Quantas vezes tenho de alimentar os peixes no meu aquário?

Tanto se tiver acabado de estrear o aquário como se já estiver há algum tempo no mundo da aquariofilia, gostará de saber se está a alimentar os seus peixes de forma adequada. Algumas pessoas optam por dar-lhes comida uma vez ao dia, outras dão-lhes duas vezes, outras três... quantas vezes por dia dá de comer aos seus peixes? Que quantidade será a acertada? Contamos-lhe nesta publicação.

Quantas vezes devo alimentar os peixes de um aquário?

Na hora de alimentar os nossos peixes, devemos averiguar como o fazem no seu estado selvagem. Isto traduz-se em pequenas doses ao longo do dia. Se não pudermos parar entre quatro a seis vezes para lhes dar doses muito reduzidas, o que faremos será dividi-lo no maior número de vezes que cada um possa ao dia, duas ou três dependendo de cada caso.

Que quantidade de comida devo dar aos peixes de um aquário?

Neste aspeto o conceito é bastante claro: o que forem capazes de comer durante um par de minutos. É muito melhor dar a menos do que a mais.

Como tal, o método que usaremos para nos orientar será depositar uma pitada de comida sobre a água e cronometrar quanto demoram os nossos peixes a terminá-la. Se a comida acabar em menos de dois minutos podemos colocar um nadinha mais. No caso de alimento excessivo, é melhor retirá-lo. É importante que a comida não fique a flutuar nem vá ao fundo porque nada mais faria do que sujar a água ou sobrealimentá-los, algo que não queremos para os nossos peixes.

O que acontece com os peixes de fundo?

Na hora de lhes colocar comida à superfície, se mantivermos as luzes do aquário acesas ajudaremos a que os peixes vejam a comida e a comam (sobretudo quando são alevins), mas se quisermos favorecer os de fundo, podemos apagar a luz (tanto do tanque como da casa), para que o resto dos peixes não a veja e a comida acabe por afundar, deste modo comem-na eles. Embora também existam alimentos especiais para os peixes de fundo que afundam com facilidade.

Há comidas especiais para quando vou de viagem?

Se tiver de se ausentar de casa durante um fim-de-semana, pode deixá-los um bloco especial que só se dissolve quando os peixes o comem e dura três dias.

loading

Se for estar fora uma semana, pode deixar-lhes pastilhas que duram até 14 dias e só se dissolvem quando as comem, não turvam a água e pode ir sem se preocupar com a sua alimentação. Ou, se preferir, pode optar por um comedouro automático que controlará a dose e o tempo em que e administrada a comida.

loading

Esperamos que esta publicação lhe tenha servido de ajuda, lembre-se que nas nossas lojas Kiwoko somos especialistas no setor e encontrará tudo aquilo de que precisa para os seus peixes e o seu aquário.

Etiquetas: