Quantos peixes cabem no meu aquário?

Pode dizer-se que praticamente todos os amantes do mundo subaquático observaram o seu aquário e alguma vez se fizeram a mesma pergunta: quantos peixes cabem aqui?

Infelizmente, nem todos os aquários trazem uma folha de instruções da média de peixes que podem chegar a ter. Como resultado, muitos proprietários inconscientemente introduzem mais peixes do que o devido, às vezes com um resultado desastroso.

Então: como se pode saber quantos peixes pode manter dentro de um aquário? Há uma série de fatores a ter em consideração, assim como vários métodos para calcular os níveis de armazenamento seguro.

A regra do litro de água por cada centímetro de peixe

A regra mais conhecida para calcular quantos peixes pode meter num aquário é a regra do centímetro de peixe por litro de água. Na qual não se pode fiar a 100%, pois o cálculo não tem em conta os seguintes pontos que influenciam no número ótimo de peixes:

  • Plantas aquáticas
  • A iluminação 
  • Tipo de peixe

Pelo que a regra é mais um método orientativo que pode servir-nos para ter uma estimativa do número real.

De seguida, abordaremos uma série de pormenores que também deve ter em conta:

O tamanho e a forma influenciam

Tal como no caso das pessoas, os peixes não são do mesmo tamanho e forma. Por exemplo, não é o mesmo meter num aquário de dez litros dez peixes zebra ou dez peixes-dourados, os peixes maiores produzem mais desperdícios e, como tal, requerem mais volume de água.

Este aquário, por exemplo, tem uma capacidade de 144 litros, pelo que segundo o tamanho e a forma dos peixes, poderá introduzir mais ou menos. Deixe que o aconselhe um especialista da Kiwoko, em caso de dúvidas.

loading

A medida final do peixe adulto

Além disso, os peixes muitas vezes não cresceram totalmente quando chegam a casa pela primeira vez. O pequeno girino que mede 1 mero cm de comprimento hoje, alcançará 5 cm em pouco tempo.

O verdadeiro tamanho do peixe adulto é aquele que deve ser usado no cálculo para estabelecer a média do aquário. Antes de fazer uma compra de qualquer peixe, convém fazer uma pesquisa do tamanho que alcançará quando for adulto.

O sexo dos peixes

Saber o sexo dos peixes é importante, porque se tiver machos e fêmeas, irão reproduzir-se e o volume de peixes multiplicará rapidamente.

Caso tenha o mesmo número de machos e fêmeas e tenham crias, convém instalar uma estação de parto para isolar as crias. E, neste momento, há que ir pensando em montar outro aquário porque se mantiver mais peixes do que o tanque de água suportar, é muito provável que as condições do aquário piorem e ponha em risco a saúde dos seus peixes.

Deixe espaço para o movimento

Os peixes também precisam de espaço para nadar (alguns mais do que outros). Apesar do que vem indicado no papel, na realidade, o tanque pode ser demasiado pequeno para que o peixe se mova comodamente.

Os objetos subtraem litros de água

Outro erro frequente é assumir que o tamanho do aquário é equivalente ao número de litros de água que contém. Um aquário de 40 litros bem munido de decoração com gravilha, rochas e plantas não contém 40 litros de água na realidade: o volume de água é muitas vezes 10-15% menor que o tamanho do tanque.

Se acaba de se iniciar, um aquário médio como este é ideal para se familiarizar com este tipo de questões.

loading

Cálculo da superfície

É um facto que, quanto maior for a superfície da água, maior é a troca de oxigénio, e isso por vezes permite um maior número de peixes. Como tal, a superfície da água afeta diretamente o número de peixes que poderá manter no seu aquário.

Conforme esta outra regra da área da superfície da água, sabemos que se pode armazenar 1 cm de peixe por cada 12 centímetros quadrados de superfície.

No entanto, este cálculo tem muitos dos mesmos defeitos que a regra anterior. Por exemplo:

  • Foi pensado para peixes que são relativamente delgados, o que nem sempre é assim. Se no aquário mantiver peixes de corpo largo, o cálculo deve ser alterado.
  • Também acontece que um aquário que é alto e estreito pode conter o mesmo número de litros que um aquário que seja curto e largo, mas ambos têm áreas de superfície muito diferentes.
  • Utilizando a regra da área superficial, tem de se ter em conta a diferença da forma entre os tanques. A área da superfície calcula-se multiplicando a largura pelo comprimento do tanque.

Assim, tal como antes, a regra da superfície não é perfeita. A sua principal vantagem é que se têm em conta os aquários com uma forma pouco usual.

Então que cálculo utilizo?

Como critério geral para situações normais, a regra de 1 cm de peixe por litro de água funciona adequadamente e é muito fácil de calcular. Se a usar, faça-o sempre com os litros de água líquidos, e tenha em conta o tamanho do peixe adulto assim como a sua forma.

Se o aquário tiver uma forma pouco usual, utilize em vez disso a regra da superfície.

Verifique nesta tabela de forma simples quantos peixes cabem no seu aquário tendo em conta o tipo de peixe, o seu tamanho e peso.

Embora, ao longo da publicação de hoje, tenha ficado claro que não se pode tratar este tema como verdades absolutas. É muito complicado determinar uma fórmula perfeita pela quantidade de variáveis que mencionámos, além de mais algumas como:

  • A alimentação e a nutrição de cada espécie.
  • Proveniência dos peixes.
  • Química da água e sistemas de filtração para o aquário.

No entanto, ainda assim, este gráfico pode ajudá-lo muito na hora de fazer uma estimativa correta e orientá-lo com dados exatos.

Quantos peixes cabem no meu aquário?

Outros fatores a ter em conta

Em qualquer caso, o nosso conselho é jogar pelo seguro e não chegar ao limite de peixes que lhe dê uma regra ou outra.

Muito menos encha o aquário com todos os peixes ao mesmo tempo. Não deve introduzir mais de 25% do volume total de peixes ao mesmo tempo.

E em relação aos excrementos? Uma vez que as fezes são tóxicas, introduzir colónias bacterianas que as eliminem é benéfico. Estas colónias precisam de tempo para se adaptarem às alterações. Ao introduzir poucos peixes de cada vez, as colónias bacterianas dispõem de tempo suficiente para crescer e encarregar-se das toxinas produzidas pelos excrementos dos peixes.

Filtração e controlo do pH

Por último, tenha em conta que a filtração também desempenha um papel importante na quantidade de peixes que o seu aquário aguentará. O ideal é usar um filtro ligeiramente superior ao volume do aquário para garantir que a sua eficácia é a adequada.

Preste atenção também ao controlo do pH, quase todos os peixes de aquário precisam de manter o pH entre 6,8 e 7,2 embora isto seja um dado genérico, porque para cada espécie existe um valor de pH ótimo.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil, lembre-se que para qualquer consulta específica sobre aquários, nas nossas lojas Kiwoko temos uma equipa de especialistas neste setor.




Etiquetas:
,