Guppy: conselhos, cuidados e características

 

Nome científico: Poecilia reticulata
Origem: Rios e lagos de baixa corrente na América Central
Esperança média de vida: 2 anos
Cores: erde, azul, vermelho, tigrado
Tamanho: de 2 a 5 cm

O guppy (Poecilia reticulata) também é conhecido como lebistes ou barrigudinho, é uma das espécies de peixes de água doce mais populares, e são muitos os motivos para a sua popularidade. São peixes de cores vivas e divertidas de ver (pode passar horas a admirar a beleza destes pequenos peixes). No entanto, algo que sem dúvida os distingue como espécie é o facto de que são muito mais fáceis de manter que a maior parte das outras espécies.

Recomendações para o cuidado do guppy

Como é o comportamento do guppy?

peixes guppys

São bastante pacíficos, embora há que ter cuidado com os seus acompanhantes, já que tendem a morder as suas grandes e coloridas caudas. Costumam estar a nadar ativamente por todo o aquário. Se um guppy se encontrar parado no fundo do tanque é sinal de que poderá estar doente. Quando se habituam a certos horários para serem alimentados, nadarão até à superfície, sempre que lhe vejam a “pedir’ comida (pedirão mesmo se estiverem com o estômago cheio). Este comportamento significa que associam os seres humanos à comida.

Aquário e manutenção

Como deve ser o aquário dos guppies?

Os guppies são conhecidos pela sua robustez e grande capacidade para se adaptar aos diferentes ambientes, mas se realmente quiser que os seus guppies se sintam confortáveis, há algumas coisas que pode fazer para que o aquário se adapte às suas necessidades exatas. A maneira mais fácil de fazer isso é imitar a atmosfera do seu habitat natural nas águas do rio Amazonas ou dos rios e lagos de toda a América do Sul. Para conseguir esta semelhança, o seu aquário necessita:

  • Boa vegetação.
  • Zonas livres e plantas flutuantes para atenuar a luz.
  • A temperatura do aquário deve ser de 18 a 28 ºC.
  • O pH da água deve oscilar entre 7,0 e 8,0.
  • E a dGH (dureza) de 10 a 25 ºGH.

Os guppies são peixes muito pequenos, mas necessitam de um espaço razoável e terá de se assegurar de que o seu aquário seja grande o suficiente para que possa nadar comodamente (um mínimo de 40 litros).

loading

No que diz respeito à quantidade de guppies, é recomendável 1 guppy por cada 5 litros. Se tiver dúvidas em relação a isso, pode consultar a nossa publicação para calcular quantos peixes cabem no seu aquário. O ponto fraco destes peixes é o sulfato de cobre (uma substância que se utiliza para eliminar caracóis no aquário), esta substância pode causar graves problemas para eles, inclusivamente a morte.

Alimentação

O que comem os guppies?

O mais delicado para manter os guppies é a alimentação. São omnívoros, alimentam-se de comida congelada, comida em copos ou escamas e comida liofilizada.

Entre os alimentos vivos ou liofilizados mais populares e adequados para os guppies há o camarão salgado, a dáfnia e as larvas de mosquitos. Alimente os seus guppies só uma ou duas vezes ao dia em pequenas quantidades. Nesta publicação contamos-lhe quantas vezes deve alimentar os seus peixes e com que quantidade.

Sobretudo é importante não os sobrealimentar porque pode bloquear os seus intestinos e a comida que for ingerida pode contaminar a água.

loading

Reprodução

Como é a cria dos guppies?

Os guppies têm uma capacidade reprodutora extraordinária, pelo que terá de tomar uma decisão para que convivam no aquário:

  • Se não tiver a intenção de criar guppies no seu aquário, deve optar unicamente por machos ou fêmeas (os machos costumam ser mais coloridos que as fêmeas).
  • Pelo contrário, se decidir manter ambos os sexos, para que as fêmeas não stressem demasiado, a proporção de machos e de fêmeas deveria ser um macho por cada três fêmeas.

Os guppies alcançam a maturidade sexual aos 3 meses de idade. Nas fêmeas que estão em gestação, pode observar-se uma mancha negra na parte posterior e, à medida que a mancha for ficando maior e escurecer, vai-se aproximando o momento do parto. Convém separar os alevins noutro aquário após nascerem para evitar que sejam comidos, até que alcancem um tamanho superior à boca dos peixes com que irão partilhar o aquário.

Agora já sabe um pouco mais sobre estes peixes. Está animado para os ter no seu aquário? Acredita que estariam melhor num aquário maior? Deveria instalar algumas plantas para que estejam mais a gosto? Já sabe que qualquer coisa que precise para o cuidado dos seus guppies pode encontrar nas nossas lojas Kiwoko ou na nossa web www.kiwoko.pt.



Etiquetas: