Aprenda a desparasitar um gato bebé

A saúde do nosso gatinho requer atenção desde muito cedo, pelo que devemos incorporar a sua observação nos cuidados de rotina e limpeza do animal de estimação. Uma das questões mais importantes é a desparasitação - tome nota!

Porque é importante fazer um controlo antiparasitário nos gatinhos?

Nos primeiros meses de vida, os sistemas imunitários dos gatinhos ainda estão a desenvolver-se. Isto torna-os mais vulneráveis a infeções e doenças, incluindo as transmitidas por parasitas. A vida dos gatinhos pode estar em risco se sofrerem de infeções parasitárias.

Quando desparasitar um gato bebé?

Recomenda-se que os gatos bebés sejam desparasitados entre um mês e meio (seis semanas) e quatro meses de idade. Para tal, é habitual escolher um produto de desparasitação de qualidade e dar ao gato quatro doses como se segue:

  • A primeira dose será dada às seis semanas de idade.
  • A segunda às oito semanas.
  • A terceira aos três meses (doze semanas).
  • Finalmente, a quarta dose será administrada aos quatro meses (dezasseis semanas).

Que produtos antiparasitários estão disponíveis para gatos bebés?

O mercado de produtos de saúde para animais de companhia tem-se tornado cada vez mais especializado, tornando possível a escolha dos tratamentos que cada espécie e raça necessita.

Os produtos mais comuns para desparasitação de gatinhos são comprimidos, pipetas e coleiras antiparasitários. São também utilizados sprays, pinças de carraças, pentes de pulgas e champôs especializados. Cada um deles é adaptado à idade jovem dos gatos bebés através de dosagens e tamanhos variáveis.

Antiparasitários internos para gatos bebés

Os parasitas internos são mais perigosos do que os parasitas externos. Podemos detetá-los quando o animal começa a apresentar alguns sintomas (diarreia, vómitos, letargia, cansaço, falta de apetite).

Os parasitas internos podem atacar o sistema digestivo de um gato, mas também o seu coração e alguns outros órgãos internos. Os mais comuns são as larvas e os vermes que vivem no intestino do gato e infetam entre 25% e 75% dos gatos domésticos, mas atacam os gatinhos jovens a uma taxa mais elevada.

Para combater estes organismos irritantes e perigosos, é prática comum dar ao seu gato várias doses do mesmo medicamento. Estes produtos vêm em várias formas: pipetas, líquidos, granulados, injeções, comprimidos e pastas. 

Antiparasitários externos para gatos bebés

Os parasitas externos mais comuns são carraças, pulgas, piolhos e ácaros. Podem transmitir doenças e até atacar humanos que vivem com o gato.

Os melhores antiparasitários contra estes incómodos hóspedes não convidados são aerossóis ou sprays, coleiras antiparasitários e pipetas. Os pentes e pinças para carraças também podem ser utilizados para remover os parasitas mecanicamente.

loading

Pipetas para gatinhos bebés

As pipetas são um método muito simples de utilizar, razão pela qual são tão populares e recomendadas pela sua elevada eficácia. São aplicadas na pele do gato e a substância desparasitante é filtrada sob a pele. No mercado existem pipetas de diferentes tamanhos, dependendo do peso do gato, pelo que o veterinário indicará a correta para os gatinhos.

Coleiras antiparasitários para gatos bebés

Deve-se ter cuidado com este método, pois algumas coleiras podem conter uma dose de toxina parasitária que pode ser prejudicial para a saúde do gatinho. No entanto, em casos de infeções parasitárias graves e sob supervisão veterinária, as coleiras antiparasitárias podem ser utilizadas se o gato tiver mais de 12 semanas.

loading

Comprimidos antiparasitários para gatos bebés

Como qualquer outro tratamento, deve ser administrado sob supervisão veterinária. Estão disponíveis comprimidos com sabor a carne. Também podemos misturar os comprimidos com a comida do gato (mesmo atrasando a sua hora de refeição para que a fome o impeça de recusar o comprimido). Os comprimidos são geralmente administrados de três em três meses.

loading

Sprays antiparasitários para gatos bebés

Os melhores sprays antiparasitários podem ser usados a partir dos dois dias de idade. Esta é uma grande vantagem em relação a outros produtos. Eliminam os parasitas em 24 horas e devem ser aplicados no sentido oposto ao crescimento do pelo, molhando todo o pelo com o produto, mas não excedendo a dose recomendada pelo veterinário.

loading

Como escolher o antiparasitário mais adequado para gatos bebés?

O ideal é observar os gatinhos e conhecer os parasitas mais frequentes nas suas raças. O seu veterinário fará a melhor recomendação.

Podemos combinar vários produtos sob a supervisão de um especialista. Idealmente, escolher um externo e um interno. A época do ano também será importante, uma vez que os parasitas podem mudar de estações frias para estações quentes.

Precisamos de conhecer a área geográfica, uma vez que as infeções são mais graves em algumas áreas. Evidentemente, o peso do gato, a sua idade e se tem uma predisposição genética para qualquer doença terão um impacto na nossa decisão, tal como aconselhado pelo veterinário.

E se tiver um gato adulto, não se esqueça de ler a nossa publicação "Desparatização dos gatos: tudo o que precisa de saber" Vai adorar!

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt