Instalação e manutenção de um aquário tropical de água doce

A aquariofilia é um passatempo excitante e gratificante, e um aquário tropical de água doce pode oferecer uma janela para um mundo subaquático exótico em sua casa. No entanto, para manter corretamente este ecossistema e garantir a saúde dos seus peixes tropicais, é essencial compreender como montar e manter corretamente o seu aquário.

Recomendações para a instalação de um aquário tropical de água doce

Se está a pensar em ter um aquário tropical de água doce, de certeza que já lhe vieram à cabeça várias perguntas: De que aquário preciso? Como o monto? Qual a sua manutenção? Pode parecer muito complicado, mas com estas recomendações, poderá montá-lo e mantê-lo corretamente, sem necessidade de muitas dores de cabeça.

Antes de instalar o aquário

Antes de montar o seu novo aquário, deve considerar o tipo de aquário que pretende. Pode montá-lo você mesmo, peça por peça, ou pode comprar um que contenha tudo o que precisa para o seu aquário de água doce.

A primeira coisa a verificar é se o aquário não tem quaisquer defeitos estruturais, tais como juntas de vidro deficientes, fissuras, peças em falta, etc. E que os dispositivos elétricos, como o filtro, a iluminação e o aquecedor, estão ligados e a funcionar corretamente.

Muito importante! Deve testar o termoaquecedor num recipiente com água e certificar-se de que está completamente tapado, para evitar queimaduras e danos no aparelho.

Por outro lado, tem de lavar bem toda a decoração e substrato que vai introduzir no aquário com água corrente, sem qualquer tipo de detergente ou produto de limpeza. Não ferva nenhum elemento decorativo ou cascalho, pois isso pode afetar a saúde do ecossistema.

Onde colocar o aquário?

Outro passo muito importante a seguir antes de começar a instalação é saber onde deve colocar um aquário tropical de água doce, aqui ficam algumas dicas!

  • Um local calmo e afastado de portas ou janelas (distância mínima recomendada de 200 cm), para evitar pancadas e quebras.
  • Evite os radiadores de aquecimento ou as correntes de ar dos aparelhos de ar condicionado, caso contrário a temperatura da água do seu aquário e, portanto, de todo o ecossistema, pode ser afetada.
  • Nunca em frente de uma vitrina, de uma janela ou sob a luz direta do sol.
  • O ideal é ter uma tomada ou um ponto de eletricidade por perto para poder instalar todos os aparelhos de que o aquário necessita.
  • O solo deve ser resistente e regular.
  • Não é aconselhável colocar os aquários nos quartos ou na cozinha.

Passos a seguir para a instalação de um aquário tropical de água doce

Quando tiver todos os materiais e um bom local para o seu aquário, tem de seguir as recomendações abaixo para montar o seu aquário tropical de água doce:

Passo 1: Coloque o aquário sobre a mesa.

Antes de mais, verifique se a mesa ou estrutura onde o aquário vai ser colocado suporta o peso. O ideal é utilizar uma mesa específica para aquários, pois são concebidas para suportar o peso total do aquário, da água e da decoração. Depois de ter verificado todos os pontos acima, é o momento ideal para colocar o seu aquário tropical de água doce sobre a mesa.

loading

Passo 2: Adicione o substrato

O substrato para aquários de água doce é um sedimento que serve de base às plantas naturais, sendo por isso perfeito para um aquário tropical. Deve adicionar o substrato e espalhá-lo bem por toda a superfície do aquário.

Idealmente, deve ter uma camada de 2 a 3 cm de espessura no lado visível do aquário e de 4 a 6 cm de espessura no lado de trás. Assim, melhora a perspetiva do aquário e dá uma sensação de profundidade.

loading

Passo 3. Coloque o equipamento de filtragem

Deve colocar o equipamento de filtragem no interior do seu aquário tropical de água doce. Existem 3 tipos de filtros:

  • Filtros internos: Todo o equipamento está submerso no interior do aquário e são os mais comuns. O seu poder de filtragem e de limpeza é reduzido.
  • Filtro em cascata ou de mochila: Estes aparelhos são pendurados num dos painéis exteriores do aquário. O seu poder de limpeza é bom e ocupam pouco volume dentro do aquário, permitindo mais espaço para os peixes tropicais no aquário. São de fácil manutenção e podem ser ruidosos.
  • Filtros externos: São equipamentos de filtragem que se encontram no exterior do aquário, normalmente por baixo das urnas. Têm um grande poder de limpeza e filtragem devido ao seu grande volume, reduzindo assim as tarefas de limpeza do aquário. São muito fáceis de manter e muito silenciosos. Como têm um grande poder de filtragem, permitem-nos ter uma maior saturação de peixes e outros organismos no aquário. São os mais recomendados.
loading

É aconselhável deixar um espaço entre o equipamento de filtragem (2 a 4 cm) e o vidro do aquário. Assim, evita que os peixes pequenos fiquem presos. Antes de ligar o aparelho de filtragem, deve encher o aquário e o filtro com água, para que este funcione melhor. Siga sempre as recomendações do fabricante.

Passo 4. Localize o termo-aquecedor

Deve colocar o aquecedor numa zona que receba movimento de água ou paralelamente à entrada de água do filtro (lembre-se de deixar 3 ou 4 cm) e regular a temperatura do aparelho entre 24 e 26 Cº. Não ligue o aparelho até que o aquário esteja cheio de água e tenham passado 10 minutos. E, claro, siga sempre as instruções do fabricante.

loading

Passo 5: Insira a decoração

Ao acrescentar a decoração do aquário, recomendamos que inclua plantas aquáticas naturais, rochas, raízes e objetos decorativos inertes, tais como: barcos afundados, figuras, etc. É importante que deixe espaços livres no aquário para que os peixes tropicais de água doce possam nadar confortavelmente e que estabeleça outros locais um pouco mais reservados para que eles se possam refugiar.

Passo 6. Encha o aquário

Para encher o aquário com água, pode usar água da torneira com cuidado e usar um recipiente tipo taça para verter a água, a fim de evitar o movimento do substrato e da decoração. Encha o aquário com água até à linha de nível máximo. Se o aquário não tiver uma linha de nível, enche até 4 cm antes de a água transbordar.

Tratamento da água

Uma vez montado o seu aquário tropical de água doce, deve aplicar os tratamentos de água adequados para manter o ecossistema em condições ótimas. Para isso, deve utilizar:

Condicionadores de água

A primeira coisa que deve utilizar é um condicionador de água. Este produto é utilizado para neutralizar e eliminar o cloro, a cloramina e outros produtos tóxicos. Cada fabricante tem a sua própria dosagem do produto, pelo que deve ler primeiro as instruções de cada produto.

Deve ser sempre utilizado proporcionalmente aos litros de água do aquário.

Um exemplo: Como é que eu calculo o volume de água no aquário? É uma equação simples de executar que precisa de saber: Comprimento x largura x altura em cm e divide-o por 1000 exemplo: 55 x 30 x 34 cm / 1000 = 56 litros
loading

Complexos biológicos (bactérias nitrificantes)

O complexo biológico estimula a filtração biológica e é uma parte importante do ecossistema. Evita que os peixes tropicais de água doce e outros organismos sejam mortos por elevadas concentrações de produtos azotados (amónio, nitritos e nitratos).

Estas bactérias nitrificantes são utilizadas depois de adicionar o condicionador e esperar 30 minutos. Deve aplicá-lo de acordo com a proporção de litros de água do aquário e ler o folheto informativo, pois cada fabricante tem fórmulas e concentrações diferentes.

O ciclo do aquário

O último passo para realizar a instalação correta do seu aquário tropical de água doce é o ciclo ou maturação do ecossistema, que é essencial para que o ecossistema que está a construir passe por diferentes etapas antes de colocar os peixes. A seguir, detalhamos todos os passos que deve seguir para amadurecer o ecossistema.

  • Primeiro passo. Recomenda-se a utilização de condicionadores de água e complexos biológicos que estimulem o crescimento de organismos na água do aquário.
  • Segundo passo. No dia do enchimento, é importante introduzir algumas plantas aquáticas. Elas fornecem matéria orgânica e diferentes organismos que ajudam o ciclo do aquário.
  • Terceiro passo. Teste a água do aquário a cada 48 horas durante as primeiras 3 semanas, para saber como o ecossistema está a amadurecer é importante testar: pH, KH, NH3/NH4, NO2 e NO3. Depois de 3 semanas pode testar a água uma vez por semana (desde que não haja problemas no ciclo de maturação).
  • Quarto passo. Após 5 a 7 dias e se os níveis de pH, KH, forem ótimos e (NH3/NH4, NO2 forem baixos e não tóxicos). Introduza 1 a 3 peixes de tamanho médio das seguintes variedades: Platys, Mollys ou Corydoras aeneus. Estas espécies são resistentes. A introdução de peixes vai estimular o crescimento das colónias biológicas, e é importante não sobrealimentar os peixes, que comem em menos de 1 minuto, o que sobrar deve ser retirado.
  • Quinto passo. Após a introdução do primeiro peixe, espere pelo menos 10 dias antes de introduzir mais habitantes. E teste a água regularmente a cada 48 horas. Introduza os peixes apenas quando a água estiver em condições ótimas e em pequenos grupos.
  • Sexto passo. Efetue mudanças parciais de água de 10-15% todas as semanas.

Recomendamos que dê uma vista de olhos ao nosso artigo "Como baixar o pH do meu aquário".

Aclimatação dos peixes

A aclimatação é essencial para garantir a saúde e reduzir o stress dos peixes. Por isso, deve seguir estes passos para uma correta aclimatação dos peixes tropicais de água doce:

  1. Desligue a iluminação do aquário e retire um pouco de água para evitar derrames quando introduzir sacos ou sacos de peixe.
  2. Faça uma marca ao nível da água no saco. Pode usar uma caneta hidrográfica para fazer a marca de nível.
  3. Deixe o(s) saco(s) flutuar na água do aquário durante 20 minutos.
  4. Abra o(s) saco(s) na parte de cima, onde está o nó, e enrole-o(s) 3 ou 4 vezes para evitar que se afunde. Pode também utilizar um par de molas da roupa para agarrar o perímetro do aquário. É importante que o saco fique aberto na parte superior e não se afunde.
  5. Quando o saco estiver aberto e a flutuar, adicione água do aquário (entre 50 ml e 80 ml) ao saco e espere 3 minutos antes de repetir o processo. Volte a encher o saco com água do aquário até duplicar a quantidade inicial onde se encontra a marca de nível.
  6. Retire os peixes, um de cada vez, com uma rede, tendo muito cuidado para evitar ferir os peixes.
  7. Quando todos os peixes tiverem sido retirados, a água do saco deve ser despejada na sanita. Nunca use esta água no aquário.
  8. Deixe as luzes apagadas durante pelo menos uma hora após a aclimatação.
  9. Não alimente os peixes até, pelo menos, 8 horas após a sua libertação no aquário. Os peixes normalmente não comem após um período de aclimatação e a comida não é consumida e decompõe-se, afetando a qualidade da água do aquário.
loading

Manutenção e cuidados

Depois de ter o seu aquário tropical de água doce montado, tratado e com os peixes lá dentro, tem de saber como manter um aquário.

Manutenção diária

Para a manutenção adequada de um aquário, deve ter em atenção os seguintes aspetos diariamente:

  • Ligue e desligue a iluminação. Recomendamos que utilize um temporizador.
  • Alimente os seus peixes pelo menos duas vezes por dia. Evite alimentar os peixes quando a luz está apagada.
  • Verifique se o filtro e o  termo-aquecedor  estão a funcionar. Estes dispositivos devem estar a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Observe o termómetro e verifique se a temperatura da água está entre 24 e 26ºC para os aquários tropicais.
  • Retire do aquário as plantas ou os peixes mortos, se existirem.

Manutenção semanal

Uma vez por semana, cuide da manutenção da água do aquário desta forma:

  • Limpe o aquário e os cristais internos (algas e outros).
  • Analise a qualidade físico-química da água: pH, KH, NO2 e NO3.
  • Altere parcialmente a água em 10-15%. Pode ser usado para aspirar o fundo do aquário e remover o excesso de matéria orgânica.
  • A água utilizada para o reabastecimento deve ser pré-condicionada e deve estar à mesma temperatura que a água do aquário para evitar o stress e doenças nos peixes.
  • Adicione semanalmente complexos biológicos: Estes produtos estimulam a ação biológica do ecossistema e mantêm a água em condições ótimas.
  • Pode as plantas se elas precisarem.

Manutenção mensal

Pelo menos uma vez por mês, terá de fazer o seguinte:

  • Limpe o equipamento de filtragem. É importante limpar as cargas filtrantes com água proveniente do próprio aquário e evitar produtos químicos como sabão, lixívia e outros.
  • Substituição das cargas filtrantes. Evite substituir todas as cargas filtrantes no mesmo dia e substitua-as gradualmente com intervalos de 2 a 4 semanas para evitar a perda da população biológica.
  • Se existirem lâmpadas fluorescentes, verifique quando foram instaladas (a duração máxima é de 12 meses).

Outros cuidados e curiosidades

O aquário é um ecossistema fechado e o número de habitantes (desde peixes, plantas, invertebrados e outras criaturas) deve ser tido em consideração. Por conseguinte, não deve sobrecarregar a população e proporcionar-lhes um local ideal para se desenvolverem. Se seguir à risca as instruções dadas neste texto, terá a certeza de conseguir um aquário estável e saudável.

Equipamento necessário para um aquário tropical de água doce

Por fim, gostaríamos de relembrar algumas coisas que, se compradas antes de chegar a casa, facilitarão a montagem e a manutenção do seu novo aquário.

Chegada a casa (básicos)

  • Alimentos secos/congelados
  • Substrato para plantas
  • Areia / cascalho
  • Condicionador de água
  • Complexo biológico (bactérias para o ciclo da água)
  • Salabre / Rede
  • Adubo para plantas
  • Decoração (pedras, troncos...)
  • Plantas
  • Aquecedor
  • Filtro
  • Termómetro
  • Ecrã de luz

Saúde

  • Líquido para a água do aquário
  • Vitaminas para peixes
  • Diferentes tipos de alimentos
  • Teste de PH
  • Teste GH (dureza total)
  • Teste de NH3 / NH4 (amoníaco / amónio)
  • Teste de NO2 (nitrito)
  • Teste de NO3 (nitrato)
  • Teste FE (ferro)

Higiene

  • Íman de limpeza
  • Sifão de limpeza
  • Limpador de tubos

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt