Conselhos de higiene canina: como cortar as unhas dos cães

Já mais do que uma vez se encontrou na situação de cortar as unhas ao seu cão e não saber como abordar o assunto? Hoje explicamos-lhe como o fazer corretamente.

Quando corta as unhas ao seu cão, não o faz só por uma questão estética, também afeta a saúde do seu cão, já que a manutenção correta das unhas evitará que se partam.

Por outro lado, as unhas muito grandes podem atrapalhar a forma de caminhar do seu cão e causar problemas mais graves relacionados com os ossos e as articulações. Como vê, cortar as unhas ao seu cão é mais importante do que pensava, portanto avancemos!

Quando se deve cortar as unhas a um cão?

Embora não haja uma frequência pré-estabelecida, existe um truque para saber se o seu cão precisa de um corte de unhas e é tão simples como escutar os seus passos pela casa. Se ouvir o típico “clin clin clin”, é porque necessita que as corte.

Como cortar as unhas a um cão

Siga estas instruções para cortar as unhas do seu cão e mantê-las em bom estado.

Antes de cortar as unhas do cão

  • Escolha o corta-unhas: Pode ser tipo tesouras ou tipo guilhotina. Os dois funcionam bem mas se o seu cão tiver as unhas demasiado grossas, pode ser difícil se utilizar um tipo guilhotina.
  • Kit corta-unhas: Tenha à mão pó adstringente porque se tiver um acidente e cortar demasiado, o seu cão sangrará e este pó ajuda a estancar a hemorragia. Além disso, se o seu cão não colaborar, deveria acrescentar a este kit uma série de guloseimas e recompensas para o incentivar a colaborar na sessão.
  • Espere até que o seu cão esteja relaxado: Será muito mais fácil cortar as unhas ao seu cão se estiver relaxado ou cansado, os melhores momentos para cortar as unhas do seu cão costumam ser após as refeições ou após ter realizado muito exercício.

loading

Passos para cortar as unhas do seu cão

  1. Primeiro corte: Antes de proceder ao corte, deve identificar onde está o hiponíquio da unha. É muito fácil acertar, pois verá um vaso sanguíneo que termina antes da unha e esse é o seu guia para cortar, nunca corte aí ou o cão começará a sangrar. Se o seu cão tiver as unhas pretas, terá de usar outro método para se orientar ou consultar um profissional.
  2. Cortar as unhas das patas dianteiras: Agarre a pata ao mesmo tempo suave e firmemente. Deve posicionar-se de forma a que a sua mão e a pata estejam voltadas para o mesmo sentido. Evite segurar na pata entre as almofadinhas plantares, porque pode fazer-lhe cócegas e ferir-se ao se sacudir.
  3. Corte as unhas das patas traseiras: Será mais fácil se virar o seu cão de lado sobre uma mesa. Ajude com o seu próprio corpo para que não se mexa.
  4. Observe a forma da unha: Com o corta-unhas, pode cortar a ponta seguindo a linha reta natural da unha. Faça-o sempre de cima para baixo, para não partir a unha, e evite os ângulos muito acentuados.
  5. Continue a cortar pouco a pouco: Faça-o até que a superfície tenha uma forma ovalada, significa que está a chegar ao hiponíquio.
  6. Não se esqueça dos esporões: O exercício diário ajuda a manter as unhas do cão em bom estado e com um comprimento adequado. No entanto, as unhas que não tocam na superfície do solo bem como as unhas que estão mais acima podem precisar de mais cortes que as restantes, para evitar que se tornem demasiado compridas, curvando-se e cravando-se na pele.

Esta infografia irá ajudá-lo a ver como realizar o corte e como não se deve fazer:

como corto as unhas ao meu cao

Esperamos tê-lo ajudado e lembramos que se ainda não se sentir capaz, uma equipa de profissionais terá todo o prazer em atendê-lo num dos nossos salões de beleza Mimo quando toda a situação atual de confinamento passar. Cá o esperamos!

Etiquetas:
,