Eis o que o seu animal de estimação precisa depois das férias de verão

Está pronto para o regresso às aulas?

Os primeiros dias após as férias são um pouco difíceis para todos em casa, incluindo os animais de estimação. 

Depois de um verão cheio de diversão, é essencial regressar à rotina com o pé direito. 

No artigo de hoje, vamos dar-lhe algumas dicas para os cuidados pós-férias do seu animal de estimação, quer seja um cão, um gato, um roedor, uma ave ou um peixe. 

Nutrição pós-férias

A alimentação é um pilar fundamental da saúde do seu animal de estimação e, por conseguinte, é outra área de cuidados que deve ser tida em conta após o verão.  Certifique-se de que lhes fornece alimentos de alta qualidade que satisfaçam as suas necessidades nutricionais e sejam amigos do ambiente.

Cães

Opte por frutas e legumes frescos, como cenouras, maçãs ou curgetes. Pode também adicionar proteínas magras, como frango, peru ou peixe, que são facilmente digeríveis e fornecem ao seu cão os aminoácidos necessários.  

loading

Se quiser saber mais sobre como cuidar da alimentação do seu animal de estimação, pode consultar os nosso artigo: "Cross Feeding, uma tendência alimentar em crescimento"

Gatos

Para cuidar da dieta do seu gato após as férias, recomendamos a incorporação de alimentos proteicos de alta qualidade, como frango magro ou peru. Pode também combiná-los com comida húmida para gatos. Assim, o seu amigo manter-se-á bem hidratado e satisfará os gostos dos gatos mais gulosos. 

loading

Para saber mais sobre como cuidar da alimentação do seu gato com produtos naturais, pode consultar o artigo do nosso blogue: "Guia das quantidades de uma dieta BARF para gatos".

Roedores: hamsters, porquinhos-da-índia e coelhos

Ofereça feno fresco e uma variedade de legumes para promover a digestão e incentivar o desgaste dentário adequado necessário aos roedores. Ocasionalmente, pode dar pequenas quantidades de fruta, como maçãs ou morangos, como guloseima. 

loading

Para saber mais sobre roedores e alimentação, recomendamos a leitura da presente publicação no nosso blogue: "O que devo dar de comer ao meu roedor?".

Aves 

Evite alimentos salgados, doces ou gordurosos e ofereça refeições ligeiras naturais, tais como folhas de dente-de-leão. Tente manter a sua rotina consistente, fornecendo-lhe misturas de sementes de alta qualidade e específicas para cada espécie. Se desejar, pode também enriquecer a sua dieta com fruta fresca, como maçãs ou bagas. 

loading

Peixe

Como sempre, ofereça alimentos específicos para a espécie, tais como flocos ou granulados de qualidade, tendo o cuidado de não os sobrealimentar. Pode também introduzir alimentos vivos ou congelados na sua dieta. 

loading

Check-ups veterinários pós-férias

A importância dos check-ups veterinários após as férias aplica-se a todos os nossos animais de estimação. Durante este período, o seu animal de estimação pode ter interagido com outros animais noutros ambientes ou simplesmente ter estado fora do seu habitat natural, o que pode aumentar o risco de exposição a doenças contagiosas. 

Além disso, as alterações na sua rotina de férias afectam indiretamente a do seu animal de estimação, pelo que o seu sistema imunitário pode ter sido temporariamente afetado. 

Desparasitação depois das férias

Outro cuidado pós-férias para o seu animal de estimação é certificar-se de que ele está livre de parasitas indesejáveis para evitar problemas de saúde a longo prazo. 

Cães

Durante as férias de verão, os cães passam mais tempo ao ar livre, brincando em espaços abertos. A exposição a áreas com outros cães aumenta a probabilidade de contrair parasitas. 

Para manter os parasitas afastados e assegurar a proteção do seu animal de estimação, é sempre aconselhável utilizar uma coleira antiparasitária, pipetas ou sprays. 

Se quiser saber mais sobre os parasitas dos cães, deixamos-lhe aqui os nossos artigos:

Gatos

Os gatos são exploradores naturais e, durante as férias, podem ter entrado em contacto com outros gatos ou com áreas exteriores. Como parte dos cuidados pós-férias do seu gato, não se esqueça de o levar ao veterinário para um check-up e para discutir as opções de desparasitação adequadas. 

Tal como para os cães, as pipetas, coleiras e sprays são sempre úteis. 

Ver os nossos artigos "Aprender a desparasitar um gato bebé" y "Desparasitação dos gatos: tudo o que precisa de saber sobre o assunto"para saber mais sobre os parasitas dos gatos e a sua prevenção. 

Roedores: hamsters, porquinhos-da-índia e coelhos

Se tem roedores em casa, é importante lembrar que, mesmo em ambientes controlados, eles podem estar expostos a parasitas. 

Como dica de cuidados pós-férias, é aconselhável levar o seu animal de estimação a um veterinário especializado em pequenos animais para determinar a melhor forma de o desparasitar. 

Neste caso, devido ao seu tamanho mais pequeno, as pipetas podem ser perfeitas para manter afastados os parasitas indesejados. 

Aves

As aves, como os canários e os periquitos, também podem passar mais tempo ao ar livre nas suas gaiolas durante o verão. É por isso que, quando as férias terminam e trazemos o nosso animal de estimação para dentro de casa, é essencial consultar um veterinário para verificar a presença de parasitas. 

loading

Novos acessórios 

Tal como as crianças recebem material escolar novo, o seu animal de estimação também está ansioso por novos acessórios. O regresso à rotina após as férias é sempre mais difícil para toda a família e, por conseguinte, também para o seu animal de estimação. 

Cães

Embora o verão tenha terminado, ainda pode dar longos passeios ao ar livre com o seu cão, pelo que pode valer a pena comprar um arnês para o seu cão. Arnês para cães de qualidade para passeios seguros e sem puxões e para cuidar do seu animal de estimação depois do verão. 

loading

Gatos

No caso dos felinos, dê-lhes um novo arranhador para gatos o jogos interactivos podem manter o seu corpo ativo enquanto se adaptam à sua nova rotina. 

loading

Roedores: hamsters, porquinhos-da-índia e coelhos

Os hamsters, porquinhos-da-índia e outros roedores gostam de ambientes enriquecedores. Outro mimo pós-férias pode ser surpreendê-los com novos brinquedos que estimulem a sua curiosidade e proporcionem um enriquecimento mental. 

loading

Aves

As aves de companhia gostam tanto de novidades como qualquer outro animal. Forneça-lhes brinquedos para aves que despertem o seu interesse podem mantê-las entretidas e estimuladas. 

loading

Peixe

Se tem peixes, pode considerar a possibilidade de alterar ou acrescentar elementos ao seu habitat. No entanto, certifique-se de que quaisquer adições são compatíveis com as necessidades específicas dos seus peixes para melhorar efetivamente o seu ambiente após as férias. 

loading

Cabeleireiro

Por último, mas não menos importante, todos nós gostamos de regressar à nossa rotina com um aspeto agradável e cuidado, e os nossos animais de estimação não o são menos! Levar o seu amigo peludo ao cabeleireiro também é essencial para a sua saúde e bem-estar, por isso é importante levar os nossos gatos, cães ou coelhos ao cabeleireiro para cuidar deles por dentro e por fora.

Em conclusão, o regresso à rotina após as férias é crucial para o bem-estar dos nossos animais de estimação. Seguir os cuidados acima mencionados garante uma adaptação bem sucedida e previne problemas de saúde a longo prazo, assegurando que os nossos animais de estimação continuam a desenvolver-se.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt