O que devo dar de comer ao meu roedor?

Queres saber se estás a dar ao teu roedor todos os nutrientes de que ele necessita? Muitos roedores têm uma dieta flexível e a capacidade de se adaptarem a qualquer menu, como por exemplo, os ratos. Outros, como os esquilos, têm requisitos dietéticos mais exigentes e específicos. Vamos ver mais de perto como as dietas específicas para cada roedor diferem.

A alimentação dos roedores

De todas as espécies de roedores do mundo, existem apenas algumas que se podem manter como animais de estimação. Estes tendem a ser hamsters, ou porquinhos-da-índia, embora também seja provável que tenhas optado por um rato, esquilo ou chinchila. Na Kiwoko gostamos de todos eles e não conseguimos escolher! Todas estas espécies têm uma coisa em comum que utilizaremos como base para elaborar a sua dieta ideal:

Todos os roedores e lagomorfos (coelhos) têm incisivos afiados para roer e defender e não param de crescer ao longo das suas vidas. Daí a importância de os alimentar para os desgastar em conformidade.

A alimentação dos hamsters

Se o teu amigo é um hamster, já te dissemos que embora sejam omnívoros, a sua alimentação é baseada numa dieta vegetariana. Por isso, não lhes podem faltar nutrientes ricos em:

  • Vitaminas
  • Minerais
  • Fibra

E certificando-se sempre de que são baixos em gordura.

loading

O seu menu diário pode ser baseado em ração específica para hamsters, sem esquecer de lhes oferecer suplementos vegetais.

A alimentação dos porquinhos-da-índia

Ao contrário dos hamsters, os porquinhos-da-índia são herbívoros, mas isso não significa que não precisem de mais nada para além da sua ração! Um dos básicos que não pode faltar a este roedor é o feno. O feno tem um efeito duplo sobre a digestão e o desgaste dos dentes. Se quiseres ter a certeza de que não têm carência de vitamina C, podes oferecer-lhes pimentos ou brócolos todos os dias.

loading

Alimentação de coelhos

Há algo de especial nos lagomorfos (coelhos) e é que eles comem muito pouco e com muita frequência, por isso nunca lhes deve faltar comida e água. Para além da sua ração completa com ingredientes que imitam os alimentos que encontrariam no seu habitat natural, gostam de complementar a sua dieta com aveia, milho e trigo.

loading

Os curiosos menus de outros roedores

Não queremos esquecer outros pequenos animais de estimação. Damos uma vista de olhos aos pratos favoritos que outros tipos de roedores encomendariam num restaurante:

Dieta baseada em plantas

Os ratos e ratazanas consomem muitas plantas. Comem erva, grãos, sementes e pequenos galhos. Os porcos-espinhos e os esquilos comem as pinhas de abeto jovens.

Dieta à base de nozes

A grande maioria dos roedores adora nozes. Os esquilos são os principais consumidores de nozes. Os ratos, as ratazanas e os porcos-espinhos são também grandes viciados em nozes.

Dietas para carnívoros

Alguns roedores comem carne. Os ratos são especialmente propensos a comer carne e peixe. Os ratos são capazes de digerir carne podre e de consumir restos de resíduos humanos - não deixam escapar nenhuma oportunidade!

Dietas com fruta e bagas

Em ambientes selvagens e naturais, os roedores comem frutas e bagas, que são os alimentos que normalmente encontram nos seus habitats.

Na tua loja Kiwoko encontras todo o tipo de produtos específicos para o teu roedor e para o teu coelho, vem visitar-nos, queremos conhecer-te!
loading