Como montar um aquário ideal para um peixe Betta?

O peixe Betta ou lutador do Sião é uma espécie de peixe de água doce que é perfeita para aquários de peixes domésticos.

Oriunda do Sudeste Asiático, esta espécie exótica tem um sistema de respiração dupla que a obriga a retirar a cabeça da água e a apanhar ar, pelo que necessita de estar num local com características muito específicas.

8 Coisas que o aquário do meu peixe betta precisa

Existe uma vasta seleção de aquários para este tipo de espécie, mas, se tiver um único peixe Betta, recomendamos ter um recipiente que contenha cerca de 3 ou 4 litros de água.

É a partir desta quantidade de água que o animal se sentirá confortável.

loading

Depois de ter escolhido o tipo de aquário para o seu peixe, recomenda-se que acrescente os seguintes acessórios:

1º Termo-aquecedor

Ao contrário de outras espécies de peixes, os Betta precisam de ter uma temperatura constante no aquário, por isso se a temperatura ambiente na área onde vive for inferior a 23 graus Celsius, é necessário utilizar um termo-aquecedor que regulará a água e a levará a cerca de 26 graus Celsius.

Além disso, recomenda-se a inserção de um termómetro para verificar a temperatura caso o seu termo não tenha um.

loading

2ª Rede

Para quando for necessário apanhá-lo ou recolher a sujidade que se acumula no aquário.

3º Cascalho ou areia

Fundamental para manter o pH do seu aquário.

loading

4º Plantas decorativas

Se tiver iluminação no seu aquário, pode adicionar plantas naturais.

Se não tiver iluminação, recomendamos que opte por plantas artificiais, o que tornará o habitat do seu peixe mais agradável.

loading

5º Brinquedos

Sendo uma espécie de peixe anómala, os Bettas também gostam de se empoleirar em folhas ou redes para facilitar a sua respiração.

loading

6º Espelho para peixes Betta

A fim de apreciar plenamente as barbatanas e a beleza dos seus peixes Betta, há alguns proprietários que introduzem um pequeno espelho. Quando vê o seu reflexo no espelho, vai irritar-se e exibir as suas barbatanas, mas recomendamos que não deixe sempre o espelho no aquário, pois isso fará com que os seus peixes fiquem sob stress constante.

loading

7º Substrato

O substrato é necessário para que as plantas aquáticas naturais possam enraizar-se e crescer de forma ótima.

loading

8º Condicionador de água

Fundamental para tornar a água do aquário adequada à vida aquática, pois remove o cloro, as cloraminas e prepara a água para as condições que o seu peixe betta precisa.

A utilização de um condicionador para a água do seu aquário e de um complexo biológico permitir-lhe-á substituir o período de maturação da água.

loading

Passo a passo para montar o aquário para o seu peixe lutador

Preparar os materiais

Uma das primeiras coisas a fazer é enxaguar o cascalho. Normalmente o areão tem algum pó e não é recomendado que entre em contacto com o seu peixe.

Para o fazer pode utilizar um coador e enxaguar até que a água fique límpida.

Para além de ter uma função decorativa, o cascalho também nos ajuda a criar colónias biológicas que servirão para estabilizar todo o ciclo do azoto e manter uma melhor qualidade da água.

Introduza os materiais

Acrescentar plantas ornamentais que ajudarão a estabilizar a qualidade da água.

Incorpora o termoregulador para manter a temperatura do seu aquário sempre sob controlo e o sistema de iluminação no caso de ter decidido introduzir plantas naturais.

Acrescentar a água

Introduzir gradualmente a água previamente condicionada no seu aquário até estar cerca de metade cheia.

Para preencher o resto do espaço livre, recomendamos que utilize a água do saco em que o seu peixe Betta entrou. Desta forma, garante que o seu pequeno biótopo tem o pH certo para o desenvolvimento do seu peixe.

Para o fazer, desfaça o elástico que ata o saco, abra-o e despeje-o pouco a pouco no seu aquário para que não ocorra um choque térmico repentino. Depois de ter adicionado a maior parte da água no saco, pode utilizar a rede para adicionar cuidadosamente o seu pequeno Betta.

Coloque a tampa no seu aquário

Os peixes Betta são também conhecidos como peixes lutadores e são grandes saltadores. Para evitar que saltem do seu aquário, não se esqueça de colocar a tampa.

Próximos passos para montar o aquário

Quando o seu peixe Betta estiver na sua nova casa, recomendamos que espere pelo menos 24 horas para o alimentar.

Comece com três ou quatro granulados todos os dias (de preferência de manhã). Pode usar a rede para remover quaisquer restos que o seu Betta não tenha comido para manter o aquário limpo e livre de sujidade.

Quanto à luz do aquário, recomendamos que a mantenha acesa durante cerca de oito horas por dia. Para se lembrar de o desligar, pode usar temporizadores.

loading

Manutenção do aquário para o betta splender

Este tipo de peixe não necessita de um sistema de filtragem dispendioso e pode ser substituído por mudanças de água. Para eliminar fugas, terá de estar vigilante e realizar as mudanças de água apropriadas.

Durante as primeiras seis semanas, terá de trocar metade da água do aquário por água nova (anteriormente condicionada). Repetir esta operação cerca de duas vezes por semana.

Após seis semanas, só se pode fazer uma mudança por semana.

Para ajudar a manter o aquário limpo, pode introduzir caracóis zebra que também farão companhia ao seu Betta.

Finalmente, os peixes betta são peixes solitários e territoriais, por isso não se preocupe em encontrar um companheiro para eles, pois podem viver perfeitamente bem sozinhos para o resto das suas vidas.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,