Como cuidar das almofadas do teu cão para evitar queimaduras no verão

As altas temperaturas do verão não só afetam os seres vivos, aumentando o nosso calor e tornando a atmosfera sufocante, como também são sentidas no solo artificial da rua, tais como erva artificial e asfalto. 

Estas temperaturas sufocantes significam que estes pavimentos acabam por queimar, algo que, em princípio, não afeta os seres humanos, mas afeta os animais. Os animais, não usando sapatos, podem queimar as suas almofadas devido à temperatura do solo, que passou o dia inteiro a absorver calor e pode chegar a atingir temperaturas muito superiores às do ambiente.

Saber o melhor momento para levar o teu cão a passear para evitar queimar as almofadas ou, caso contrário, como lidar com uma queimadura nas patas é importante para não colocar a saúde do teu animal de estimação em risco.

Abaixo, damos-te todas as chaves para passear o teu cão durante a época mais quente do ano sem arriscar o bem-estar do teu amigo peludo e cuidando dele como ele merece para que possas desfrutar de todo um verão sem preocupações ou emergências. Desfruta do bom tempo sem qualquer preocupação!

Como evitar as queimaduras nas patas dos cães?

Sabias que as temperaturas do asfalto podem ser perigosas para os cães, mesmo que a temperatura ambiente seja muito agradável? O pavimento pode atingir os 52 graus quando a temperatura ambiente é de 25 graus e, se subir até aos 31 graus, o solo pode atingir os 62 graus. 

Para descobrir se a superfície da estrada é segura para os animais, segue a Regra dos 5 Segundos, que envolve colocar a palma da mão e as costas da mão no asfalto para verificar a temperatura. Se conseguires resistir ao calor emitido durante esse tempo, é seguro para os cães andar sobre ele sem se queimarem, mas se queimares a mão, é melhor esperares que o calor diminua para que possas andar com o teu animal em segurança. 

Para evitar possíveis queimaduras das almofadas dos cães, eles não devem ser passeados durante as horas de maior insolação ou, se tal não for possível, tenta caminhar em áreas sombreadas ou em terreno com relva ou areia. 

Usar botas para cães se as suas patas forem demasiado sensíveis é também uma boa opção para evitar queimar as suas almofadas, bem como molhá-las com água de vez em quando durante o passeio, aproveitando o facto de estares a carregar uma garrafa de água para evitar a desidratação. 

As almofadas dos cachorros são muito mais sensíveis às altas temperaturas, uma vez que ainda são muito delicadas e macias, razão pela qual é necessário estares mais atento ao seu estado ao levá-los a passear. Se vires que é impossível para ele não se queimar, podes levá-lo nos teus braços para um local mais fresco ou à sombra, para que ele possa fazer as suas necessidades sem o perigo de as suas patas sofrerem.

loading

Se eu descobrir uma queimadura na almofada do meu cão, o que faço?

Se notares que, após um passeio, o teu cão começa a coxear ou a lamber compulsivamente a pata, podes ter queimado as suas almofadas. Se a lesão não for demasiado grave, podes tratar a queimadura nas almofadas do teu cão em casa, mas sê sempre muito cuidadoso e gentil.

Para tal, mergulha a pata afetada em água fria e lava-a imediatamente a seguir com água e sabão. Depois, para a desinfetar, utiliza gaze esterilizada com um pouco de iodo diluído com 50% de água. 

Recordamos que este remédio é para casos muito leves, por isso, se a queimadura for grave, é aconselhável levares o teu cão ao veterinário o mais breve possível.  

loading

Dicas para curar a queimadura da almofada de um cão

Para evitar que as almofadas dos cães rachem e seja mais fácil sofrerem de feridas ou queimaduras, existem pomadas hidratantes no mercado para esta zona do animal que ajudam a hidratá-las e a protegê-las. Em alternativa, podes utilizar vaselina, óleo de coco, azeite ou aloé vera. 

Para o impedir de lamber a pata e retirar a pomada ou o remédio, podes enfaixar a extremidade frouxamente e, para o passear, se tiveres uma bota para ele será muito melhor, embora o enfaixamento por si só possa ser bom para ele. 

Agora sabes tudo o que deves ter em mente ao levar o teu cão a passear durante os dias de ondas de calor para evitar que as suas almofadas se queimem. Recordamos-te que, em caso de queimaduras muito graves, leves o teu cão ao veterinário o mais rapidamente possível, que determinará a gravidade da lesão e providenciará o tratamento mais adequado. 

Desfruta de umas férias cheias de emoções na melhor companhia e cuida das suas patas para evitar problemas graves, pondo em prática a Regra dos 5 segundos este verão. Não vão parar de brincar e de se divertir! 

Lembra-te que nas nossas lojas Kiwoko e em kiwoko.com podes encontrar tudo o que precisas para cuidar das almofadas do teu amigo peludo.