Cães empanturrados: tem cuidado no Natal!

É do conhecimento geral que o apetite de um cão pode ser insaciável. É por isso que por vezes não mede a quantidade de alimentos que come e acaba por ficar empanturrado ou indigesto.

Portanto, estar empanturrado é um desconforto comum entre os cães peludos, especialmente se estão ansiosos ou comem a mesma comida que o seu dono. No entanto, isto não é normalmente recomendado, uma vez que o teu melhor amigo deve seguir uma dieta especialmente formulada, à qual podem ser adicionados snacks sob a forma de prémios. Esta é a única forma de assegurar que as suas necessidades nutricionais são verdadeiramente satisfeitas. 

Continua a ler para descobrir os sintomas de estar empanturrado em cães e como pode ser tratado - e lembra-te, a prevenção é a melhor estratégia!

Natal, uma época para nos empanturrarmos

Comer excessivamente pode ocorrer com mais frequência durante as celebrações de Natal. E não é surpreendente dado que esta é a época do ano em que temos mais reuniões em casa com os respetivos almoços e jantares. Estes são também irresistivelmente estimulantes e apelativos para os sentidos do teu amigo peludo. 

Uma oportunidade não deve ser desperdiçada e o teu melhor amigo é suscetível de apelar à tua sensibilidade para que o mimes com comida. No entanto, comer em excesso ou comer alimentos considerados proibidos para cães pode causar uma emergência veterinária se notares que o animal tem diarreia ou está a vomitar incontrolavelmente. Não te deves esquecer que o cão também pode sofrer uma reação alérgica ou um caso de intolerância alimentar.

Por conseguinte, é importante estar atento ao que o nosso amigo peludo é oferecido para comer e também ao que ele é capaz de comer por si próprio.

Causas de estar empanturrados nos cães

Considerando que estar empanturrado é sinónimo de indigestão, podem ser avaliadas diferentes causas:

  • Oferecer alimentos que não são adequados para cães: isto pode causar uma reação alérgica ou intolerância alimentar.
  • Se o cão come demasiado depressa e sem mastigar: isto dificulta o processo de digestão do animal.
  • Comportamento alimentar inapropriado: devido ao stress e ansiedade
  • Outras perturbações gastrointestinais: tais como ingestão de ossos, gastrite, úlceras, pancreatite e parasitas gastrointestinais, entre outros exemplos.

Sintomas de empanturramento em cães

Os sintomas de um empanturramento em cães podem ser confundidos com sinais de outra condição ou doença, por isso é importante estares atento ao aparecimento dos seguintes detalhes:

  • Saliva e vómitos excessivos.
  • Lamber demasiado o açaime.
  • Vomitar alimentos não digeridos.
  • Diminuição da atividade física.
  • Inquietude e desconforto.
  • Falta de apetite.
  • Diarreia.

O meu cachorro está empanturrado, o que devo fazer?

No caso do teu cachorro sofrer de intoxicação alimentar, o importante é saberes o que fazer. É portanto essencial ter estas medidas em mente:

  • Não lhe dar comida entre 12 a 24 horas: se o teu cachorro não vomitar após este tempo, podes começar a oferecer pequenas quantidades de comida. Depois de a comida lhe assentar bem, podes aumentar gradualmente a proporção que lhe dás.
  • Dosear a quantidade de água que bebe: é importante evitares que o teu cachorro beba demasiada água de uma só vez, pois isto pode fazer com que vomite. 

Se os sintomas de desconforto persistirem durante 24 horas, é tempo de levares o cachorro ao veterinário com urgência, pois as consequências para os cachorros podem ser piores.

Prevenção do empanturramento em cães

Algumas dicas que podem ser úteis para evitares que o teu cão se sinta empanturrado são:

  • Racionar a sua comida se a comer de forma ansiosa: desta forma, podes dividir a sua ração diária em várias rações ao longo do dia. Há mesmo comedouros que dispensam automaticamente os alimentos conforme programado.
  • Evita dar ao teu animal restos de comida: por mais tentador que seja. Isto porque há alimentos que podem ser tóxicos para o animal.
  • Certifica-te de que não fazem exercício antes e depois de comer: isto pode evitar a indigestão ou um distúrbio digestivo mais grave, tal como torcer o estômago.
  • Oferece-lhe uma alimentação adequada: deve ser equilibrada e satisfazer as suas necessidades nutricionais em todas as fases da sua vida.

Em kiwoko.pt encontrarás numerosos prémios de Natal adaptados para eles, prémios especiais, presentes...que eles vão adorar!

loading

Lembre-se que nas nossas lojas Kiwoko como Kiwoko.pt encontrará as últimas novidades em acessórios para o seu melhor amigo ir ao último no elegante jantar de Natal e Ano Novo.