De que cuidados necessita o seu animal de estimação durante a quadra natalícia?

O Natal está a aproximar-se e com ele surgem várias alterações nas nossas rotinas devido a viagens, festas, refeições, etc.

Estas mudanças não nos afetam apenas a nós, mas também aos nossos animais de estimação. É por isso que hoje lhe vamos dizer o que o seu animal de estimação precisa durante a época de Natal, para que possa desfrutar das férias como merece. Continue a ler!

Quais os cuidados de que os cães necessitam no Natal?

Os cães fazem parte da família e, no Natal, precisam de uma atenção especial devido a todas as mudanças por que passam, como alterações na rotina, no barulho, na alimentação, etc. Por esta razão, os cuidados mais importantes para o seu cão durante a época de Natal são:

Viagens

Se gosta de passar as férias de Natal fora de casa, há uma série de preparativos que deve ter em conta se tiver um cão.

Por um lado, tem de decidir qual o meio de transporte a utilizar, porque, consoante o que escolher, terá necessidades diferentes.

Nestes artigos, dizemos-lhe como viajar em segurança com o seu cão: Normas para viajar com o seu cão de comboioViajar com um cão de avião e Como viajar de forma segura com o seu cão no carro?

Seja qual for o meio de transporte que escolher, é evidente que há uma série de coisas imprescindíveis para o seu cão que tem de preparar com antecedência antes de viajar.

loading
  • Bebedouro e comedouro portátil: Também são essenciais, pois o seu cão vai precisar de comer e beber durante a viagem e, se quiser evitar carregar mais peso, também pode utilizá-los durante a sua estadia fora de casa.
loading
  • Roupa para cães: Durante a época natalícia, o termómetro tende a descer muito, por isso, se vai viajar para um local onde faz muito frio no inverno, certifique-se de que dá ao seu cão roupa confortável e quente que o proteja das baixas temperaturas.
loading

Alimentação

Se há uma coisa pela qual o Natal é conhecido, é por todas as refeições e jantares que fazemos com a família e amigos. Os nossos cães também merecem ser bem tratados e receber algumas guloseimas no Natal, mas temos de ter muito cuidado com o que lhe damos para evitar empanturrá-lo ou que apanhe intoxicações alimentares. Não lhes dê nada da sua comida em nenhuma altura e, se quiser dar-lhes um mimo especial, dê-lhes guloseimas ou petiscos específicos para o Natal.

loading

Os presentes

Sim, cuidar do seu cão também significa dar-lhe presentes de vez em quando - e que melhor altura do que o Natal! Uma ideia é oferecer ao seu cão um jogo interativo ou de movimento para cães, ou deliciosas guloseimas de Natal.

loading

No nosso artigo "O que fazer para que o seu animal de estimação passe um Natal fantástico?" dizemos-lhe tudo o que o seu animal de estimação precisa para desfrutar de um Natal incrível.

Quais os cuidados de que o seu gato necessita no Natal?

Tal como os cães, os gatos também precisam de cuidados específicos durante a época de Natal:

Viagens

Os gatos também são ótimos companheiros de viagem, mas deve ter em conta que se não estiverem habituados a sair de casa com frequência, podem ficar stressados durante a viagem, por isso é importante ter um kit de viagem para o seu gato para garantir que ele tem um Natal confortável se tiver de viajar:

loading
  • Produtos anti-stress para gatos: Como já mencionámos, os gatos são criaturas de hábitos e tendem a ficar muito stressados com mudanças e movimentos, por isso, se tiver de viajar no Natal, pode dar-lhe feromonas que tornarão a viagem muito mais calma e confortável.
loading

Alimentação

Os gatos também são animais muito vorazes, por isso também precisa de ter um cuidado especial com a sua alimentação no Natal. Evite dar-lhe a sua comida e, em vez disso, dê-lhe a sua comida húmida para gatos preferida ou uma guloseima de que ele goste, para que ele também possa desfrutar do Natal.

Os presentes

Sim, os gatos também adoram presentes e, se for um brinquedo para gatos, melhor ainda. Estes animais gostam de penas, ratos ou outros brinquedos que despertem o seu instinto de caça. Pode também oferecer-lhe um brinquedo interativo para gatos, que o ajuda a manter-se entretido e ativo durante a sua ausência.

loading

Cuidado com as decorações!

Tudo o que lhe vamos dizer agora aplica-se também aos cães, embora os gatos, por serem mais ágeis e conseguirem chegar a sítios mais inacessíveis do que os cães, sejam mais suscetíveis às decorações de Natal.

Aqui ficam algumas dicas sobre como lidar com as decorações de Natal e os animais de estimação:

  • Coloque a árvore de Natal num canto, o mais longe possível do seu animal de estimação, e coloque alumínio ou qualquer coisa que faça barulho nas extremidades inferiores da árvore para evitar que ele se aproxime.
  • As bolas da árvore, as grinaldas e as luzes devem estar fora do alcance do seu animal de estimação, pois podem tornar-se perigosas se tentarem comer as decorações ou mastigar os fios.
  • Se o seu gato estiver sempre a saltar para cima da árvore e a tentar puxá-la para baixo, experimente outras decorações mais originais, como cercar a árvore ou pendurar uma árvore mais pequena no teto.
  • Se também tenciona colocar um presépio, este deve ser colocado num local fora do alcance do gato, para que este não possa trepar ou encostar-se a ele a todo o momento.
  • Tal como a árvore de Natal, as figuras e as luzes também representam um perigo para os animais, por isso mantenha o seu gato sempre afastado delas. Pode considerar a hipótese de utilizar figuras maiores para evitar que o seu gato se engasgue com elas.
  • Tenha cuidado com as plantas que utiliza como decoração! Algumas delas, como o azevinho, o visco e a poinsétia, são plantas tóxicas para os cães e para os gatos.

Finalmente, se o seu gato adora estrelas e decorações, experimente dar-lhe a sua própria árvore de Natal em forma de poste para arranhar - temos a certeza de que ele vai adorar!

loading

Cuidados das aves, pequenos animais e peixes durante o Natal

Os animais pequenos, como coelhos, hamsters e porquinhos-da-índia, também precisam de cuidados especiais no Natal, tal como os répteis, aves e peixes.

Se tiver de se ausentar e estiver a pensar deixar o seu animal de estimação com um amigo ou familiar, deve preparar tudo para que este possa dar ao seu pequeno animal a atenção de que ele necessita.

Alguns dos cuidados necessários são:

Cuidados com a gaiola

Quer esteja em casa ou não, o seu animal de estimação vai precisar que a gaiola esteja limpa e que tenha acessórios suficientes para que ele se possa refugiar se se assustar com o barulho do Natal.

Se a temperatura for baixa, também tem de ter em conta que o seu animal de estimação pode congelar, pelo que a gaiola tem de estar protegida. Se tiver peixes, certifique-se de que a água do aquário não fica demasiado fria.

Se quiser saber mais sobre este tema, recomendamos que consulte os nosso artigo "Como cuidar do seu aquário durante o inverno"

loading

Alimentação

Se vai deixar o seu animal de estimação com outra pessoa, deve esclarecer perfeitamente o que o seu animal deve comer, que quantidades deve ter e informá-lo se tem alguma doença ou alergia.

Se, por outro lado, estiver em casa mas houver mais pessoas do que o habitual, certifique-se de que o seu animal nunca recebe comida sem a sua supervisão.

Diversão

Não se esqueça também de lhe dar guloseimas! Se o seu animal de estimação vai ficar sozinho durante um curto período de tempo, pode querer dar-lhe algo divertido para que não se aborreça. Algumas ideias são:

  • Se tiver um roedor ou coelho, dê-lhe brinquedos como túneis ou bolas para o manter ativo enquanto se diverte.
loading
loading

Em suma, o Natal é uma época para nos aconchegarmos com os nossos entes queridos, mas nunca devemos esquecer que os nossos animais fazem parte da família e que precisam de cuidados especiais para que também possam desfrutar da época festiva.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: