Como mudar o meu aquário de água doce para água salgada

Muitas pessoas com aquários de água doce já pensaram em transformá-lo num aquário de água salgada quando se informaram ouviram que é uma mudança difícil de fazer, e que seria necessário adquirir praticamente todo o equipamento de novo, o que implica custos elevados. Afortunadamente, na maior parte dos casos não é isso que se verifica. Se tiver um sistema de água doce a funcionar, seguramente já tem a maior parte do equipamento necessário para o transformar num fantástico aquário de água salgada.

Material necessário para a passagem de um aquário de água doce a água salgada

  Vamos começar por falar nas peças de que precisa para implementar o seu novo sistema de água salgada:  

  • Sal marinho sintético de qualidade
  • Hidrómetro para medir os níveis de salinidade
  • Areia coralina ou areia de aragonite
  • Teste de pH, KH, NH3/NH4, NO2, NO3, PO4, CA e MG
  • Rocha viva
  • Skimmer
  • Bombas de circulação
  • Iluminação para aquários de água salgada

loading

Mudanças necessárias para transformar um aquário de água doce num sistema marinho

  É possível montar qualquer aquário de água doce numa tarde com mais ou menos esforço e não lhe dará muitas dores de cabeça. Um aquário de água salgada não precisa nem de muitos mais requisitos, nem de muita técnica adicional.  

O aquário

  Sem dúvida que será uma tarefa muito mais fácil para todos aqueles que já têm um aquário de água doce com o equipamento completo. Os sistemas mais modestos implicarão um pouco mais de esforço. Não obstante, fatores como o tamanho são importantes. Quanto maior for o aquário melhor, já que com um aquário pequeno quando surgir um problema a situação pode piorar demasiado rápido devido à pouca margem de erro disponível.   Algo que muitos aquaristas de água doce não entendem ao princípio é que não se pode incluir o mesmo número de peixes num aquário de água doce que num aquário de água salgada. A regra para medir os peixes que cabem num aquário de água doce muda na altura de calcular os peixes que cabem num aquário de água salgada.   A “regra” para a água salgada é de 10 cm de peixe pequeno ou médio por cada 40 litros de viveiro de água salgada, ou 5 cm de peixe grande por 40 litros. De qualquer modo, esta fórmula é aproximada. Se tiver dúvidas, dirija-se à sua loja Kiwoko onde os nossos especialistas calcularão os peixes que pode introduzir segundo a espécie e a capacidade do seu aquário.

loading

O sal

  Os três primeiros aspetos que terá de mudar são: adicionar o sal, o hidrómetro e o substrato. O uso tanto de sal sintético como do hidrómetro é bastante fácil seguindo as seguintes regras:  

  • Não misture sal marinho no aquário com os peixes no seu interior, já que pode ser fatal para os mesmos, enquanto o sal se estiver a dissolver.
  • Misture, oxigene e aqueça a água do mar recém-preparada num recipiente à parte pelo menos 12 horas antes de a utilizar.
  • Verifique, ajuste e faça provas na sua nova água do mar para regular a temperatura, a salinidade e o pH, conforme o aquário no qual se vá adicionar esta água.

Antes de medir a nova água do mar, certifique-se de que o sal sintético já se dissolveu totalmente. Depois de adicionar o sal, deixe que oxigene e se misture durante umas horas antes de lhe fazer testes e ajustes. Para esta tarefa, uma bomba para a água salgada ou pedra difusora grande poderão ser uma grande mais-valia. O mais recomendável segundo a nossa experiência é deixar a misturar durante 12 horas. O pH deve encontrar-se entre 8,2-8,6, a temperatura em torno dos 26ºC e a densidade entre 1.020-1.026.  

Substrato

  O passo seguinte será trocar o substrato, pois no seu aquário de água doce usava gravilha. Para o seu aquário de água salgada deverá utilizar areia ou areia coralina como substrato. Se for principiante, este tipo de areia irá ajudá-lo a neutralizar o pH e a alcalinidade do novo sistema.   Os aquários têm uma tendência natural para a diminuição do pH. Com as correspondentes trocas de água, a população e alimentação adequadas e fazendo de vez em quando testes à água, reparará que as espécies marinhas não são mais exigentes do que as de água doce. Continuemos para o tema dos filtros.

Filtros

  Se há algo que requer mais cuidados por parte dos aquários de água marinha é a filtração. Os sistemas marinhos necessitam de uma qualidade superior da água. Não se preocupe! Por sorte não é muito difícil, basta adicionar outro filtro para duplicar a filtração e recorrer aos filtros naturais como o substrato de areia ou de rocha viva.   Mas atenção! Os filtros de placa não são os ideais para estes sistemas, os mais adequados são os filtros grandes tipo cesto ou os filtros de cascata. Com este passo dado, ficará mais próximo da transição. Além disso, para eliminar as proteínas e manter o nível apropriado de nitratos, a nossa recomendação é recorrer a um Skimmer ou espumador. 

loading

Bombas

  A maioria dos aquários de água doce não utiliza cabeças elétricas para criar ondulação ou efeito de ondas, mas praticamente todas as bombas de movimento interno podem ser usadas tanto em água doce como salgada.

loading

Iluminação

  As luzes que se utilizam num tanque de água doce são quase sempre lâmpadas fluorescentes standard, o que também funcionará bem no seu novo viveiro de mar, mas poderá adicionar uma lâmpada azul actínica aos tubos standard para realçar as cores dos peixes e o aspeto geral do aquário. 

Aquecedor

  O mais normal é não ter de trocar o aquecedor que já usava no aquário de água doce, só terá de se certificar de que o equipamento que usa está classificado como sendo seguro para água salgada.

loading

 

Decoração

  À exceção das rochas ou pedras grandes, a maioria das decorações dos aquários de água doce são inúteis nos de água salgada, e alguns elementos como as plantas de plástico podem chegar mesmo a ser perigosas para a vida marinha. Isto deve-se ao facto de que a maior parte dos peixes marinhos serem “pastadores”, têm uma certa tendência para mordiscar tudo e poderiam engolir fragmentos de plástico nada digestivos para um peixe. O que se utiliza habitualmente para decorar este tipo de aquários são as rochas decorativas e os corais sintéticos, se não estiver nos seus planos adicionar rocha viva ou manter um sistema de recifes de coral.

loading

Regra geral, a transformação de um aquário de água doce num aquário de água salgada não é tão complicada quanto a pintam. Com os elementos adicionais que lhe contámos ao início e o equipamento adequado, já estará bem lançado para o fazer.

Não deixe de se dirigir à sua loja Kiwoko mais próxima onde encontrará tudo aquilo que precisa para a transição ou faça a sua encomenda em kiwoko.pt. Além disso, a nossa equipa de especialistas no setor poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Desejamos-lhe uma mudança feliz!


Etiquetas: