Como dar banho a um cão no tempo frio?

Quer tenha tido um cão durante toda a sua vida ou seja um principiante, muitas pessoas perguntam-se se podem dar banho ao seu cão no inverno. Fique descansado, a resposta é sim.

Depois de dominar a técnica (pelo menos em teoria), tem de a pôr em prática.

Por esta razão, e mesmo que a temperatura desça, é importante que dê banho com água e sabão, se necessário.

Continue a ler para saber como o fazer!

5 Conselhos para dar banho ao seu cão no inverno ou em dias frios

Se lavar o seu cão ao ar livre, com mangueira por exemplo, durante os meses mais quentes, terá de mudar a sua rotina no inverno; pode ficar demasiado frio e o seu cão pode constipar-se.

Certifique-se de que utiliza produtos concebidos para cães. Isto porque a fórmula destes produtos não altera a sua pele ou pelo, e os aromas são adaptados aos seus gostos. Se utilizar produtos concebidos para humanos, pode danificar a sua pele e causar stress porque os perfumes utilizados nos cosméticos não são aceitáveis para eles.

loading

1. Ajuste a temperatura ambiente

Ajuste a temperatura ambiente. O primeiro passo é manter a casa quente antes, durante e depois do banho do cão, até que o animal esteja completamente seco. Se a sua casa não tiver aquecimento central, pode utilizar um aquecedor para manter a área do banho quente.

2. Prepare toalhas

Certifique-se de que leva toalhas para a casa de banho antes de dar banho ao seu cão. Deixe o seu cão sacudir o excesso de água depois do banho e, em seguida, use as toalhas para absorver a água restante do pelo e do corpo.

3. Água morna quando dá banho ao seu cão

Embora o seu cão possa gostar de se banhar em água fria no tempo quente, não é aconselhável lavá-lo em água fria no inverno! Isto protegerá o seu cão da hipotermia.

4. Não lhe dê banho à noite

Em geral, é melhor dar banho ao seu cão de manhã (especialmente se ele tiver um pelo espesso) para o secar antes do passeio noturno.

5. Limpeza a seco

Se o seu cão tiver muito frio ou se o seu tamanho não permitir que o coloque no duche ou na banheira, pode utilizar um champô seco que elimina o excesso de odores e absorve a gordura e a sujidade.

loading

6 Un toque de colonia

Como já dissemos, utilize colónia para cães para lhe dar um toque de perfume sem o incomodar.

loading

Se quiser saber mais sobre o banho e a higiene do seu cão, recomendamos-lhe o seguinte artigo: "Qual é o champô mais adequado para o meu cão?"

Por fim, se preferir uma ajuda profissional, pode contar com o nosso serviço de banhos e tosquias para animais de estimação.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt