Saiba mais sobre as causas e os sintomas dos parasitas internos nos cães

Tal como acontece com os parasitas externos, os cães também correm o risco de serem atacados por parasitas internos, que geralmente afetam o aparelho digestivo, mas também podem danificar o coração e o sistema imunitário. No entanto, estes parasitas podem ser transmitidos a outros animais de estimação da casa e até a membros da família. É por isso que a desparasitação interna do cão é tão importante. Este processo deve ser efetuado regularmente durante toda a vida do animal.

No artigo seguinte, explicamos-lhe como surgem as infestações destes parasitas, que tipos de parasitas internos existem, que sintomas provocam nos animais peludos e que tratamento é necessário para os combater.

As causas mais comuns de parasitas internos em cães

Muitos destes parasitas entram no corpo do cão através da picada dos chamados hospedeiros intermediários, como pulgas, carraças ou mosquitos.

Depois de invadirem o organismo, os parasitas internos espalham-se por diferentes partes do corpo. No trato digestivo, por exemplo, instalam-se em órgãos como os intestinos, de onde se alimentam de sangue e nutrientes. Aí, provocam danos nos tecidos, o que, por sua vez, pode levar a bloqueios e, no pior dos casos, à morte. 

Sintomas de parasitas internos em cães

Uma infestação de parasitas internos pode causar os seguintes sintomas num cão:

  • Tosse
  • Dificuldade em respirar
  • Vómitos
  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Fezes com sangue, muco e parasitas 
  • Irritação anal
  • Fadiga
  • Anemia
  • Perda de apetite
  • Perda de peso

É de salientar que estes sintomas dependem, entre outras coisas, da idade do cão, do tipo de parasita e da carga parasitária.

Tipos de parasitas internos nos cães

Eis as características dos principais parasitas internos que afetam os cães.

Vermes intestinais

Este grupo de parasitas inclui nemátodos, cestodes, ténias, giárdia, coccídeos e bactérias espiroquetas, entre outros. São geralmente transmitidos por picadas de pulgas, mas também podem infetar cães se estes ingerirem fezes de outros animais peludos e areia ou relva de parques que tenham visitado.

Vermes do coração

Este tipo de parasita interno é também designado por "filária" e é comum nos cães dos países do sul da Europa. Caracteriza-se também pelo facto de se instalar no coração do cão e causar desde intolerância ao esforço físico até à própria morte.

Vermes nos pulmões

Os parasitas internos deste tipo colonizam os vasos sanguíneos dos pulmões do cão, de onde podem causar problemas de coagulação sanguínea, o que também pode ser fatal para o animal.

Solução para os parasitas internos dos cães

O melhor tratamento para eliminar os parasitas internos dos cães é a prevenção. Existe uma vasta gama de desparasitantes, geralmente sob a forma de comprimidos ou pílulas, se forem concebidos para controlar os parasitas internos. O seu veterinário poderá recomendar-lhe o produto mais adequado, que deve ser administrado regularmente

É também uma boa ideia manter o calendário de vacinação do seu animal de estimação atualizado para proporcionar uma melhor proteção. Naturalmente, também deve proteger o seu animal de estimação externamente com coleiras, pipetas e sprays.

loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: