Descubra como limpar as orelhas a um cão

Como sabe, a higiene do nosso cão é uma parte importante dos seus cuidados. As orelhas são uma das partes mais sensíveis do cão e também uma das mais sujas. É importante verificar e cuidar delas de vez em quando, tal como verificamos e cuidamos das nossas unhas, dos canais lacrimais dos olhos ou dos dentes.

Neste artigo, dizemos-lhe como limpar as orelhas a um cão e damos-lhe algumas dicas e ideias sobre como manter as orelhas do seu melhor amigo em perfeitas condições.

Com que frequência devo limpar as orelhas do meu cão?

Cada cão tem necessidades diferentes. O ambiente em que vivem, a temperatura e até o tipo de orelhas que têm podem afetar a frequência com que precisam de ser limpos. Por exemplo, os cães que vivem em zonas rurais precisam de mais higiene, tal como os cães que vivem em locais mais húmidos. Os cães com orelhas compridas e caídas ou com muito pelo nas orelhas também são mais propensos a ter cera nos ouvidos e, por isso, precisam de ser limpos com mais frequência.

Em geral, uma limpeza de orelhas por semana é suficiente para um cão com ouvidos saudáveis. No entanto, se o cão estiver a ser submetido a tratamento veterinário, a orientação adequada será determinada pelo seu veterinário, bem como o produto a utilizar.

Passos para uma limpeza correta

Pode ter limpo as orelhas do seu cão, mas… fê-lo da forma correta? Utilizou os materiais corretos? As más práticas podem danificar as orelhas do nosso melhor amigo peludo, por isso é importante saber como limpar corretamente as orelhas do seu cão.

Passo 1: Materiais necessários

Para limpar as orelhas de um cão, é necessário reunir todos os materiais necessários:

  • Gaze
  • Cotonetes para bebés
  • Soro fisiológico ou limpador ótico
NÃO utilize algodão ou papel para limpar as orelhas do seu cão, pois podem desgastar-se ou partir-se e causar infeções.

Passo 2: Cortar o pelo demasiado comprido

Antes da limpeza, é importante retirar os pelos exteriores das orelhas do seu cão e remover os pelos mortos para que o canal auditivo fique desimpedido. O pelo no interior das orelhas não tem raízes nem terminações nervosas, pelo que a sua remoção não fará mal ao seu cão.

Não se deve cortar todo o pelo, mas apenas o que cresce no início do canal auditivo para evitar a acumulação de cera e humidade.

Passo 3: Aplicar o líquido de limpeza

Existem no mercado produtos especializados para o cuidado dos ouvidos dos cães, como os limpadores de ouvidos para cães.

loading

Para continuar a limpar as orelhas do seu cão, deve humedecer uma gaze com soro fisiológico ou produto de limpeza para os ouvidos.

Alguns produtos de limpeza são aplicados diretamente no ouvido para amolecer a cera; massaje a base do ouvido, espere que atuem e depois limpe com uma gaze seca. Siga as instruções específicas do produto que comprar para limpar corretamente o ouvido.

Passo 4: Limpar a orelha do seu cão

Limpe as orelhas do seu cão, passando suavemente a gaze em todas as dobras exteriores da orelha. Quando a maior parte da sujidade do exterior tiver sido removida, utilize uma gaze recentemente humedecida para limpar as pregas interiores com o dedo.

Se a gaze estiver muito suja, substitua-a por uma nova para continuar a limpeza em vez de esfregar a sujidade que já foi removida.

Importante! Não utilizar a mesma gaze para os dois ouvidos, porque se um ouvido tiver uma infeção, esta será transferida para o outro ouvido.

Passo 5: Repetir o processo, se necessário

Para tornar a limpeza ainda mais completa e eficaz, pode utilizar cotonetes para remover qualquer sujidade que permaneça após a limpeza com a gaze. No entanto, só o faça se o seu cão estiver calmo e disposto a ser limpo, caso contrário, pode causar muitos danos. Os cotonetes para bebés são uma boa escolha porque são mais grossos e mais seguros para o seu companheiro peludo. Permitem-lhe chegar aos locais de difícil acesso que o seu dedo não consegue alcançar.

Nunca introduza o cotonete no canal auditivo interno, pois isso pode causar danos graves no ouvido. É utilizado apenas para uma melhor limpeza entre as pregas auditivas externas.

Passo 6: Secar as orelhas do seu cão

Quando limpar as orelhas do seu cão, lembre-se de as secar com gaze após a limpeza e após cada banho. A humidade é uma das causas mais comuns de otite.

Passo 7: Recompense-o

Limpar as orelhas de um cão pode ser uma tarefa difícil, especialmente se o animal não estiver habituado a fazê-lo.

Por isso, quando terminar, é importante recompensá-lo com um snack para cães, dar-lhe palmadinhas e elogiá-lo por se portar tão bem durante a limpeza.

loading
perguntas frequentes sobre limpeza de ouvidos em cães

Como é que sei se o meu cão tem problemas de ouvidos?

Agora que já sabe como limpar as orelhas de um cão, também é importante saber como reconhecer se o seu amigo tem um problema de ouvidos.

Existem alguns sinais claros que podem ser detetados a olho nu, bastando para isso verificar as orelhas e prestar atenção ao comportamento do seu amigo peludo:

  • Tem os ouvidos irritados, vermelhos, inchados ou inflamados.
  • Tem a sensibilidade aumentada ou dor na zona do ouvido.
  • Coça frequentemente uma ou ambas as orelhas.
  • Esfrega-se no chão, nas paredes ou nos móveis.
  • Sacode-se com demasiada frequência.
  • A cabeça está inclinada para um lado.
  • A cabeça dele treme.

Que mais devo ter em conta ao limpar as orelhas a um cão?

Aproveite este tempo para se certificar de que as suas orelhas não só estão limpas como também saudáveis e que não há sinais de que algo está errado.

  • Cor: Certifique-se de que são cor-de-rosa e não avermelhadas e de que a cera não é demasiado escura.
  • Cerume: Verifica a existência de cera anormal ou em excesso.
  • Cheiro: se cheirar as orelhas dele e elas libertarem um odor desagradável, ele pode ter uma infeção.
  • Dor: Se notar que o seu cão está muito desconfortável ou com dores durante a limpeza, leve-o ao veterinário.

Em suma, limpar as orelhas de um cão pode ser difícil, especialmente se o seu companheiro se mexer muito.

Por isso, se não tiver a certeza se pode fazer a limpeza sozinho, deve visitar um tosquiador de cães para manter as orelhas do seu cão limpas e saudáveis.

Recomendamos também a leitura dos seguintes artigos para obter mais informações sobre a higiene do seu cão:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt