Os corydoras

É um peixe de água doce, conhecido como “limpa-plantas” ou “limpa-vidro”, que pertencem à ordem siluriformes. 

Outra característica a destacar é que os corydoras são muito resistentes, chegando inclusive a adaptar-se a aquários com pouco oxigénio. E mais, não têm problemas para se adaptarem a um aquário comunitário, tendo em conta que além de serem gregários, ocupam a parte baixa do mesmo e não têm a necessidade de competir contra outras espécies pelo espaço.  

Precisamente no fundo do aquário é onde se realiza uma importante função para o aquário: a de limpeza e manutenção. Para isso, consomem restos de comida. Contudo é fundamental prestar atenção a um detalhe: necessitam de viver com um cardume. Desta forma, ao viver com outros exemplares mantêm-se ativos e não ficam doentes por causa do stress.  

Tipos de corydoras

Existem diferentes espécies dentro do género dos corydoras, à volta de umas 150, embora estes sejam os tipos mais representativos dos corydoras:

Paleatus

O corydora paleatus, também chamado de corydora pimenta, possui um corpo em forma triangular cuja parte ventral é plana e cuja parte dorsal é convexa. Alcança uma longitude de 6 cm nos machos e de 7 centímetros no caso das fêmeas.

De igual forma, cabe destacar que a cor do seu corpo é cinza escuro, com manchas irregulares em tons metálicos ou verdes que podem ser confundidos com bandas. 

O corydora paleatus, também conhecido como corydora pimenta, é um peixe gregário, quer dizer, que vive em comunidade, além de pacífico. De facto, geralmente dá-se bem com peixes amazónicos. 

No que diz respeito à sua reprodução, o corydora paleatus, que é um peixe ovíparo, é também uma das espécies mais fáceis de reproduzir. Chegam a viver mais de 25 anos em cativeiro!

E, por outro lado, falamos de um peixe omnívoro, de modo que pode ser alimentado com qualquer substância orgânica, seja vegetal ou animal, como as larvas de mosquito.

Albina

É a variante albina do corydora aeneus, uma das espécies de peixe mais frequentes nos aquários de água doce. A corydora albina foi selecionada pelos criadores, distinguindo-se por ter barbatanas dorsais alongadas, entre outras características.  

Continue a ler de modo a conhecer mais detalhes sobre o corydora.

Bronze

Também conhecido como o limpa planta, o corydora aeneus é um peixe com o dorso arqueado e fileiras de placas ósseas nas laterais em vez de escamas.

Outra característica do seu corpo é a sua cabeça curta e compacta enquanto que os seus olhos se distinguem por ser grandes e móveis. E quanto à sua mandíbula, a parte inferior conta com uma série de barbilhos, órgão sensorial com o qual localiza o alimento.

Cabe destacar também que pode alcançar um tamanho de entre 4 e 7 centímetros, tendo em conta que a fêmea é maior e mais comprida que o macho. A sua principal cor é o castanho com tons que vão desde o amarelo ao vermelho e a sua esperança de vida chega aos 10 anos de idade.  

Leopardo

O corydora julii é popularmente conhecido como corydora leopardo. A sua principal característica física é que a sua cabeça é maior que o resto do corpo, o qual se vai estreitando até chegar à cauda. 

De igual forma, o corydora aeneus dispõe de placas ósseas em vez de escamas, além de uma série de barbilhos na mandíbula superior, aos quais se deve prestar atenção já que podem sofrer de uma infeção bacteriana que pode chegar à necrose. Trata-se de um peixe que é capaz de mover os olhos.  

Por sua vez, a cor do seu corpo é grisalho de modo geral, incluindo manchas escuras, longas e irregulares. Finalmente, chegam a alcançar os 5,5 centímetros de longitude e os 10 ou 12 anos de idade.

Lembre-se que nas lojas Kiwoko e também em kiwoko.pt encontrará todos os produtos que necessita para cuidar do seu corydora, seja do tipo que for.  
loading
Etiquetas: