Conhece os diferentes tipos de antiparasitários que existem para proteger o seu cão?

A prevenção é a melhor forma de evitar que os nossos animais de estimação sofram de qualquer doença. Antes de se meter a comprar qualquer produto para proteger o seu melhor amigo, deve ter em conta que segundo o tipo de vida que tenha o seu cão necessitará de uma determinada frequência para a sua desparasitação e um método antiparasitário ou outro.

O primeiro passo que devemos dar é dirigir-nos ao veterinário, o qual nos dará orientações e realizará diferentes exames e rastreios para garantir que os nossos animais de estimação estão em perfeito estado de saúde. O mais provável é que nos recomende uma combinação de produtos antiparasitários, e um pente antiparasitário como prevenção. Nesta publicação ajudamo-lo a conhecer estes produtos um pouco melhor.

Que tipo de antiparasitáriose existem para cães?

Para evitar a ação dos parasitas externos, existem diferentes produtos com distintos formatos: coleiras, pipetas e sprays. Vamos entrar em detalhes sobre cada tipo - tome nota!

Conselhos para escolher uma coleira antiparasitária para o seu cão

Antes de escolher uma coleira antiparasitária para o seu animal de estimação, é importante saber como funciona, verdade? O mecanismo é bastante simples e fácil de utilizar. Estas coleiras libertam de forma automática e segura um químico que mantém todos os tipos de parasitas afastados durante um tempo determinado. Nós explicamos:

Como funcionam as coleiras antiparisitárias?

As coleiras antiparasitárias estão impregnadas de uma substância química que repele os parasitas. A coleira liberta gradualmente esta substância inseticida através do pelo do animal. Esta substância é tóxica, pelo que deve escolher a coleira concebida de acordo com o tamanho do animal, uma vez que os seus ingredientes são medidos para serem eficazes e seguros.

Como colocar uma coleira antiparasitária?

Para começar, recomendamos que limpe o pó da coleira com um pano húmido antes de a colocar. Depois, basta colocar a coleira à volta do pescoço do seu animal, deixando dois dedos entre o pescoço e a coleira (para que o animal se possa movimentar-se livremente e, ao mesmo tempo, não a possa tirar). Depois de a ter colocado, pode cortar o excesso, deixando 5 cm depois do pino. Já está, viu como é fácil, agora só precisa de lavar as mãos!

A coleira começará a fazer efeito após uma semana. Para obter um bom resultado, não retire a coleira em nenhum momento durante os meses em que esteja em vigor e preste atenção no caso de o seu animal de estimação ter uma reação alérgica (nesse caso, deve ser retirada imediatamente).

Como escolher uma coleira antiparasitária para cães?

A seguir dizemos-lhe o que deve ter em conta ao escolher uma coleira antiparasitária para o seu animal de estimação. Antes de mais, e embora possa parecer óbvio, é necessário escolher uma coleira antiparasitária especificamente concebida para cães. Uma vez isto esclarecido, passaremos aos restantes aspetos a ter em conta:

  • Resistência à água. Ao comprar uma coleira antiparasitária, é importante perguntar ou verificar se é resistente à água, para que não perca as suas propriedades quando se molhar.
  • Duração. O efeito repelente varia geralmente entre 6 meses, no caso das carraças, e 4 meses, no caso das pulgas. No caso de coleiras com proteção contra os flebótomos, o mosquito que transmite a leishmaniose, o efeito repelente pode variar entre 6 e 12 meses.
  • Idade. Idealmente, deve ser utilizada a partir dos dois meses de idade. Consulte as instruções de cada coleira para confirmar a idade em que pode administrar a coleira antiparasitária ao seu cão. Certifique-se de que fica folgada porque, se o cão estiver a crescer, pode acabar por ficar apertada.
  • Tamanho. O tamanho da coleira depende do tamanho do cão, podendo ser de tamanho pequeno, médio ou grande.

Conselhos para escolher uma pipeta antiparasitária para o seu cão

Quer saber como aplicar uma pipeta passo a passo?

A seguir dizemos-lhe passo a passo como aplicar uma pipeta antiparasitária para cães:

  • Pegue na pipeta e certifique-se de que a sua composição está corretamente indicada para o tamanho do seu animal de estimação.
  • Utilize uma tesoura para cortar um pouco na parte superior.
  • Aproxime-se do seu cão e abra o pelo da nuca com uma mão até conseguir ver a sua pele.
  • Aplique o líquido na pele e espalhe o conteúdo em várias aplicações sobre a nuca, o meio do dorso e a base da cauda.
  • Lave as mãos e não toque nessa zona do seu cão até estar completamente seca.

Para se certificar de que a pipeta é 100% eficaz, deve seguir os conselhos abaixo:

  • O cão deve estar seco quando se aplica a pipeta, para que o produto possa penetrar na pele sem dificuldade.
  • Observe e anote o prazo de validade da pipeta e renove a sua aplicação de acordo com as instruções do fabricante.
  • Não dê banho ao seu cão até pelo menos dois dias após a aplicação da pipeta para permitir que o produto fixe bem.

Tenha em atenção que as pipetas são preparadas de acordo com o intervalo de peso dos cães. Por isso, é fundamental que se certifique de que sabe o peso do seu cão antes de a comprar, para que possa adquirir a dose correta para o seu animal de estimação.

Como escolher uma pipeta antiparasitária para cães?

De certeza que agora está a pensar qual é a melhor pipeta para o seu cão. Isso dependerá de:

  • Parasitas de que os quer proteger: pulgas, carraças, mosquitos, piolhos...
  • Peso do seu animal de estimação: Os formatos variam consoante o peso do seu animal de estimação. Um cão pequeno, como um chihuahua, não precisa da mesma quantidade de produto que uma raça gigante, como um São Bernardo.

O spray antiparasitários é o método mais rápido e eficaz quando o cão já está altamente infestado, como vimos na publicação anterior Como desparasitar um cão corretamente?

Os sprays são também muito úteis, pois ter sempre um frasco de spray no seu armário dar-lhe-á tranquilidade no caso de uma "visita surpresa" de um parasita devido ao efeito imediato deste tipo de antiparasitário.

Ao utilizar este tipo de inseticida, as pulgas e as carraças morrem nas primeiras 48 horas e, uma vez mortas, desprendem-se da pele do nosso cão ou podem ser facilmente retiradas. É a opção mais segura para cachorros, já que a maioria dos sprays são indicados para serem utilizados desde os primeiros dias de vida.

Pode parecer um cliché: mais vale prevenir do que remediar. Por isso, verifique o pelo do seu animal de estimação e mantenha sempre a sua higiene e os controlos veterinários.

E, como bónus extra, nesta imagem com um simples relance poderá verificar os prós e contras de cada produto no que toca a eficácia. Aqui está!

Usando produtos específicos que poderá encontrar nas lojas Kiwoko ou em kiwoko.pt e com uma administração periódica, pode evitar o aparecimento dos parasitas.