Íctio em peixes de aquário

Os peixes de aquário são animais de estimação que requerem muito mais cuidado e dedicação do que outros para que estejam saudáveis. Uma má  alimentação ou uma deficiente manutenção das condições do aquário pode fazer com que adoeçam.  

Doença íctio em peixes de aquário 

O íctio, popularmente conhecido como ponto branco, é uma das doenças mais comuns entre os peixes de aquário. É originado a partir de um parasita chamado Ichthyophthirius Multifiliis que afeta principalmente aqueles exemplares mal alimentados, que sofrem de stress e que habitam num aquário sobrelotado onde a água também está em más condições.  Todos estes fatores fazem com que as defesas naturais do peixe baixem, fazendo com que o peixe fique mais propenso a ficar contagiado pelo ictio, a doença que causa este parasita e que se torna muito contagiosa.  

Em que consiste o íctio em peixes? 

Entre os primeiros sintomas que manifesta um peixe contagiado por íctio encontra-se o surgimento de pequenas manchas brancas ao longo da sua pele, sobretudo nas suas guelras, que podem ficar infetadas. 

De igual forma, pode-se observar uma certa hiperatividade no peixe afetado, que nada de forma errática de modo a aliviar os desconfortos que provocam essas manchas brancas da sua pele. Deste modo, é habitual observar que o peixe em questão se esfrega com os diferentes acessórios que dispõe no aquário. 

O tratamento mais comum para fazer frente à doença do ponto branco é aumentar a temperatura do aquário a 27ºC para acelerar o ciclo de vida do parasita. Depois, podem ser administrados os medicamentos recomendados pelo veterinário, tendo em conta as indicações dos especialistas para não intoxicar os peixes.  Contudo, é fundamental complementar este tratamento com uma boa alimentação , para que assim o peixe ou os peixes afetados tenham as suas defesas naturais altas.  

É importante destacar que o tratamento desta doença se aplica sobre o próprio aquário de modo a combater a presença dos parasitas que não se encontram dentro dos peixes, como as formas livres e quistos que permanecem no fundo do aquário.  

Como evitar o ictio nos peixes? 

É importante prestar atenção a determinados fatores de modo a manter os peixes do aquário protegidos contro o contágio do ictio, como por exemplo a manutenção do filtro do aquário, o qual deve ser de qualidade de modo a garantir tanto a oxigenação como a filtragem da água. Não há que esquecer que é importante manter limpa a água do aquário, de modo que devem ser realizadas limpezas rotineiras para se desfazer do excesso de substratos. 

loading

Por outro lado, os aquários costumam vir equipados com um tipo de luz adequada. Contudo, no caso de ser você mesmo a instalar a iluminação, deve consultar qual é a melhor para este tipo de habitat, já que se gerar muito calor pode levar a problemas nas condições de vida dos peixes. 

loading

De igual forma há que escolher bem tanto as algas como o substrato para o aquário. É recomendável que sejam naturais, evitando também os que são demasiado coloridos, tendo em conta que não são saudáveis para os peixes.  

E lembre-se que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.pt pode encontrar todos os produtos que necessita para cuidar dos peixes do seu aquário!
loading
Etiquetas: