Desparasitação dos gatos de interior: tudo o que deve saber

Um dos cuidados essenciais que deve ter para com o seu gato é a desparasitação, quer seja um gato de exterior ou um gato de interior. No artigo seguinte vamos dar-lhe uma visão geral deste assunto para que possa dominar tudo o que precisa de saber sobre a desparasitação do seu felino.

Tipos de desparasitação para gatos de interior

Os gatos devem ser desparasitados de duas maneiras: interna e externamente. Esta é a única forma de os proteger de todos os parasitas.

  • Desparasitação interna. Este tipo de desparasitação é geralmente realizado por meio de pastilhas, comprimidos ou pastas, embora também possa ser feito com pipetas especiais. Este último método é normalmente utilizado nos casos em que é impossível administrar o medicamento por via oral. A desparasitação interna protege o corpo do seu felino de parasitas internos tais como vermes e ténias. A desparasitação interna deve ser prescrita pelo seu veterinário.
  • Desparasitação externa. Este tipo de desparasitação pode ser realizado por meio de pipetas, coleiras ou sprays antiparasitários. Isto evitará infestações por ectoparasitas tais como pulgas, carraças, piolhos ou ácaros que, para além de serem muito irritantes, alguns deles podem transmitir doenças.

Se quiser saber mais sobre isto, temos dois artigos muito interessantes "Tipos de antiparasitários para gatos" e "Aprenda a desparasitar um gato bebé".

Formas comuns de o seu gato de interior poder contrair parasitas

A maioria dos gatos de interior passa a maior parte do seu tempo dentro de casa, mas ocasionalmente gostam de apanhar sol no pátio ou na janela. Alguns gatos de interior têm acesso a certas áreas em semi-liberdade onde entram em contacto com outros cães ou gatos da vizinhança. De uma forma ou de outra, o seu gato de interior pode entrar em contacto com parasitas de várias maneiras. Aqui estão as mais comuns:

Insetos

Mesmo que o seu gato seja muito caseiro e nunca saia, pode ainda assim gostar de caçar e comer insetos que estejam em casa. Os insetos servem de meio de transporte para alguns dos parasitas intestinais mais comuns. É por isso que a desparasitação dos gatos é tão importante.

loading

Pulgas

São um dos portadores mais comuns de lombrigas. O seu gato pode apanhar lombrigas se comer uma pulga ou se for mordido por uma. Então, como é que uma pulga entra em sua casa? Na maioria das vezes pode trazê-las você mesmo nos seus sapatos ou nas roupas sem se aperceber e uma vez dentro de casa, essa pulga encontrará o seu gato. As casas climatizadas também podem ser um local de reprodução para estes insetos, bem como um local de refúgio para os roedores que vivem com pulgas. Como pode ver, a prevenção contra as pulgas é essencial.

loading

Lombrigas em gatos

As lombrigas em gatos devem ser tratadas por um veterinário. Os sintomas mais comuns são:

  • Vómitos
  • diarreia,
  • apatia,
  • falta de apetite,
  • ou barriga inchada.

É normalmente sofrida por gatos que viveram na rua em contacto com material fecal, ou outros gatos infestados. Por isso é raro, em princípio, que um gato de interior sofra disso, mas não impossível, pois uma alimentação inadequada pode ser uma forma de o fazer.

Se lhe der comida crua, como carne ou peixe, pode ficar infestado de lombrigas. A melhor maneira de evitar isto é oferecer-lhe um alimento de alta qualidade para gatos sob a forma de ração seca ou húmida, que é segura para o seu gato lamber. Se estiver interessado em oferecer uma dieta BARF ou alimentos crus, consulte um veterinário especialista em alimentos para animais de estimação, ou cozinhe bem os alimentos e esqueça estes problemas.

Ovos de lombrigas em gatos

O mais normal, mais uma vez, é que os carregue você mesmo nos seus sapatos ou na sua roupa. O seu gato fareja a sua roupa de rua para ver onde esteve? A maioria dos gatos faz isto, uma vez que são animais curiosos. Infelizmente, é aqui que podem entrar em contacto com ovos de lombrigas, razão pela qual nunca deve negligenciar a desparatização do seu gato. Além disso, lembre-se sempre de manter a sua casa limpa e manter a roupa suja fora do alcance do seu gato.

Na Kiwoko temos uma vasta gama de produtos domésticos que podem ser muito úteis para si, tais como pulverizadores, sprays e produtos de limpeza para combater diferentes parasitas:

loading

Outros animais de estimação

Também tem um cão ou outro animal? Quer se dêem bem ou mal, o seu gato entrará em contacto com ele, e é muito provável que lhe transmita parasitas se esse outro animal de estimação estiver infetado. Por esta razão, deve desparasitar todos os seus animais de estimação ao mesmo tempo.

Todos estes casos funcionam como uma ponte entre o parasita e um gato doméstico típico!

Desparasitação de um gato de interior

Será que os gatos de interior precisam de ser desparasitados? Depois de ler o acima exposto, já pode adivinhar a resposta. E a resposta é afirmativa. 

É verdade que um gato de interior é muito menos suscetível de contrair parasitas do que um gato de exterior. Contudo, a maioria dos veterinários sugere que os gatos que não saem de casa devem ser desparasitados quase tão frequentemente como os gatos de exterior. Porquê? 

A razão é que não é possível saber quando é que o felino será novamente exposto a novos parasitas. Pode acontecer no minuto após a desparasitação ter deixado de funcionar, pelo que se deve administrar métodos preventivos regularmente.

Porque é que a prevenção de parasitas nos gatos é importante?

O controlo parasitário é uma parte essencial do programa de bem-estar do seu gato, assim como os cuidados preventivos com antiparasitários para gatos durante todo o ano. Porquê? Os parasitas afetam a saúde do seu gato e alguns, conhecidos como "parasitas zoonóticos", também são transmissíveis às pessoas.

Um plano de saúde para parasitas externos e internos não protege apenas o seu gato, mas também o protege a si e aos membros da sua família.

Quais são os fatores que tornam o seu gato suscetível a parasitas?

Sazonalidade

Embora haja estações como a primavera ou o outono em que os parasitas são mais ativos, não deve baixar a guarda durante o resto do ano, especialmente em casas com ar condicionado, pois também podem ser excelentes locais de reprodução de pulgas, bem como um local de refúgio para roedores que são portadores de pulgas.

Estilo de vida

Alguns gatos têm estilos de vida diferentes, alguns podem passar a maior parte do seu tempo dentro de casa, mas ocasionalmente ficam no terraço ou no pátio; outros vivem com cães que vão para o exterior, como já foi mencionado acima.

Local de residência

Embora existam gatos domésticos que vivem apenas dentro de casa, eles podem muitas vezes gostar de matar e consumir insetos. E estes insetos podem servir de intermediários para alguns dos parasitas intestinais mais comuns.

Tratamentos preventivos contra parasitas em gatos de interior

Felizmente, existe uma variedade de produtos antiparasitários para gatos seguros e eficazes que são fáceis de aplicar ao seu gato e muitos também são eficazes contra mais do que um tipo de parasita, incluindo:

  • Coleiras.
  • Sprays.
  • Pipetas.
  • Champôs e loções.
  • Comprimidos antiparasitários.
loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt