Proteja o seu cão contra os parasitas externos no outono e no inverno

O verão acabou de chegar ao fim e é altura de dar as boas-vindas ao outono e ao tempo frio.

Poderá pensar que este é o fim das infestações de carraças, pulgas, mosquitos e vermes que ameaçam o seu animal de estimação durante as estações mais quentes, mas não é bem assim, pois durante o outono e o inverno, o seu cão também está exposto a parasitas.

Vejamos porque é importante continuar a proteger o seu animal de estimação dos parasitas externos durante o outono e o inverno!

Que tipos de parasitas externos existem no outono e no inverno?

Quando pensamos em parasitas externos em cães, associamo-los frequentemente a estações mais quentes, como a primavera ou o verão. No entanto, a ameaça dos parasitas não desaparece ao longo do ano, por isso, durante os meses mais frios, o seu cão continua a correr o risco de ser afetado por parasitas.

Então, que parasitas externos podem afetar o seu cão no outono e no inverno?

Carraças

Se alguma vez se perguntou se as carraças estão presentes no inverno, a resposta é sim.

As carraças podem sobreviver até -4 °C e são especialmente ativas em climas mais frios e húmidos, o que leva a um maior número de carraças no inverno e no outono em algumas regiões (especialmente em áreas de elevada pluviosidade e humidade). As carraças fixam-se na pele dos cães para se alimentarem e podem transmitir doenças graves, como a doença de Lyme, que podem afetar não só o seu cão, mas também a si e à sua família. É imperativo que utilize antiparasitários durante o inverno e que verifique regularmente se o seu cão tem carraças, especialmente após qualquer atividade no exterior.

Pulgas

Tal como as carraças, as pulgas também aparecem no outono e no inverno. É verdade que a sua população diminui nestas alturas, mas as pulgas toleram bem o frio e, tal como as carraças, podem suportar temperaturas abaixo de zero, e ainda mais se estiverem protegidas pela vegetação ou pela neve.

Durante o inverno, procuram abrigos mais quentes, como a relva, os arbustos ou o subsolo, pelo que estão à espera de saltar para cima do seu cão para se alojarem no seu pelo e resistirem melhor ao frio.

Ácaros da sarna

A sarna nos cães é uma infeção cutânea causada por ácaros e, caso esteja a pensar nisso, sim, durante o inverno e o outono estes parasitas microscópicos estão ativos e podem afetar o seu cão. Além disso, durante estas estações mais frias, os cães podem perder alguma imunidade, pelo que estão mais expostos aos ácaros.

É importante lembrar que a sarna é uma infeção altamente contagiosa e que a deteção precoce é vital.

Piolhos

Tal como os parasitas anteriores, os piolhos também existem no inverno e no outono, pelo que estão presentes durante todo o ano.

Os piolhos alimentam-se do sangue dos cães, pelo que podem causar alguns sintomas, como comichão e desconforto. Deve vigiar o pelo do seu cão e consultar um veterinário se detetar sintomas de infestação por piolhos.

''Mosquitos'' flebótomos

Neste caso, durante o inverno e o outono, os flebótomos são os únicos parasitas externos que não estão ativos. Durante as estações mais frias, os mosquitos flebótomos transmissores da Leishmaniose podem sobreviver como crias em condições óptimas e, quando chega o inverno ou a primavera, as crias transformam-se em adultos e voltam a estar ativas. No entanto, devemos ter em conta que, devido ao aumento gradual das temperaturas nos últimos anos em todo o nosso país, os flebótomos estão a ficar ativos durante cada vez mais tempo, pelo que é muito importante mantermos os nossos amigos peludos protegidos durante todo o ano.

O facto de os flebótomos não estarem ativos não significa que o seu cão não possa contrair Leishmaniose, uma vez que existem outras vias de transmissão.

A importância da utilização de antiparasitários no outono e no inverno

Como já referimos, o frio não é sinónimo de relaxamento contra os parasitas porque:

  • Quase todos os parasitas permanecem vivos durante o outono e o inverno, especialmente nas zonas mais quentes.
  • O aquecimento e a humidade podem fazer com que os parasitas continuem a desenvolver-se e a ganhar vida própria dentro de casa.
  • Além disso, o inverno é uma das épocas mais problemáticas para contrair leishmaniose, precisamente porque os donos relaxam e não protegem os seus animais de estimação.

Por conseguinte, a utilização de antiparasitários no inverno continua a ser essencial para a proteção do seu cão. Lembre-se que existem várias opções antiparasitárias disponíveis, tais como:

  • Coleiras antiparasitárias: Trata-se de um dos antiparasitários tradicionais mais famosos, pois oferece uma proteção contínua durante vários meses, não só contra as carraças e as pulgas, mas também contra outros tipos de parasitas.
loading
  • Pipetas antiparasitárias: Este tipo de antiparasitário é aplicado diretamente na pele e é muito eficaz para proteger o seu cão de um grande número de parasitas externos.
loading
  • Repelentes ou sprays: É importante saber que os repelentes são um complemento dos antiparasitários tradicionais, não podendo nunca ser utilizados isoladamente, mas sim em conjunto com um antiparasitário para proporcionar ao seu cão uma proteção completa.
loading

Em suma, os parasitas externos são muito mais frequentes durante as estações mais quentes, mas podem ser encontrados em qualquer altura do ano, incluindo no outono e no inverno, pelo que é essencial proteger o seu cão durante todo o ano.

Para mais informações sobre antiparasitários, pode ler os seguintes artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: