Mau hálito nos cães: remédios para o combater

Repara que o hálito do seu cão cheira mal?

O mau hálito em cães é um problema comum que pode ser desconfortável quando se interage com o seu animal de estimação.

Embora possa ser causado por uma variedade de factores, como uma má higiene dentária, uma dieta pobre ou uma doença subjacente, é algo que pode ser facilmente tratado.

No artigo de hoje, vamos explorar algumas das razões pelas quais o seu cão tem mau hálito e descobrir o que pode fazer para o combater.

Porque é que o hálito do seu cão cheira mal?

Se está a ler este artigo, é porque deve ter reparado que a boca do seu cão cheira mal ultimamente. Não se preocupe, a halitose canina é um problema comum em cães e pode ser causada por uma série de factores diferentes, incluindo os listados abaixo.

Tártaro

Uma das causas mais comuns de mau hálito em cães é a acumulação de placa bacteriana e tártaro nos dentes e gengivas.

A placa bacteriana é uma substância pegajosa que se forma nos dentes depois de comer e que, se não for removida através de uma limpeza dentária adequada, pode endurecer e eventualmente transformar-se em tártaro. Uma vez formado o tártaro, este pode causar não só mau hálito, mas também doenças dentárias mais graves, como a gengivite e a periodontite.

Problemas de saúde

Para além do tártaro, existem também patologias específicas, como problemas do aparelho digestivo, que podem causar mau hálito no seu cão.

Dieta inadequada

Os cães precisam de uma dieta equilibrada e nutritiva para manter uma boa saúde oral. Se a dieta do seu cão for rica em hidratos de carbono ou pobre em proteínas, pode contribuir para o mau hálito. Invista sempre em alimentos de qualidade para o seu cão.

Idade

Nos cães mais velhos, os problemas de mau hálito são mais comuns, pois tendem a ter problemas dentários e doenças relacionadas com a idade que causam halitose canina.

Em qualquer situação em que detecte que o seu cão tem mau hálito, deve dirigir-se ao veterinário para efectuar os exames necessários e determinar as razões que podem estar na origem deste odor desagradável, e eventualmente efectuar uma limpeza dentária.

Antes de efectuar qualquer uma das seguintes dicas para combater o mau hálito, é importante que vá ao veterinário para efectuar os testes relevantes e determinar o que pode estar a causar a halitose canina.

Conselhos para prevenir o mau hálito

Se quer evitar que o seu cão tenha mau hálito, ou se está a tentar combatê-lo, recomendamos que siga estes conselhos.

Cuidado com a alimentação do seu cão

É muito importante que o seu cão receba uma dieta canina de qualidade, baseada nas suas necessidades nutricionais e de acordo com o seu exercício diário.

A alimentação diária do seu animal de estimação vai provocar uma acumulação de resíduos entre os dentes que, se não for cuidada, pode levar ao aparecimento de tártaro e, consequentemente, à formação de tártaro do mau hálito.

O tamanho da ração que dá ao seu animal de estimação também pode ajudar a remover o tártaro. Se a ração for maior, o seu cão mastigará mais e, por conseguinte, acabará por arrastar o tártaro acumulado.

loading

Cuidados diários

Embora saibamos que não é uma actividade que muitos cães apreciem, escovar os dentes do seu animal diariamente é essencial para eliminar o mau hálito.

Use escovas de dentes para cães e pastas de dentes especiais para eles para evitar o aparecimento de placa bacteriana.

loading

Snacks dentários

Além disso, pode incorporar guloseimas dentárias ou snacks saudáveis especificamente formulados para a saúde dentária do seu animal de estimação para combater e remover a acumulação de tártaro.

No entanto, tenha cuidado, pois estas barras podem ser mais calóricas do que o normal e deve combinar este tipo de alimentos com uma dieta equilibrada para evitar o aumento de peso.

loading

Suplementos anti-tártaro

Existem produtos anti-tártaro que podem ser aplicados directamente na boca ou na tigela de água do seu cão e que eliminam a placa bacteriana quando o cão bebe.

loading

Sprays contra o mau hálito

Há também uma série de sprays específicos para ajudar a eliminar o mau hálito instantaneamente.

Basta abrir suavemente a boca do seu cão e bombear uma vez directamente sobre os dentes e as gengivas.

loading

Brinquedos para mastigar

Uma das opções mais divertidas para combater o mau hálito do seu animal de estimação é oferecer-lhe brinquedos para mastigar para que, enquanto ele brinca, possa eliminar o tártaro e as bactérias das gengivas.

loading

Os donos de animais de estimação assumem frequentemente que o mau hálito é normal nos cães e não prestam atenção a este problema. No entanto, como já referimos, se o mau hálito for persistente no seu animal de estimação, pode ser um sinal de problemas de saúde ou comportamentais mais graves.

Por fim, convidamo-lo a conhecer todos os nossos artigos e produtos para proteger os dentes do seu peludo, a saúde dentária é muito importante e encontrará uma série de snacks para combater as doenças dentárias,

Se tiver alguma dúvida, os nossos especialistas aconselhá-lo-ão, tanto nas lojas Kiwoko como por telefone. E se tiver a certeza do que precisa para o seu animal de estimação, pode fazer a sua encomenda online em Kiwoko.pt, por telefone ou em qualquer uma das nossas lojas, estamos à sua espera!

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt