Como desparasitar corretamente um cão

Quando uma pessoa considera adquirir um cão, sabe que a esperam muitos momentos felizes, pois é um grande companheiro e um amigo fiel. Mas se estiver a pensar em arranjar um ou se acaba de arranjar um, é importante informar-se sobre alguns aspetos dos seus cuidados e da sua educação. A este respeito, uma das coisas que deve fazer é procurar informação sobre os cuidados específicos de que necessitam. Entre eles, deve saber como desparasitar um cão.

É bom que tenha estes aspetos em conta para que o seu animal de estimação cresça saudável e forte. Para facilitar a sua pesquisa, vamos mostrar-lhe informação relacionada com a desparasitação de um cão e quando é melhor fazê-la.

Quer saber como desparasitar um cão? Aqui explicamos como o fazer e que tipos de desparasitação existem.

Como desparasitar um cão internamente?

Há uma variedade de parasitas que podem entrar no corpo do seu animal de estimação e provocar diferentes consequências negativas. Estes parasitas encontram-se principalmente no intestino, mas podem também afetar outros órgãos, tais como os pulmões e o coração. É, portanto, uma boa ideia realizar uma desparasitação interna adequada.

Quando um parasita entra no seu animal de estimação, pode notar uma mudança física no seu corpo ou comportamento. Nesta altura, recomendamos que visite o seu veterinário para que este possa examinar o seu animal de estimação. No entanto, é sempre melhor tomar precauções e aplicar as doses prescritas de desparasitação interna

Como desparasitar um cão externamente?

Os parasitas externos são geralmente os mais comuns e os mais conhecidos. São a causa de muitas doenças em cães, e aparecem principalmente nos meses em que as temperaturas são mais elevadas, especialmente de março a outubro. Estes parasitas alojam-se no pelo do seu animal, com o objetivo principal de morder ou sugar o sangue do seu animal. Geralmente, os tipos mais comuns de parasitas externos são:

  • Pulgas: aparecem ao longo do ano, embora com maior frequência nos meses mais quentes. Integram-se no pelo do seu animal de estimação, mas também as pode encontrar em tapetes ou estofos na sua casa.
  • Carraças: As carraças aparecem normalmente quando ocorrem mudanças sazonais, principalmente na primavera e no outono. Agarram-se à pele dos cães e chupam o seu sangue. Podem causar comichão e doenças graves.
  • Mosquitos flebótomos encontram-se principalmente em zonas húmidas, águas estagnadas ou rios. São transmissores de Leishmania, uma doença bem conhecida com consequências graves.

Por conseguinte, é importante que esteja ciente dos métodos de desparasitação externa que existem e que os aplique ao seu cão para que este fique protegido. Pode desparasitar um cão de diferentes maneiras:

Pipetas

Pipetas: são pequenas doses contidas em ampolas. Para as aplicar, basta abrir o frasco e distribuir o líquido no seu interior pelas costas do cão, desde a cabeça até ao início da cauda.

loading

Sprays

Sprays: são eficazes quando o seu cão já está infetado. Neste caso, pode deitar o interior do spray sobre o seu cão para fazer desaparecer os parasitas.

loading

Como é que os sprays antiparasitários para cães funcionam?

Aqui está um guia passo-a-passo sobre como aplicar spray antiparasitário para cães - é muito simples!

É uma boa ideia usar luvas para uma maior proteção.

  • Deve aplicá-lo diretamente no corpo do seu cão, pulverizando no sentido contrário ao do pelo no dorso, na barriga e nas patas a uma distância de 20-30 cm.
  • Tenha cuidado ao pulverizar para não pulverizar nos olhos, nariz ou boca do seu cão.

Como escolher um spray antiparasitário para cães?

Saber qual o melhor spray para o seu cão vai depender, como sempre, dos parasitas de que o quer proteger (verifique se o produto protege contra pulgas, carraças e/ou ácaros).

O que este sistema tem de bom é que:

  • Os sprays não têm normalmente limites de idade ou de peso. Por isso, pode usá-lo em qualquer cão. Mesmo assim, leia sempre cuidadosamente as prescrições e características de cada produto para garantir que ele não tem nenhuma contraindicação para o seu cão.
  • Eles são normalmente o método mais conveniente se o seu cão já estiver infestado.
loading

Coleiras

A coleira antiparasitária é uma das escolhas mais comuns para desparasitar um cão, devido à facilidade do método. É também eficaz porque dura muitos meses. Para a utilizar, coloca-se a coleira no cão e não se retira até que o tratamento esteja terminado. Uma das melhores marcas de coleiras desparasitantes é a Seresto, que é eficaz contra pulgas, carraças, piolhos e flebótomos e dura 8 meses.

loading

Comprimidos

O comprimido oral para desparasitação externa é um comprimido que é tomado por via oral. Os princípios ativos passam para a corrente sanguínea e para os tecidos.

Lembre-se que a combinação de pipeta e coleira protegerá o seu cão de forma mais completa.

loading

Quando deve desparasitar o seu cão?

Uma das coisas que deve saber é o momento ideal para desparasitar o seu animal de estimação. Isto dependerá de vários fatores, tais como idade, tamanho, onde vive, se vive sozinho ou se é gestante ou lactante. Abaixo, mostramos-lhe como desparasitar um cão no momento certo para cada caso:

  • Cachorros: Se o seu cão for um bebé, a primeira desparasitação deve ser feita entre 21 e 30 dias após o nascimento, antes da primeira vacinação. O tipo de desparasitação é interna. Normalmente, deve administrar uma dose mensal durante os primeiros 6 meses. Depois disso, a frequência dependerá dos fatores acima mencionados.
  • Adultos: Quando o seu cão é adulto, é normalmente o seu veterinário que organiza o calendário de desparasitação do seu cão. Normalmente ele ou ela dir-lhe-á quando deve ir fazer a desparasitação. Geralmente, se o seu cão vive no campo ou está rodeado de muitos cães, é todos os meses ou a cada dois. Caso contrário, é normalmente de três em três meses ou mais.
  • Cadelas grávidas: Se quiser que a sua cadela tenha cachorros, é aconselhável fazer desparasitação interna durante o cio. Isto impede que os parasitas entrem na placenta e infetem os cachorros.
loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt