Lagarta do pinheiro, um perigo para os cães

Na Primavera, e em quase qualquer altura do ano, deve ter especial cuidado com os insetos, porque, tal como as pessoas, o seu animal de estimação pode ser sensível ao seu veneno.

Na publicação de hoje vamos dar uma vista de olhos a um dos insetos mais comuns e perigosos para animais de estimação que nem todos conhecem: a lagarta do pinheiro.

O que é a lagarta do pinheiro?

A lagarta do pinheiro é um inseto de tipo lepidóptero, ou seja, uma borboleta na sua forma larval. As lagartas do pinheiro são consideradas uma praga e são o inseto desfolhante mais importante das florestas de pinheiros na península ibérica.

Esta espécie caracteriza-se, como o seu nome sugere, por estar ligada uma à outra em fila indiana, formando uma procissão. Fazem-no na sua última fase larval, quando descem das árvores para o solo. À medida que se movem em linha, protegem-se mutuamente dos predadores, protegendo as suas cabeças.

Quando é que aparecem as lagartas do pinheiro?

Esta lagarta é frequentemente encontrada entre os pinheiros de um parque, no campo ou na floresta quando a Primavera se aproxima, e é muito perigosa para os cães!

As lagartas aparecem geralmente em maio e junho, embora com os efeitos das alterações climáticas possam aparecer mais cedo em abril e mesmo em março. Deve, portanto, ter-se cuidado nas florestas de pinheiros e cedros, pois são estes os tipos de árvores onde fazem os seus ninhos, descendo depois em procissão, enterrando-se para completar o seu ciclo e, finalmente, transformando-se em borboletas.

O que é que a lagarta do pinheiro faz aos cães e porque são tão perigosas?

Na fase da lagarta, este inseto está coberto com milhares de pelos altamente urticários que flutuam no ar. Estes pequenos pelos podem causar irritação nos olhos, ouvidos, nariz, garganta e, para pessoas ou animais sensíveis, uma forte reação respiratória alérgica. Assim, embora por vezes falemos da picada da lagarta do pinheiro em cães, não é realmente uma picada (mordida) como tal, o que causa estas perigosas reações alérgicas.

Se vir uma lagarta do pinheiro, é melhor afastar-se; se as pisar, pode fazer flutuar todos esses pelos para cima e provocar uma reação alérgica depois de os inalar. Irá também impregnar o seu chinelo com a substância urticária carregando-a para casa - mais um perigo para o seu animal de estimação.

A toxina presente nos pelos da lagarta pode manter o seu efeito por até um ano após terem sido soprados e levados pelo vento.

Os cães estão muito expostos a este inseto, pois muitas vezes farejam-no ou lambem-no, causando uma reação alérgica grave. Se isto acontecer, deve consultar rapidamente um veterinário, pois a sua vida pode estar em perigo.

Como posso saber se o meu cão foi mordido por uma lagarta do pinheiro?

Aqui estão os sintomas que indicam que o seu cão esteve em contacto com uma lagarta do pinheiro.

Os efeitos são visíveis em minutos. O cão tremerá e tentará arranhar a zona irritada; se lhe tiver dado uma lambidela, a língua inchará.

Em resumo, os sintomas da lagarta do pinheiro em cães são os seguintes:

É necessário ir ao veterinário se o meu cão tiver estado em contacto com uma lagarta do pinheiro?


Absolutamente sim, e ir o mais rapidamente possível ao veterinário mais próximo
. Porque se o seu cão teve a lagarta dentro da sua boca, ou esteve em contacto prolongado com a lagarta do pinheiro, pode ocorrer necrose (morte do tecido) em partes da língua. Também podem ocorrer úlceras no esófago, o que pode levar a asfixia. O tempo de reação dependerá da quantidade de agente de picada e da sensibilidade do animal a esta.

Em casos graves, a toxina da lagarta do pinheiro pode matar o cão em poucas horas.

Como agir no caso de uma picada da lagarta do pinheiro em cães:

  • Antes de mais, use luvas para proteger as suas mãos.
  • Procure quaisquer vestígios de pelos da lagarta ou das suas larvas no pelo do seu cão ou na sua boca.
  • Se achar que foi sugada ou comida, lave a boca com água sem esfregar para não partir pelos na lagarta, caso contrário a toxina pode espalhar-se.
  • Se o contacto tiver estado noutra parte do corpo, também deve ser lavado.
  • Nunca se deve esfregar ou aplicar pressão, pois isto pode piorar a situação.

Estes são os primeiros passos a dar após o seu cão ter sido exposto a uma lagarta do pinheiro, mas uma vez que tenham sido dados, deve consultar imediatamente um veterinário.

Aconselhamo-lo, independentemente da época do ano, a levar sempre uma garrafa portátil para beber nas suas caminhadas, não só para beber, mas também para limpar uma ferida, ou neste caso para evitar a reação das toxinas da lagarta na boca.

loading

Prevenção! Evite caminhar por pinhais

A prevenção é a melhor forma de proteger os cães das perigosas lagartas do pinheiro. Durante a Primavera, evite caminhar por pinhais ou parques onde estes tipos de árvores são abundantes. Isto reduzirá substancialmente as hipóteses do seu melhor amigo entrar em contacto com uma lagarta e colocar a sua saúde em risco.

Escusado será dizer que, se tiver pinheiros em casa, não se esqueça de os fumigar para os impedir que as lagartas façam ninhos e de os verificar frequentemente. Se tiver conhecimento da lagarta do pinheiro no seu município, deve contactar os bombeiros locais para que possam tomar as medidas adequadas.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt