Qual é o champô mais adequado para o meu cão?

Os nossos cães adoram sair para brincar na rua, no parque, na praia, na floresta, etc. E rebolar-se pela relva e por todo o tipo de superfícies (umas mais limpas do que outras) como a areia, folhas, lama, etc. É natural e muito saudável que brinquem mesmo que se sujem pois, felizmente, um bom banho deixa o seu cão como novo e num estado de felicidade imensa.

A frequência com que deve dar banho ao seu cão é determinada pelo estilo de vida, se é um cão mais ativo ou mais passivo. Se vive no campo ou num apartamento. Se tem pelo comprido ou curto.

Normalmente os animais de pelo comprido costumam precisar de uma lavagem mensal e os de pelo curto podem aguentar mais tempo entre um banho e o outro. O ideal para ficar tranquilo e não lhe causar problemas de pele ou da pelagem é que seja um especialista a determinar qual a frequência do banho.

Uma vez que tenha sido estabelecida a frequência, é hora de procurar o produto mais adequado. Continue a ler para saber qual o champô que mais adequado ao seu animal de estimação.

loading

Tipos de champô para cães

Existem muitas marcas e tipos de champô diferentes. E, tal como se passa connosco, por vezes escolher o mais adequado pode chegar a ser um pouco desconcertante. É fundamental ter em mente que os cães não devem ser lavados com champôs para pessoas, o champô deve ter sido especialmente formulado para eles. Escolher um ou outro varia em função de:

  • A idade do cão
  • O tipo de pelagem
  • As necessidades especiais do animal

Tipos de champô segundo a idade do cão

Champô para cachorros

É muito importante esperar que o período de vacinação acabe (aproximadamente aos 3 meses de idade) para dar ao seu cachorrinho o primeiro banho. Uma vez ultrapassado este período, é natural usarmos um champô diferente para esta etapa do que usaremos quando for um cão adulto. Os champôs para cachorros são preparados com maior suavidade, uma vez que os cães com apenas uns meses têm a pele e o pelo muito mais delicados.

loading

Limpeza a seco para cachorros e cães idosos

Se, no seu caso, o cachorro for tão novo que ainda não o pode molhar ou, pelo contrário, se o seu cão for idoso, existem champôs de limpeza a seco que absorvem o excesso de gordura e eliminam os maus odores.

loading

Tipos de champô segundo a pelagem

Outro aspeto determinante é o tipo de pelo que tem o seu animal, para encontrar um champô específico em função do mesmo:

Champô para cães de pelo curto

No caso dos cães de pelo curto (como o chihuahua ou o dobermann), não têm tantos problemas de emaranhamentos como os cães de pelo comprido, mas ainda assim necessitam de um champô que nutra em profundidade o pelo e mantenha a sua pele saudável.

Champô para cães de pelo comprido

Se o seu cão tiver o pelo comprido, saberá que o importante é desfazer os nós, potenciar o brilho e a suavidade do pelo. Para tal, também é fundamental que na hora de dar banho ao seu cão de pelo comprido lhe aplique o champô com uma cuidadosa massagem para não emaranhar ainda mais do que aquilo que está e não lhe irritar a pele.

Champô para cães de pelo branco

Os cães de pelo branco são os que mais se sujam. O champô específico para cães de pelo branco foi pensado para eliminar as manchas cinzentas e amarelas que se geram normalmente sobre um manto branco, conferindo brilho ao pelo do seu cão sem usar cloro nem substâncias químicas agressivas. A presença de colagénio natural neste tipo de champôs aumenta a proteção da cor e confere um aspeto sedoso e suave à pelagem do seu cão.

loading

Champô para cães de pelo preto

Este produto, além de para cães com manto preto, também funciona bem para cães com o pelo escuro. A sua composição com colagénio natural realça e protege a cor e faz com que a pele do seu cão pareça brilhante, suave e saudável.

Omega-3 para a saúde do pelo

Uma alimentação correcta para cães é fundamental para a qualidade do pelo do nosso amigo. Se o pelo for saudável por dentro, será um indicador da sua saúde. Uma nutrição óptima, adequada e de qualidade é essencial para uma pelagem bonita.

As rações ou suplementos com Ómega 3 darão uma vitalidade extra à pele e a todos os tipos de cor de pelo, escuro, castanho e até branco. Dará brilho, suavidade e sedosidade ao pelo do seu amigo e não deixará de o acariciar!

loading

Tipos de champô segundo as necessidades especiais

Champô hipoalergénico ou dermatológico

O champô hipoalergénico está indicado para cães com pele sensível. Trata-se de um champô muito suave que não deve irritar a pele do seu cão. Ajuda a evitar problemas cutâneos e mantém as várias camadas de pelo limpas. Esta é uma boa opção se o seu cão costumar ter alergias ou irritações da pele. Também é válido para picaduras, eczemas, queda de pelo, pele seca ou caspa. E se o seu cão sofrer de pele muito seca, o ideal é optar por um champô hidratante.

Champô antiparasitário

Um champô antiparasitário como o seu próprio nome indica está indicado para repelir os parasitas. É ideal se o seu cão tiver apanhado pulgas, porque dar-lhe banho com um champô antipulgas mata-as de imediato. Contudo, não convém confundir termos, isto não significa que impeça de as apanhar de novo. O champô antiparasitário é ideal para matar os parasitas, não como prevenção.

loading

Champô calmante

Este tipo de champô é ideal para acalmar e arrefecer a pelagem e a pele. É bom para cães com pele sensível. Está especialmente indicado para o tratamento de picadas, alergias e inflamações.

loading

Champô neutro

Naturalmente, também existe o champô neutro para utilização geral e frequente. É o champô mais versátil pois pode ser usado na maior parte dos cães, no geral os menos exigentes, são géis que cumprem as funções de limpeza e hidratação. Este tipo de champôs neutros estão disponíveis com diferentes aromas e ingredientes.

loading

Por último, se quiser preparar um banho nota dez, pode dar muito jeito ter à mão uma luva com a qual lavar o seu cão, é imprescindível recorrer a uma toalha superabsorvente para o secar (podem chegar a absorver até 1 litro de água) e, para os mais vaidosos, adorarão ser envoltos numa água-de-colónia de fragrâncias naturais após o banho, de forma a que, ao se passearem por toda a casa, vão deixando um agradável aroma.

loading

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,