Como proteger o seu cão de insolações

Infelizmente, durante o verão, os nossos amigos peludos também podem sofrer as consequências das altas temperaturas e sofrer a temida insolação. Neste artigo, damos-lhe as chaves para saber o que fazer no caso de isso acontecer.

Calor e cães: maus companheiros

Para começar, o calor e os cães não são bons aliados. Não se esqueça de que os cães não têm o mesmo sistema de transpiração que os humanos; utilizam a respiração ofegante para regular a temperatura e eliminam o suor através das almofadas das patas. Para além disso, alguns cães são mais propensos à insolação, como os cães braquicefálicos, devido às suas narinas estreitas. Os cachorros e os cães idosos também correm um risco acrescido de insolação devido à falta de controlo do seu sistema termorregulador (cachorros) ou a uma termorregulação deficiente (idosos).  

O que é uma insolação?

A insolação é um excesso de temperatura no corpo, geralmente uma consequência do clima, e pode ocorrer no seu animal de estimação devido à exposição prolongada ao sol, ao esforço físico ou à falta de hidratação. É um dano que se agrava quanto mais se atrasa o tratamento, pelo que é necessário atuar o mais rapidamente possível se for detetado.

Sintomas de insolação em cães

Os sintomas mais comuns de insolação em cães são os seguintes:

  • Ofegante excessivo: O cão precisa de se refrescar mais rapidamente, pelo que, ao ofegar, tenta regular a sua temperatura.
  • Salivação abundante: Quando o animal sofre excesso de calor, bombeia sangue quente para a língua, que, possuindo glândulas salivares, elimina o excesso de temperatura sob a forma de humidade, produzindo uma maior salivação.
  • Tremores: o seu cão pode sofrer deste sintoma acompanhado de desequilíbrio e espasmos. 
  • Ritmo cardíaco acelerado: este sintoma é frequentemente acompanhado por uma respiração rápida e nervosa.
  • Pele e mucosas azuladas: Devido à falta de oxigénio, tanto a pele como as mucosas podem parecer azuladas.
  • Temperatura corporal superior a 42 graus: A temperatura normal de um cão situa-se entre 37,5 e 39 graus. Se o nosso cão acabou de fazer exercício, é provável que atinja os 40 graus. Se for superior a este valor, é motivo de preocupação.

Como ajudar um cão após uma insolação

Em primeiro lugar, é importante sublinhar que não devemos stressar o cão, por isso é importante que nos mantenhamos calmos enquanto o socorremos, mesmo que seja difícil fazê-lo. 

O passo seguinte é, se possível, levá-lo para um local com sombra ou fresco. Se estiver em casa e tiver uma ventoinha, coloque-o perto dela. Não deve baixar a temperatura abruptamente, mas sim gradualmente, caso contrário o animal pode sofrer de hipotermia, uma vez que a sua capacidade de termorregulação será afetada e não será capaz de a controlar normalmente.

Em seguida, pegue numa toalha molhada à temperatura ambiente, nunca gelada, pois mencionámos anteriormente o risco de hipotermia, e coloque-a em todo o corpo do cão, insistindo na cabeça, no pescoço, na barriga e nas patas. Humedeça-lhe também o focinho, pois é provável que esteja seco. À medida que ele recupera, ofereça-lhe água fresca, mas não o obrigue a beber.

Quanto tempo é que um cão demora a recuperar de uma insolação?

O tempo de recuperação após uma insolação dependerá da sua intensidade e gravidade. As consequências podem ser temporárias ou permanentes. Mesmo que estabilize, é possível que haja sequelas dias ou semanas após o incidente, por isso não deve baixar a guarda e é importante que visite um veterinário para que ele possa verificar se o seu cão está bem.  

Quanto tempo dura a insolação nos cães?

A insolação não deve durar mais de 10 minutos. Se durar mais tempo, pode causar graves problemas de saúde ao animal, até mesmo a morte. Se o seu cão não recuperar em 10 minutos com os conselhos que lhe demos, deve levá-lo urgentemente ao veterinário para o ajudar a recuperar. O tratamento precoce é essencial, por isso não hesite em ajudá-lo imediatamente.

Como prevenir a insolação nos cães?

Existem diferentes formas de prevenir a insolação nos cães. Eis algumas dicas:

  • Mantenha sempre o seu cão hidratado: mantenha várias tigelas de água disponíveis. É importante que a água esteja limpa e fresca.
loading
  • Tente passear o seu cão durante as horas mais frescas do dia: Faça o teste dos cinco segundos no asfalto; se não conseguir manter a mão no pavimento durante mais de cinco segundos, é melhor passear o seu cão noutra altura. Caso contrário, os cães podem sofrer queimaduras nas suas almofadas.
  • Brincadeiras na água. Se o seu cão gosta de nadar, invista numa piscina para animais de estimação e em brinquedos flutuantes.
loading
  • Escovar o pelo: esta ação remove o pelo morto e ajuda o cão a regular mais facilmente a temperatura.
  • Não deixe o seu cão fechado no carro. Mesmo que esteja num local onde não esteja diretamente exposto ao calor, a temperatura pode subir até dez graus numa questão de minutos. Nesta publicação, contamos-lhe mais sobre os perigos de deixar o seu cão no carro.
  • Também pode levá-lo a um tosquiador de animais para obter a técnica de tosquia correta para o seu tipo de pelo.

Raças de cães que não suportam o calor

Dado que os cães não lidam bem com o calor, os cachorros ou os cães mais velhos de todas as raças são mais vulneráveis do que os adultos às consequências das temperaturas elevadas. 

Além disso, existem algumas raças de cães que não suportam o calor, como os cães braquicefálicos, ou seja, os que têm o nariz achatado e narinas pequenas. Exemplos disso são os Shih Tzu, os Pugs ou os Bulldogs. As raças provenientes de países frios, como os Samoiedo, os Huskies tibetanos ou os Chow Chows, também não toleram bem o calor.

Por último, se está a planear ir à praia este verão, não perca o seguinte artigo: "Refresque o seu cão com estas dicas e novos acessórios de verão"

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt