frio devido ao pelo mais espesso e denso, à camada de gordura subcutânea mais espessa e a outras características específicas. Por outro lado, há outras raças de cães que são mais afetadas pelo frio. Se quiser saber quais são, leia os nossos artigos "Que raças suportam melhor o frio" e "Que raças de cães suportam pior o frio".
  2. Tamanho: Os cães de grande porte tendem a reter melhor o calor corporal do que os cães pequenos devido à sua relação área de superfície/volume. Os cães pequenos têm um rácio maior entre a área de superfície e a massa corporal, o que os torna mais propensos a perder calor.
  3. Idade: Para além do tamanho, a idade também desempenha um papel importante, e os cães mais velhos e os cachorros são mais vulneráveis ao frio. Isto deve-se ao facto de os cães mais jovens precisarem de desenvolver a capacidade de regular a sua temperatura corporal e de os cães mais velhos poderem ter um sistema de manutenção de calor menos eficiente.
  4. Saúde: Os cães com problemas de saúde como a artrose, doenças cardíacas ou pulmonares podem ser mais vulneráveis às temperaturas frias.
  5. Alimentação: Dependendo da dieta ou da alimentação do seu cão, esta pode ajudar ou prejudicar a sua energia e calor corporal, por isso certifique-se de que dá ao seu cão comida de qualidade.

Sinais de que o seu cão tem frio

A pergunta principal de que estava à espera: Como é que sei se o meu cão tem frio? Aqui estão algumas coisas que lhe podem dar algumas pistas:

  • Calafrios ou tremores. Os cães reagem ao frio da mesma forma que nós, pelo que os calafrios e os tremores são formas de o corpo reagir para se manter quente. Se notar que o seu cão está sempre a tremer, pode ser um sintoma de que tem frio.
  • Orelhas ou corpo frio. Outra forma de saber se o seu cão tem frio é através das orelhas ou do corpo. Se as orelhas estiverem frias, especialmente nas extremidades, significa que o seu cão pode estar com frio. Também pode tocar no corpo. Se não estiver quente, o seu cão está provavelmente com muito frio.
  • Agachar-se. Agachar-se numa bola, ou agachar-se com o rabo entre as pernas e tremer? Provavelmente está a fazer isto numa tentativa de se aquecer com o calor do corpo. Quando os cães têm frio, tendem a aproximar-se para procurar calor corporal.
  • Choramingr. Se o seu cão estiver desconfortável, ele pode tentar informá-lo através de choramingos, lamúrias ou latidos. Uma razão para isto pode ser o facto de ter frio, por isso dê-lhe mais atenção!

Como é que mantém o seu cão quente nos dias mais frios? 

Neste artigo, demos-lhe algumas dicas sobre como reconhecer se o seu cão tem frio, por isso, assim que o detetar, está na altura de fazer alguma coisa.

Se o seu cão apresentar algum dos sinais acima referidos, deve tomar precauções para o manter quente. Algumas delas são:

  • Se o seu cão tiver frio constantemente, pode vestir uma camisola para cães, tanto em casa como no exterior, para ajudar a manter a sua temperatura corporal. No nosso artigo 'O guia completo de roupa de inverno para cães' encontrará tudo o que precisa de saber sobre como manter o seu cão quente nas temperaturas mais frias.
loading
  • Outra forma de manter o seu cão quente é fornecer-lhe uma cama para cães quente e possivelmente um cobertor.
  • Quando sair à rua, proteja as suas patas com botas ou meias para evitar que congelem ou gretem.
loading
loading

Em suma: os cães têm frio e é muito importante saber detetá-lo para evitar doenças ou problemas mais graves como a hipotermia. Se em algum momento o seu cão mostrar sinais de ter frio, deve definitivamente ir ao veterinário e não se esqueça de lhe dar muito amor e mimos durante estas épocas mais frias!

Se quiser saber mais sobre como cuidar do seu cão no inverno, recomendamos a leitura destes artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt