Aquário, 20 conselhos para principiantes

Acaba de comprar o seu primeiro aquário? Damos-lhe as boas-vindas a este mundo apaixonante. Todos os anos se junta um grande número de principiantes à aquariofilia, e muitos deixam-na para trás após uma curta e infrutífera experiência devido a começos inadequados. Como não queremos que isso aconteça, siga estes conselhos e desfrute de um bom passatempo durante muitos anos. Não se arrependerá!

20 conselhos para montar o seu primeiro aquário

Escolher o aquário...

1 Tamanho

Escolha o maior aquário que se possa permitir (é mais fácil mantê-lo à larga). Com um aquário grande conseguirá parâmetros mais estáveis e mais espaço para peixes e plantas. Outra das vantagens de optar por um aquário grande é que, desta forma, os peixes não stressam por viver num lugar lotado. Recomendamos-lhe um mínimo de 80 litros ou que calcule 1 cm de peixe por litro de água, como regra geral.

2 Local

O melhor local para colocar o aquário é uma zona muito utilizada na casa e se veja com frequência -quererá mostrá-lo e reparar rapidamente se algo se passou no mesmo. Por comodidade, coloque-o próximo de uma tomada e, para manter os parâmetros, é melhor que fique afastado de correntes de ar e recuperadores de calor. É importante que esteja bem iluminado para que as plantas façam a fotossíntese e libertem CO2, mas procure que não lhe dê luz direta para que os raios de sol não tenham influência na temperatura final da água. Cuidado com o peso do aquário cheio! Certifique-se de que a superfície onde o coloca é plana, resistente e estável.

3 Filtragem

Segundo o tamanho do seu aquário, escolha (do menor para o maior), entre filtro de tipo mochila, interior ou exterior.

4 Iluminação

Nos aquários de água doce, utilizam-se tubos fluorescentes ou LED de 0,4 W/litro de água e nos de água salgada 0,6 W/litro de água. Se quiser ter mais plantas, precisa de mais potência.

Dúvidas na hora de escolher? É melhor começar com um KIT tudo-em-um que inclua tudo o que é necessário

Aquários

5 Instalar o aquário...

Areia: quando já tiver os filtros e a iluminação, é hora de começar a pensar no fundo do aquário para que fique o mais bonito possível. Coloque a areia, gravilha ou substrato suavemente no fundo e o que sobrar na parte de trás, para criar profundidade.

6 Decoração e plantas

Depois da areia, os elementos decorativos e as plantas que acrescentar, além de embelezar, serviram para proporcionar esconderijos aos peixes, mas sem chegar a sobrecarregar porque terão menos espaço para nadar. No que toca a decoração, é na medida justa e necessária.

7 Água

Para encher o aquário, utilize unicamente água fria, nunca quente, pois contém demasiados iões tóxicos. Deixe que a água saia pela torneira alguns minutos antes de chegar ao aquário ou bidão, em particular de manhã.

8 Condicionamento da água

preste atenção a este passo, pois é fundamental para que os peixes vivam em boas condições. Trate a água com anticloro e condicionadores. Faça funcionar o sistema novo durante vários dias, de preferência mais de 15 dias, realizando os ajustes necessários no aquecimento, iluminação e filtração antes de introduzir os peixes.

9 Níveis

verifique com regularidade o pHkHgHamoníaco, nitritos e nitratos, para ver se estão nos níveis adequados.

10 Mudanças de água

Aproximadamente a cada 10-15 dias realiza-se uma renovação parcial da água, uma mudança de aproximadamente 20% do volume total. Com o tempo, ficará a conhecer melhor qual é o padrão de renovação de água que melhor funciona no seu aquário.

11 Manutenção

Reveja periodicamente o equipamento e tenha de reserva uma seleção adequada de remédios e equipamento de reposição, para responder sem demoras a qualquer emergência.

Já tem tudo preparado? Certifique-se de que tem tudo o que é preciso

accesório peixes

Introdução aos peixes...

12 Escolher peixes

Segundo as características dos peixes, poderá precisar de um aquário em vez de outro. Tenha-o em conta na hora de o escolher, assim como as incompatibilidades entre diferentes raças e habitats preferidos de cada um...

13 Parasitas e doenças

Compre peixes que estejam livres de parasitas, para tal é importante saber se os importadores realizam quarentenas. Compre só peixes de aspeto saudável e ativo: muitas vezes pede-se para os ver comer, sobretudo espécies marinhas, como demonstração de que estão bem aclimatizados e saudáveis, mas isto é perigoso, já que um peixe que coma e imediatamente seja ensacado defecará no saco e deteriorará a qualidade da água rapidamente. Também é boa prática comprar peixes ao meio-dia e introduzi-los no aquário à tarde, para evitar um período longo de exposição stressante aos habitantes já estabelecidos.

14 Transporte a casa

Proteja o peixe do stress da temperatura e da viagem, da loja até casa, levando-o num recipiente isolado escuro, de forma a que, quando o entregarem no seu saquito transparente, convém que tenha preparada uma caixa para que os peixes façam a viagem da forma mais segura e cómoda possível para eles.

15 Colocação dos peixes

Apague as luzes do aquário e faça flutuar o saco sem que se misturem as águas; desta forma, igualará as temperaturas. Após alguns minutos, desate o saco, mas não o fure, e adicione com um copo 25cl de água do aquário no saco. De 10 em 10 minutos, adicione um copo até triplicar o volume de partida. Em seguida, solte o peixe cuidadosamente no tanque, sem introduzir a água do saco no aquário, já que estará deteriorada devido ao transporte.

16 Alimentação dos peixes

Não alimente o peixe no primeiro dia, é melhor esperar pelo dia seguinte. Convém proporcionar pequenas quantidades de cada vez. Evite sobrealimentar a qualquer hora, já que tudo o que não comam em 2-3 minutos tornar-se-á restos e pode piorar a qualidade da água.

Que comida é a melhor para os meus peixes? Encontra-as a todas aqui

alimentaçao peixes

17 Quantidade de peixes

Embora tenha muita vontade de ver o seu aquário cheio de peixes, em circunstância alguma deverá tentar abarrotar um aquário muito menos adquiri-lo assim. Não compre todos os peixes de um aquário de uma só vez. Adquira um terço no começo e vá enchendo o recipiente gradualmente durante as semanas seguintes; isto permitirá ao sistema de filtração adaptar-se gradualmente à população crescente do aquário. Em aquários marinhos, não deve tão pouco atingir o nível máximo de peixes antes dos seis meses da sua aquisição.

18 Costumes dos peixes

Antes de o adquirir, equipare cuidadosamente os peixes com as condições da água. Informe-se sobre os costumes do peixe e sua dieta e certifique-se de que consegue satisfazer adequadamente as suas necessidades. Se não o puder fazer, não compre o peixe.

E, por último...

19 Nunca se permita dar-se por satisfeito

É muito melhor ter tudo controlado graças a uma atenção regular do que ter de retificar desajustes graves por culpa de negligência e falta de atenção.

20 Nunca, mas mesmo nunca, hesite em pedir ajuda

Até pode ser especialista na matéria, mas se nunca tiver tido uma determinada espécie, é pouco provável que esteja mais bem informado sobre a mesma que alguém que já a teve, em especial se tiver tido problemas e os conseguiu resolver.

Agora que já tem uma ideia de como montar o seu primeiro aquário, convidamo-lo a ver as nossas lojas Kiwoko, onde, além de encontrar todo o tipo de aquários e acessórios para peixes, poderá desfrutar de aconselhamento personalizado da nossa equipa de especialistas no setor, para as dúvidas que lhe surjam sobre o tema.