Como posso baixar o pH do meu aquário?

A manutenção e limpeza dos aquários é fundamental para garantir um espaço saudável para os peixes e outras espécies viverem. Uma parte importante da saúde destes animais é o estado do seu ecossistema, pelo que a temperatura da água, a dureza e o saneamento influenciam grandemente o estado físico e mental dos peixes.

diferentes valores pelos quais se mede a qualidade da água e, portanto, dos peixes que nela podem viver. Não se trata apenas de água doce ou salgada ou do seu nível de cloro, mas também de pH, GH e KH. Não tem ideia do que isto é? Nesta publicação iremos explicar para que é que cada um deles é utilizado e as medidas específicas que prometem um ambiente seguro para os teus peixes.

PH

Indica se a água é alcalina, neutra ou ácida. É regido por valores de 0 a 14; valores acima de 7 são alcalinos, 7 é neutro e valores abaixo de 7 são ácidos. Num aquário de água doce é recomendado um valor de pH entre 6,6 e 7,6.

Este pH deve ser testado pelo menos uma vez por semana, especialmente se a água tiver de ser mudada. Estes dados podem ser alterados pela dureza da água, GH e KH.

loading

GH e KH

A dureza da água é a concentração de minerais dissolvidos na água do biótopo, principalmente cálcio e magnésio. Há dois testes que indicam a dureza da água do aquário, GH e KH.

loading

O GH é a dureza geral, ou seja, cobre todos os sais dissolvidos na água do aquário. Graças a este GH, a água pode ser classificada em graus de dureza, que equivale uma gota a um grau de GH. A dureza da água é modificada por gotas deste GH, e os graus 0 a 4 indicam água mole, enquanto os graus 5 a 8 indicam água dura. 

KH mede iões de carbonato de cálcio e magnésio, bem como outros minerais. Atua como um tampão para manter o pH estável. A análise semanal destes valores é vital para conhecer os processos básicos a que o biótopo e o peixe são submetidos. 

O pH do meu aquário é demasiado elevado, como posso controlá-lo?

Se o pH de um aquário for demasiado elevado, isto significa que a água é alcalina. O problema é quando os valores de pH são superiores a 7 ou, dependendo da espécie de peixe, 8. 

Para baixar o pH do aquário, há que ter em conta uma série de medidas:

  • Arranja alguns toros de madeira mopani para colocar no fundo do aquário, uma vez que ajudam a baixar o pH da água.
  • Usa turfa como solo.
  • Coloca pedras específicas do aquário em vez de rochas calcárias.
  • Utiliza areia siliciosa.
  • Adiciona alguma água destilada ao aquário, removendo alguma da água anterior. 
  • Insufla o CO2 no aquário.
  • Instala uma unidade de osmose inversa na torneira do aquário.
loading

Dicas para baixar o pH da água do aquário

Tem em mente que se o pH aumentar, o GH também aumentará, pelo que este valor também deve ser reduzido.

Nas nossas lojas podes encontrar muitos produtos concebidos para baixar o pH do aquário, dependendo das necessidades do ecossistema. 

loading

Mesmo assim, há algumas espécies de peixes que são capazes de viver em águas com níveis de pH mais elevados, embora em relação ao GH prefiram viver em águas mais suaves em vez de águas mais duras. Idealmente, estes níveis deveriam ser verificados pelo menos uma vez por semana, mas dependendo da idade do aquário e da água, isto pode ser prolongado, embora não seja aconselhável.  

Dependendo da área onde vive, a água terá certos valores, por isso recomendamos que obtenha espécies de peixes que estejam mais confortáveis na água com valores semelhantes aos da sua área. 

Água mineral pouco mineralizada ou água osmosa são bons remédios para modificar os valores da água mas, a longo prazo, é uma despesa excessiva, pelo que é mais aconselhável utilizar produtos que modifiquem estes valores ou, como acabámos de mencionar, obter espécies mais compatíveis com os valores da água da sua região.  

Estas são todas as dicas que podemos partilhar sobre como baixares o pH do teu aquário. Se ainda não conseguiste alcançar um ecossistema perfeito para a tua espécie, recomendamos que visites um especialista para obter conselhos sobre os cuidados e soluções de que poderás necessitar para manter o teu aquário em condições ótimas. 

Lembra-te que nas lojas Kiwoko e em kiwoko.com encontrarás produtos para aumentar ou baixar o pH do teu aquário. Os teus peixes viverão no ecossistema perfeito