Quais são os peixes para aquários pequenos?

Nem toda a gente é fanática por peixes grandes, alguns preferem desfrutar da calma que lhes proporcionam os peixes para aquários pequenos. O certo é que uns pequenos peixinhos podem ser uns excelentes animais de estimação e, em alguns casos, não são demasiado difíceis de cuidar, pelo que podem ser perfeitos companheiros marinhos para o seu lar.  

Peixes para aquários pequenos 

Antes de decidir adotar qualquer tipo de peixe, deve informar-se muito bem acerca das suas necessidades. Apesar dos peixes mencionados neste artigo terem em comum o facto de poderem viver confortavelmente em aquários pequenos, também apresentam variações no que diz respeito à alimentação ou ao volume de água que necessitam para viver

Deste modo, alguns peixes precisam de níveis específicos de temperatura, dureza da água e ph, entre outras características. Conhecer todos os cuidados que cada espécie de peixe exige é imprescindível antes de os adquirir. Isto pode parecer um pouco assustador se nunca teve peixes, mas a boa notícia é que todos os peixes para aquários pequenos tendem a ser mais fáceis de cuidar.   

Peixes de água fria para aquários pequenos 

Nem todos os peixes de água fria se adaptam bem aos aquários pequenos, mas existem algumas espécies que sim. É importante ter em conta que as espécies de água fria tendem a ser algo agressivas, pelo que não estão aptas para compartilhar um aquário com qualquer espécie

Tetra enfermeirinha

O Tetra enfermeirinha ou Tetra Nadadeiras Vermelhas é um peixe grande de água fria, mas que pode viver bem num aquário com menos de 57 litros. Precisa de uma temperatura que oscile entre os 18 e 24 graus. 

É um peixe tropical bastante atraente que irá adorar ter no seu lar, apesar de ser um pouco exigente com os seus cuidados. Necessita de coabitar com pelo menos mais seis peixes e ter múltiplos locais no aquário onde se possa esconder. O ideal é que viva num aquário com plantas. 

O melhor destes peixes para aquários pequenos é que são muito pacíficos, pelo que se trata de uma espécie de água fria que pode viver comodamente com outras espécies

Peixe Tanicts

Se o Tetra enfermeirinha não é o que procura, uma melhor opção pode ser o peixe néon chinês. Este peixe de água fria pode viver muito bem num aquário com menos de 38 litros. Precisa de uma temperatura que oscile entre os 15 e os 23 graus, pelo que pode sentir-se bem na temperatura ambiente do lar. Contudo, durante os meses de verão e inverno poderá ser necessário monitorizar a temperatura do aquário.  

As suas medidas oscilam entre os 2,5 e os 4 centímetros, assim será ideal se gosta de peixes pequenos. De facto, é um peixe relativamente comum, pelo que tampouco deverá ser difícil conseguir um.

Para viver bem, precisa da companhia de pelo menos seis peixes e uma corrente de água muito oxigenada

Peixes marinhos para aquários pequenos 

Se não tem a certeza se os peixes de água fria para aquários são para si, talvez lhe interesse conhecer quais são os melhores peixes marinhos para aquários pequenos. Tratam-se de espécies populares em todo o mundo com uma aparência muito agradável.

Peixe-palhaço 

O peixe-palhaço não só é das espécies mais conhecidas do mundo, mas também é uma das mais fáceis de cuidar.  Além disso, a sua forma converte-o num peixe muito lindo que irá adorar.

Peixe-palhaço-percula 

Como alternativa ao peixe-palhaço pode optar pelo peixe-palhaço-percula, uma espécie bastante parecida, mas com cores mais brilhantes. Como acontece com o peixe-palhaço, o peixe percula é muito fácil de manter num aquário de água salgada.  

Peixes limpa-fundos para aquários pequenos 

Um dos aspetos mais importantes relacionados com os cuidados dos peixes é a limpeza do aquário. Um aquário higiénico é indispensável para que os peixes se mantenham em bom estado de saúde.  

Assim, limpar o aquário é sempre uma opção válida, algumas vezes pode ser mais recomendável comprar peixes limpa-fundos. As seguintes espécies são perfeitas para este trabalho

Peixe-gato 

Esta espécie para aquários tropicais pequenos é naturalmente eficiente para limpar aquários, já que se encarrega de percorrer tudo à procura de comida ignorando unicamente os alimentos em estado de decomposição

Peixes pequenos para um aquário 

Existem certas recomendações de peixes pequenos para um aquário cuja principal característica é o seu tamanho ser pequeno. Irá adorar se o mais importante para si for que os peixes sejam pequenos.

Guppy 

Os guppy são peixes muito pequenos que se reproduzem com muita facilidade. Têm necessidades relativas à dureza da água, temperatura e ao ph um pouco exigentes, mas graças ao seu amplo espetro de tolerância, é bom para si enquanto cuidador novato.  Além do mais, é dos peixes mais bonitos que existem. 

loading
Descubra como construir um aquário passo-a-passo aqui! E não perca o post de 20 conselhos para principiantes no mundo dos aquários. Na Kiwoko encontrará tudo o que precisa para os seus peixes , tanto para o seu cuidado como para a manutenção da água.

Etiquetas: