Guia completo para cuidar do seu animal de estimação no inverno

O inverno e o frio vieram para ficar. E apesar de algumas zonas do país terem invernos amenos, as mudanças repentinas no tempo deixam frequentemente os nossos animais de estimação a tremer de frio.

Quando a temperatura desce, os animais não podem tirar um cobertor ou uma camisola do armário para se manterem quentes como você.

É por isso que neste artigo lhe damos um guia completo sobre como cuidar do seu animal de estimação no inverno. Esteja atento!

Cuidados com cães no inverno

Os cães, tal como nós, são muito sensíveis às descidas de temperatura no inverno.

Por isso, é importante dar-lhes cuidados especiais quando está frio, para que a sua saúde não seja afetada quando o termómetro desce.

Alimentação

Durante o inverno, pode ser necessário ajustar várias vezes a alimentação dos cães.

Em geral, os cães precisam de mais calorias para manter a sua temperatura corporal no tempo frio. Isto pode variar consoante a atividade, o tamanho e a raça do seu cão, mas é importante que inclua ração de qualidade na dieta do seu cão para lhe dar todos os nutrientes de que necessita. Além disso, os ácidos gordos ómega 3 podem ser muito benéficos para a pele e o pelo do seu cão no tempo frio.

loading

Habitat

Quer o seu cão durma ao ar livre ou dentro de casa, deve proporcionar-lhe um local quente e confortável para dormir, protegido do frio, do vento e da chuva.

Se o seu animal de estimação dorme no jardim, deve ter uma casota isolada com um piso elevado para o manter quente.

No artigo "Escolha e proteja a casota do seu cão no inverno" dizemos-lhe como o fazer.

No entanto, se dormir dentro de casa, deve ter uma cama para cães quente e macia e um cobertor para o caso de ter frio.

loading

Acessórios

Para cuidar do seu animal de estimação no inverno, não deve esquecer-se de lhe fornecer os acessórios necessários.

Quando se trata de cães, deve ter vários artigos essenciais em sua casa. Entre eles, os casacos, camisolas e impermeáveis para cães são muito importantes, especialmente quando passeia. Por outro lado, pode usar botas ou meias se viver num local particularmente frio para evitar que as suas patas e pés sofram.

loading

Pode encontrar mais informações no nosso artigo "Guia completo de roupa de inverno para cães"

Por fim, é importante que dê uma vista de olhos ao nosso post "Os cães têm frio? Causas, sintomas e conselhos" para saber como as constipações afetam os cães, e todos os cuidados necessários para proteger o seu melhor amigo.

Cuidados com gatos no inverno

Os gatos também são suscetíveis ao frio, por isso tenha mais cuidado com eles no inverno para proteger o seu pequeno amigo felino.

Alimentação

Deve certificar-se de que mantém uma dieta equilibrada e adequada para o seu gato durante os meses mais frios do ano. Para isso, é muito útil dar ao seu gato uma quantidade ligeiramente maior de ração para gatos ou de comida húmida para o ajudar a manter uma temperatura corporal ótima e uma boa hidratação.

loading

Habitat

Se o seu gato gosta de passear no jardim ou no pátio, certifique-se de que tem zonas protegidas do vento e da chuva.

No interior, deve ter uma cama para gato quente e confortável para que possa descansar em paz sem congelar. Se o seu gato tiver muito frio, pode ainda colocar-lhe um cobertor para o manter mais quente. No artigo seguinte, dizemos-lhe como escolher a melhor cama para o seu gato.

loading

Acessórios

Como os gatos são muitas vezes mais caseiros do que os cães, pode comprar uma camisola para os períodos mais frios do inverno. Se o seu gato gosta de passear no jardim, certifique-se de que as suas patas estão secas quando entra em casa para não se constipar.

Por outro lado, para o manter quente, pode dar-lhe brinquedos para gatos para aumentar a sua atividade física e, consequentemente, a sua temperatura corporal.

Também pode dar uma vista de olhos no nosso post Os melhores brinquedos para gatos bebés para passar tempo de qualidade com o seu pequeno amigo.

Por fim, não se esqueça de ler os nossos artigos "Conselhos para proteger o seu gato do frio" e "Qual é a temperatura ambiente ideal para os gatos?" para saber tudo sobre os cuidados a ter com os gatos no inverno.

Cuidados com pequenos animais no inverno

Sim, os pequenos animais, como os hamsters e os coelhos, também sofrem com o frio, pelo que é importante ter um cuidado especial com eles no inverno.

Alimentação

Durante o inverno, deve ajustar a dieta conforme necessário. Certifique-se de que dá ao seu animal de estimação muito feno e uma variedade de alimentos frescos e amigos dos roedores e coelhos, como fruta, legumes e sementes.

loading

Pode ler o nosso artigo "O que devo dar de comer ao meu roedor?"

Habitat

Certifique-se de que a gaiola ou o espaço do pequeno animal está protegido de correntes de ar e de mudanças drásticas de temperatura. Para maior conforto e calor, forneça ao seu roedor ou coelho um abrigo, como uma cama coberta ou muito leito.

Além disso, pode colocar cobertores de aquecimento ou garrafas de água quente cobertas com um pano para manter o habitat mais quente.

Acessórios

Deve encorajar o seu animal de estimação a movimentar-se para manter a sua temperatura corporal. Pode fazê-lo dando-lhe brinquedos para roedores e recompensando-o com a sua guloseima preferida.

loading

Como cuidar dos pássaros no inverno

Tal como os outros animais, as aves também sentem e passam frio, pelo que é necessário ter cuidados especiais no inverno para proteger a sua saúde durante as épocas mais frias.

Alimentação

As aves precisam de mais energia no inverno para manter a sua temperatura corporal, por isso considere aumentar ligeiramente a sua ingestão de alimentos e alimentá-las com comida para pássaros de qualidade.

loading

Habitat

Certifique-se de que a gaiola do seu pássaro se encontra num local protegido do frio e das correntes de ar. Deve também evitar colocar a gaiola perto de janelas frias ou expô-la a mudanças drásticas de temperatura.

Deve também certificar-se de que a água do pássaro é mantida quente e não congela, e deve limpar a gaiola regularmente para evitar doenças.

Acessórios

Deve oferecer aos pássaros locais de repouso que lhes proporcionem calor, como poleiros quentes ou ninhos de pássaros.

loading

Por outro lado, a utilização de brinquedos para pássaros também pode proporcionar ao pequeno animal entretenimento e atividade, o que contribui para o bem-estar e aumenta a temperatura corporal.

Cuidados com répteis no inverno

Outro dos animais de estimação a que deve dar especial atenção no inverno são os répteis.

Alimentação

Deve adaptar a alimentação do seu réptil durante o inverno. Algumas espécies podem reduzir a sua atividade e necessitar de menos alimentos, como é o caso das tartarugas que hibernam. No entanto, deve assegurar uma alimentação equilibrada e completa.

Habitat

É muito importante que a temperatura no terrário do seu réptil seja a correta. No inverno, é crucial manter uma fonte de calor constante e garantir que não há mudanças súbitas que possam afetar o bem-estar do seu animal de estimação. Para o efeito, pode utilizar aquecedores para terrário.

loading

No entanto, se tiver uma tartaruga, certifique-se de que a água do aquário está a uma temperatura ótima e não congela em nenhum momento.

Acessórios

Neste caso, o acessório mais importante para cuidar de um réptil no inverno é uma boa iluminação para o terrário, para que receba luz suficiente durante o dia e tenha horários regulares de luz e escuridão. Por outro lado, deve certificar-se de que o terrário tem um nível de humidade ideal e, se não for esse o caso, pode utilizar fontes de humidade.

loading

Se tiver uma tartaruga, pode incluir acessórios no habitat para que ela se possa abrigar e descansar em paz.

Cuidados com os peixes no inverno

Os peixes não podem faltar neste guia completo sobre os cuidados a ter com os animais de estimação no inverno, uma vez que estes pequenos animais precisam de muita atenção durante a época mais fria do ano.

Alimentação

No inverno, os peixes podem reduzir a sua atividade e, consequentemente, a sua ingestão de alimentos. Certifique-se de que ajusta a quantidade de comida e evita a sobrealimentação para não pôr em risco a sua saúde.

Habitat

Para cuidar dos seus peixes no inverno, é importante cuidar do seu habitat. Deve vigiar de perto a temperatura da água do aquário, pois as mudanças bruscas de temperatura podem stressar os peixes. Deve também evitar colocar o aquário numa área com correntes de ar ou mudanças bruscas de temperatura, uma vez que o frio extremo do inverno pode afetar a temperatura da água.

Por outro lado, deve certificar-se de que os filtros do aquário estão a funcionar corretamente e manter um ambiente limpo para os peixes.

loading

Acessórios

Os acessórios mais importantes a ter em conta ao cuidar dos seus peixes são os filtros e aquecedores para manter a temperatura da água no aquário óptima para a saúde dos peixes.

loading

Por fim, recomendamos-lhe que consulte o nosso artigos "Como cuidar do seu aquário no inverno" e "Como manter um tanque no inverno".

Em suma, cuidar dos nossos animais de estimação no inverno é essencial para manter a saúde e o bem-estar dos nossos pequenos companheiros, pelo que deve prestar atenção ao seu comportamento e a tudo o que os rodeia para garantir que o frio não os afeta demasiado.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: