Perguntas frequentes sobre antiparasitários de cães e gatos

Neste artigo vamos responder às perguntas mais frequentes sobre antiparasitários. Assim, se tiver alguma pergunta sem resposta sobre antiparasitários para o seu cão ou gato, pode encontrar a resposta neste artigo.

Agora vamos ver as respostas por grupos de perguntas mais frequentes

Sobre os tempos e a durabilidade dos antiparasitários

Quanto tempo é que um antiparasitário demora a matar pulgas ou carraças no meu cão?

Normalmente, o tempo necessário para que uma pipeta faça efeito é de 48 horas. Por conseguinte, o animal não deve tomar banho 48/72 horas antes da aplicação ou durante as 48 horas seguintes, para garantir que o produto é corretamente absorvido pela pele. No caso das coleiras antiparasitárias, estas são eficazes 24/48 horas após a aplicação. As coleiras são resistentes à água e não há qualquer problema em dar banho ao animal antes ou depois.

Nos casos em que o seu cão ou gato já está infetado, é aconselhável levá-lo ao veterinário para um exame. Pode também dar-lhe um banho com um champô antiparasitário e cortar-lhe o pelo se for demasiado comprido ou lanoso.

Quando é que um agente antiparasitário se torna eficaz?

Um antiparasitário começa a ser eficaz 24/48 horas após a aplicação. No caso das pipetas antiparasitantes, estas são eficazes dois dias completos após a aplicação. Durante estas 48 horas, é importante não dar banho ao animal para não reduzir a eficácia do produto. As coleiras antiparasitárias têm efeito 24/48 horas após a aplicação.

Qual é a duração exata das pipetas e coleiras nos diferentes parasitas? Pulgas, carraças, larvas, etc.

Para que o produto antiparasitário tenha um efeito real sobre os diferentes parasitas que existem, como carraças, pulgas ou larvas, deve ser seguido o padrão de aplicação de cada produto, pois existem muitos antiparasitários externos que atuam contra vários parasitas ao mesmo tempo e nem todos têm a mesma duração. Em geral, as coleiras conferem proteção entre 8 e 12 meses e as pipetas devem ser aplicadas de 4 em 4 semanas, mas deve sempre consultar as recomendações de aplicação de cada produto.

Toxicidade, alergias e riscos dos antiparasitários

Os antiparasitários são seguros para as crianças ou podem ser tóxicos?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os antiparasitários é se são tóxicos para as crianças. A resposta é clara: as crianças não devem estar em contacto direto com o animal durante a aplicação da pipeta, para evitar qualquer tipo de intoxicação com o agente antiparasitário utilizado. Não deixe a criança acariciar o animal até que o produto tenha sido completamente absorvido e evite que acaricie a zona onde a pipeta foi aplicada durante as 24/48 horas seguintes. 

Existe algum problema se o meu animal de estimação lamber a zona onde apliquei a pipeta e se outro animal de estimação morder a coleira por brincadeira?

Se o animal lamber a zona onde o antiparasitário foi aplicado, pode ficar intoxicado. Por isso, é muito importante seguir as instruções de aplicação do produto. E se suspeitarmos que o animal foi envenenado, devemos ir imediatamente ao veterinário.

Tenho um cão e um gato. O antiparasitário do meu cão pode causar alergias ao meu gato se este brincar com ele ou se esfregar nele?

As pipetas antiparasitárias para cães podem conter substâncias altamente tóxicas para os gatos, como as permetrinas. Por conseguinte, é importante garantir que não são esfregadas ou lambidas nas 48 horas seguintes à aplicação da pipeta no cão, até que os ingredientes ativos, que podem ser tóxicos para os gatos, tenham sido absorvidos. Nas coleiras, estas reações não são descritas.

O meu cão tem problemas de pele, pode reagir ao antiparasitário?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os antiparasitários é se podem ser utilizados em cães com problemas de pele. Tendo em conta a importância destes produtos, nestes casos o melhor a fazer é consultar o seu veterinário para que ele possa recomendar alternativas para o seu animal de estimação.

Cometi um erro e apliquei a pipeta do cão no meu gato, há algum perigo?

Uma vez que muitas das substâncias presentes nas pipetas para cães podem ser muito tóxicas para os gatos, nestes casos é essencial evitar lamber, lavar a zona e levar o animal ao veterinário para verificar se houve algum efeito negativo no animal. 

Posso tocar no meu cão ou gato depois de aplicar uma pipeta?

Para que os humanos não sofram qualquer tipo de intoxicação, é necessário que lavem as mãos imediatamente após a aplicação da pipeta. Para além disso, é essencial tentar não tocar no animal na área onde o produto foi aplicado durante as 24/48 horas seguintes para evitar quaisquer consequências negativas

Eficácia dos antiparasitários contra os parasitas

Todos os antiparasitários são eficazes contra o verme do coração?

Entre as perguntas mais frequentes sobre os antiparasitários para cães e gatos está a sua eficácia contra o verme do coração. Nestes casos, é necessário que o tratamento seja oral, tópico ou injetável, respeitando os tempos correspondentes. Os dois primeiros devem ser aplicados mensalmente, e o injetável a cada seis meses.

Todas as coleiras e pipetas cobrem a Leishmania?

Não, nem todas as coleiras e pipetas cobrem a Leishmania. Por isso, antes de comprar um ou outro produto, é essencial informar-se sobre a sua eficácia. Os especialistas recomendam geralmente que estes produtos sejam tão eficazes quanto possível. 

O meu cão tem Leishmaniose, tenho de o proteger novamente contra esta doença ou está coberto depois de a doença ter passado?

A Leishmaniose é uma doença incurável. Esta doença é uma doença parasitária de declaração obrigatória, uma vez que é uma zoonose, ou seja, pode afetar as pessoas. 

Idade e peso adequados para aplicar o antiparasitário

A partir de que idade posso aplicar um antiparasitário ao meu animal de estimação?

A partir dos 45 dias de idade, o seu veterinário iniciará o plano de vacinação do cachorro e dir-lhe-á como aplicar um antiparasitário corretamente no cachorro, tanto interna como externamente. Deve ter-se especial cuidado com os antiparasitários externos, uma vez que, consoante a sua composição, podem ser aplicados a partir de uma certa idade.

Tenho um cão pequeno, existe um peso mínimo exigido para a utilização de um antiparasitário?

Não, mas é preciso ter em conta que nem todos os produtos são adequados para cães pequenos, como os que pesam menos de dois quilos. Por isso, o veterinário aconselhará quais as marcas mais adequadas para cada tamanho e peso. 

Se o meu cão pesar 20,5 kg ou 21 kg, que pipeta devo utilizar, a compatível até 20 kg ou a do intervalo de peso seguinte?

Normalmente, as pipetas para cães com 20 kg cobrem mais do que o peso recomendado pelo fabricante. No entanto, pode acontecer que algumas marcas não atinjam a eficácia desejada. Por isso, em caso de dúvida, é importante contactar um especialista na matéria. 

Se tiver dois cães de pesos diferentes, posso utilizar as mesmas pipetas para o cão pequeno e para o cão grande e vice-versa?

Não, compre sempre uma pipeta de acordo com o peso do animal. Se utilizar uma dose mais elevada do que a correspondente, é possível que o animal fique intoxicado. No caso oposto, o produto geralmente não funciona tão eficazmente como deveria. 

Antiparasitários e água

É possível tomar banho após a aplicação imediata da pipeta ou após a aplicação da coleira antiparasitária?

Não, para que a pipeta funcione corretamente, o animal não deve tomar banho 48/72 horas antes e 48 horas depois da aplicação, para garantir que o produto é corretamente absorvido pela pele. 

As coleiras antiparasitárias são impermeáveis, pelo que não há qualquer problema em dar-lhes banho depois de as ter colocado.

Perde a sua eficácia se o meu cão entrar no mar ou na piscina durante o período de validade do produto?

Só se o cão o fizer durante as primeiras 48 horas após a aplicação da pipeta antiparasitária. Depois disso, o cão poderá nadar livremente na piscina ou no mar, se lhe apetecer. 

Outras perguntas frequentes

Posso utilizar a coleira e a pipeta ao mesmo tempo?

Isto dependerá da prevalência de parasitas na sua zona e da época do ano. É possível combinar os dois produtos para oferecer uma proteção mais completa, mas o ideal é consultar o seu veterinário para confirmar qual é a melhor opção. 

A minha cadela está grávida, posso aplicar antiparasitários externos?

Não só pode ser feito, como também é importante garantir que, no caso de ela ser infetada por um parasita, essa infeção não seja transmitida aos embriões.

Que medicamentos não são tolerados pelos Border Collies?

Há uma variedade de medicamentos que podem causar reações adversas nos border collies, mesmo os medicamentos mais comuns. Ivermecticina, moxidectina, selamectina, milbemicina e moxidectina, entre outros, são compostos que podem causar sérios danos a essa raça. Por isso, o veterinário procurará a melhor alternativa em cada tratamento e caso específico.

Vale a pena saber que um teste genético pode detetar se o animal tem a mutação do gene MDR1, que causa intolerância a certos medicamentos.

Qual é a diferença entre as marcas convencionais e os produtos designados como naturais, cobrem e protegem da mesma forma?

Uma coleira antiparasitária é um medicamento que não necessita de receita veterinária. Não deixa de ser um medicamento e, por isso, contém ingredientes ativos cientificamente comprovados como eficazes para repelir e eliminar pulgas e carraças, bem como para reduzir o risco de leishmaniose canina.

As coleiras naturais, à base de citronela, por exemplo, não são medicamentos. Por isso, a sua eficácia é muito mais limitada. Podem, em alguns casos, ajudar a manter os mosquitos, as pulgas e as carraças afastados dos nossos animais de estimação, ou em menor grau.

Em qualquer caso, se o que queremos é manter os nossos animais de estimação protegidos da melhor forma e afastados destes parasitas e das doenças que podem transmitir, uma coleira antiparasitária que seja um medicamento como, por exemplo, Seresto, garante-nos uma maior probabilidade de sucesso.

Mas gostaríamos de lembrar que no nosso blog, temos artigos que fornecem informações detalhadas que certamente lhe serão úteis:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: