Conhece os diferentes tipos de desparasitantes que existem para proteger o seu cão?

A prevenção é a melhor forma de evitar que os nossos animais de estimação sofram de qualquer doença. Antes de se meter a comprar qualquer produto para proteger o seu melhor amigo, deve ter em conta que segundo o tipo de vida que tenha o seu cão necessitará de uma determinada frequência para a sua desparasitação e um método desparasitante ou outro.

O primeiro passo que devemos dar é dirigir-nos ao veterinário, o qual nos dará orientações e realizará diferentes exames e rastreios para garantir que os nossos animais de estimação estão em perfeito estado de saúde. O mais provável é que nos recomende uma combinação de produtos desparasitantes, e um pente desparasitante como prevenção. Nesta publicação ajudamos-lhe a conhecer estes produtos um pouco melhor.

Que tipo de desparasitantes para cães há à venda?

Para evitar a ação dos parasitas externos, existem diferentes produtos com distintos formatos: pipetas, coleiras ou sprays. É uma questão de escolher a combinação adequada para combater pulgas e carraças, assim como garantir que os produtos tenham uma qualidade comprovada e validada pelos laboratórios que fabricam este tipo de desparasitantes. A marca mais popular é: Scalibor, com cuja coleira antiparasitária pode proteger o seu melhor amigo durante todo o ano com o seu novo formato de 12 meses.

Além da coleira Scalibor, tem outras opções para proteger o seu cão dos elementos externos, como as temidas pulgas e carraças, e protege o seu animal de estimação das doenças que estes parasitas podem transmitir. Mais adiante iremos explicar-lhe mais sobre este tema.

Pipetas desparasitantes

Um dos métodos mais eficazes para prevenir o aparecimento de parasitas são as pipetas antiparasitárias, pequenas ampolas com líquido ativo no seu interior. O tipo de pipetas que pode encontrar no mercado é determinado pelos diferentes parasitas que são capazes de combater: pulgas, mosquitos transmissores da leishmaniose, carraças, piolhosácaros do ouvido e nematodes.

Algumas pipetas têm fórmulas aptas para acabar com quase todos estes insetos mas, segundo a zona onde vive ou por onde passeia habitualmente o seu cão, pode interessar-lhe uma pipeta específica contra pulgas e carraças ou uma mais completa de ação combinada.

A duração do efeito da pipeta dependerá de cada marca e tipo, varia entre 4 semanas e 3 meses. No entanto, não é o método mais adequado para animais que já estejam infetados.

Deve ter em conta que existem pipetas adequadas para cada intervalo de peso dos cães. Para tal, é fundamental que saiba o peso do seu cão antes de a comprar, para poder adquirir a dose adequada para o seu animal de estimação.

Coleiras desparasitantes

As coleiras antiparasitárias para cães são um dos métodos mais populares que todos conhecemos para combater pulgas e carraças. As coleiras antiparasitárias são uma escolha muito comum, pois são fáceis de utilizar e a sua eficácia é prolongada no tempo, uma vez que os seus princípios ativos se vão libertando pouco a pouco.

Para obter 100% de eficácia destas coleiras antipulgas, não deve retirar a coleira ao cão em nenhum momento, a não ser que vá estar a nadar durante muito tempo, uma vez que, embora existam muitas coleiras resistentes à água, estar demasiado tempo embebida pode reduzir a eficácia da coleira.

Não é boa ideia usar uma coleira antipulgas ou anticarraças se houver convivência entre vários animais, se se morderem ou se se lamberem com frequência, já que poderiam chegar a intoxicar-se. Também deve prestar-se especial atenção à primeira vez que o seu animal de estimação usar uma coleira antiparasitária, para verificar se apresenta alguma reação alérgica. Neste caso, terá de optar por outro método desparasitante .

Por último, deve ter em conta que as coleiras antipulgas são mais eficazes quando são combinadas com outro produto tópico ou de controlo desparasitante .

Sprays desparasitantes

spray antipulgas é o método mais rápido e eficaz quando o cão já está altamente infestado. Além disso, os sprays passam por ser muito utilizados, uma vez que ter uma lata de spray sempre no kit de primeiros-socorros deixa-o descansado perante qualquer “visita surpresa” de algum parasita, devido ao efeito imediato deste tipo de desparasitante.

Ao utilizar este tipo de inseticida, as pulgas e carraças morrem nas primeiras 48 horas e, uma vez mortas, desprendem-se da pele do nosso cão ou podem ser facilmente retiradas. É a opção mais segura para cachorros, já que a maior parte dos sprays estão indicados para serem utilizados desde os primeiros dias de vida do animal.

O mais conveniente pode parecer um cliché: mais vale prevenir que remediar. Resumindo, observe a pelagem do seu animal de estimação e mantenha a higiene a todo o momento e os rastreios no veterinário.

E, como bónus extra, nesta imagem com um simples relance poderá verificar os prós e contras de cada produto no que toca a eficácia. Segue-se a mesma!

Usando produtos específicos que poderá encontrar nas lojas Kiwoko ou em kiwoko.pt e com uma administração periódica, pode evitar o aparecimento dos parasitas.