NÃO ao abandono dos animais! 

O abandono dos animais é um tipo de maus tratos que constitui uma infração penal. Os animais que acabam na rua acabam muitas vezes desnutridos ou atropelados. Infelizmente, Espanha está no topo da lista para o abandono de animais, especialmente cães, com o número a aumentar após a pandemia; mais de 250.000 animais foram abandonados em 2020. Atualmente, mais de 700 animais são abandonados todos os dias e acabam nas ruas ou em canis.

Na Kiwoko condenamos veemente e categoricamente estas práticas e estamos empenhados na sua adoção. Hoje, para comemorar o Dia Internacional dos Animais Sem Abrigo, falamos-te das causas do abandono dos animais e de como evitar que isso aconteça.

Dia Internacional dos Animais Sem Abrigo

O Dia Internacional dos Animais Sem Abrigo é comemorado no terceiro sábado de agosto. Foi celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos a 15 de agosto. A Sociedade Internacional para os Direitos dos Animais tem vindo a promover este evento em mais de cinquenta países diferentes desde 1992. Esta organização procura tornar visível o problema do abandono dos animais, explorando propostas de sensibilização. Este trabalho permitiu-lhes resgatar milhões de animais abandonados. 

Causas do abandono dos animais

O abandono dos animais é uma questão muito séria da qual devemos estar sempre conscientes e saber que estamos sempre a lidar com um ser vivo que precisa de cuidados e atenção. Aqui estão algumas das causas do abandono dos animais:

  • Ninhadas indesejadas: Em 2021 esta foi a principal causa do abandono dos animais de estimação. Há uma falta de controlo do lixo. As cadelas, por exemplo, podem dar à luz de dois a oito cães e geralmente, à medida que os cachorros crescem, os donos livram-se deles.
  • Fim da época de caça: Algumas raças, como os galgos, são abandonadas pelos caçadores quando estes cães já não correspondem às suas expectativas.
  • Problemas de comportamento do animal: Situações como o cão urinar em casa, não obedecer ou ladrar incessantemente são frequentemente a desculpa utilizada pelos donos para o abandono. Um animal que não seja bem-educado ou que não tenha as suas necessidades básicas satisfeitas ficará ansioso e mostrá-lo-á através de um comportamento desagradável. 
  • Perda de interesse no animal: O animal já não se enquadra nos planos de vida. Por exemplo, os proprietários vão de férias para um lugar onde os cães não são permitidos e não têm onde deixar o seu animal de estimação.

Consequências do abandono dos animais

A falta de consciência social é muitas vezes uma consequência chave do abandono dos animais, especialmente em termos de bem-estar animal. Um animal requer atenção e cuidado, o que na maioria dos casos envolve custos que têm de ser suportados. É preciso estar preparado para assumir futuros incertos e assegurar que o animal nunca seja considerado um incómodo.

Como pode ser evitado o abandono dos animais?

Existem várias opções para evitar o abandono dos animais. Aqui estão os mais relevantes: 

  • Sensibilizar o público para a responsabilidade que advém de possuir um animal: Como mencionado acima, terás de correr riscos, como o teu animal de estimação ter um acidente ou sofrer de uma doença crónica, e deves assegurar-te de que o teu animal de estimação nunca é negligenciado de forma alguma.
  • Colocar chip nos nossos animais: O microchip é uma prática obrigatória que ajuda a localizar os proprietários em caso de perda. Além disso, se tal não for feito, poderá resultar numa sanção para o proprietário.
  • Educar os animais: Ensinar-lhes o bom comportamento e hábitos para melhorar a sua coexistência com outros animais e pessoas. 
  • Encorajar a adoção: A maioria das adoções são bem-sucedidas, em parte porque as pessoas que as adotam estão sensibilizadas para a questão.
  • Reforçar as leis: É necessária melhor legislação para se conseguir um maior empenho e aplicação. Isto permitirá que situações de negligência animal sejam melhor processadas e punidas.
Está também nas tuas mãos parar o abandono dos animais. Visita as nossas lojas físicas para que um dos nossos funcionários possa aconselhar-te sobre adoção ou visita kiwokoadopta.org para encontrares o teu novo companheiro de vida. Colaborar individual ou coletivamente é uma forma de sensibilização e de denúncia.