Obesidade em cães: causas, consequências e como evitar

Nos países ocidentais, os índices de sobrepeso nos cães aumentaram de forma alarmante nas últimas décadas, inclusivamente mais do que nos seres humanos. Atualmente, a obesidade canina é uma das alterações nutricionais mais comuns nestes animais de companhia tão apreciados. Estima-se que entre os 17% e os 44% dos cães padecem de sobrepeso ou obesidade. Um assunto que concerne a veterinários e proprietários de igual forma.

Causas da obesidade nos cães 

Que muitas pessoas tratam os seus cães como membros da família não é algo surpreendente; tampouco surpreende o paralelismo que há entre a obesidade canina e a obesidade nas pessoas. Mas além do tema afetivo, esta desordem nutricional compartilhada tem como base que em ambas as espécies, humana e canina, estas compartilham hábitos de vida, de alimentação, e o mesmo ambiente.

É certo que a obesidade nos cães possui muitos fatores clínicos e genéticos em comum ou parecidos à obesidade nos seres humanos. Em outras palavras: se o seu cão tem uma predisposição orgânica ou patológica a aumentar de peso, as comidas abundantes ou os alimentos inapropriados e o sedentarismo apenas vão favorecer a exposição a essa característica no animal.   

Certas perturbações, como doença de Cushing, podem fazer com que o animal procure consumir uma quantidade maior de alimentos, pois sente fome constantemente. O hipotiroidismo nos cães, como nos humanos, diminui a velocidade do metabolismo do animal e, portanto, o seu consumo energético diminui. Isto traduz-se numa acumulação de gorduras no seu corpo que pode conduzir à obesidade nos cães. Tumores e outras problemáticas podem estar associadas também ao aumento excessivo de peso. 

Foi descoberto que existe também um vínculo entre a castração e o sobrepeso canino nas cadelas, pelo que uma vez que o animal tenha sido submetido a este tipo de intervenção cirúrgica, convém vigiar a sua dieta e exercícios. 

Como saber se um cão tem sobrepeso? 

Se suspeita que o seu cão tem sobrepeso, pode sempre consultar o seu veterinário de modo a realizar um diagnóstico baseado no seu índice de massa corporal (IMC), ou outros métodos, para medir a distância que o seu cão está do seu peso ideal.  De qualquer modo, há uma forma muito fácil de identificar o sobrepeso ou a obesidade nos cães por si mesmo, que é observar a cintura, abdómen e costelas do animal.  

Num cão sem sobrepeso, o contorno das costelas pode não ser visível, pelo que deve conseguir apalpar com facilidade, passando-lhes a mão.  Ao observar o animal de cima, a cintura deve estar bem definida e o corpo ter a forma de ampulheta, enquanto o abdómen não deve sobressair.  Num cão com sobrepeso a demarcação da cintura desaparece, o ventre é muito proeminente e fica muito difícil de apalpar o contorno das costelas do animal.

Como cuidar da sua alimentação? 

A obesidade nos cães é uma assassina lenta, insidiosa e silenciosa. Muitos donos podem reparar que os seus cães têm mais quilos do que deveriam ter, mas não fazem nada relativamente a isso até que estes tenham uma crise. É necessário perceber que não se pode deixar passar o tempo, uma vez que este tipo de problemas é o primeiro passo para iniciar uma boa nutrição em prol da saúde do seu leal amigo. 

O sobrepeso nos cães tem as suas consequências, e o mesmo acontece nos humanos. Os cães são suscetíveis de padecer das mesmas consequências negativas associadas à obesidade humana, pelo que cuidar da sua alimentação é fundamental. Mas antes de recorrer a alimentos para cães obesos, o ideal é prevenir. Se o animal não possuir uma condição patológica associada à obesidade, bastará que o alimente de forma adequada e que o exercite com regularidade. 

E quando falamos de alimentação adequada referimo-nos a duas coisas: qualidade e quantidade. Deve sempre dar ao seu cão alimentos saudáveis, especiais para o consumo animal. Por outras palavras, providencie a ração para cães na quantidade adequada ao seu animal de estimação. Nem mais nem menos. Guie-se pelas indicações que estão no pacote do produto, para que saiba como administrar, e preste atenção aos ingredientes e conteúdo nutricional.  

Um cão com sobrepeso põe em causa, não só a sua qualidade de vida, mas também a sua longevidade.  É sempre melhor e mais fácil prevenir a obesidade do que a tratar. O estilo de vida saudável, os hábitos alimentares responsáveis, os jogos e o exercício, irão manter o seu cão saudável e contente desde o início da sua vida, mas também o ajudarão a desfazer-se do excesso de peso, uma que este estiver instalado. 

loading

Na Kiwoko encontrará as melhores rações para o controlo do peso, com as quais conseguirá que o seu animal de estimação se mantenha no peso ideal. Lembre-se de complementar com o exercício!