As raças de cães mais friorentas. Aprenda a cuidar delas.

O seu cão treme quando a temperatura cai? Se já teve de colocar um casaco no seu cão no outono, este artigo é para si. Nem todos os cães estão preparados para o tempo frio e, embora muitos cães gostem da neve, outros não a toleram. Hoje, apresentaremos as raças de cães mais friorentas para que possa cuidar delas adequadamente durante os meses mais frios do ano.

Por que é que alguns cães são menos tolerantes ao frio do que outros?

Embora possa parecer que todos os cães estão protegidos pelo seu pelo, na realidade, nem todos têm o mesmo tipo de proteção natural. Algumas raças têm pelos espessos e densos que os protegem do frio, enquanto outras têm pelos curtos e finos ou até mesmo não têm subpelo isolante. Isso torna-os naturalmente friorentos.

Além da pelagem, outros fatores também desempenham um papel importante, tais como:

  • Tamanho e peso: os cães mais pequenos perdem calor corporal mais rapidamente.
  • Gordura corporal: raças de cães magros têm menos «isolamento».
  • Genética: algumas raças são originárias de climas mais quentes e não estão adaptadas ao frio.

Quer saber se o seu cão se enquadra nesta categoria? Continue a ler.

As 10 raças de cães mais friorentas

Chihuahua

Talvez o exemplo mais óbvio de uma raça friorenta. Esta raça mexicana não está adaptada a baixas temperaturas. Os seus corpos pequenos, pelagem curta e baixo teor de gordura corporal fazem com que tremam mesmo dentro de casa. 

Galgo

Sim, apesar do seu tamanho grande e aparência elegante, os galgos têm pele fina e pelo muito curto. 

Além disso, a sua baixa gordura corporal torna-os uma das raças mais sensíveis ao frio. Não é surpresa que usem casacos mesmo quando saem por apenas cinco minutos.

Pinschers miniatura

Outra raça pequena sensível ao frio. A sua aparência «corajosa» não os protege das baixas temperaturas. 

Os Pinschers Miniatura precisam de usar casacos quando saem e preferem ficar debaixo de cobertores em vez de passear no inverno.

Cão de Crista Chinês

Esta raça curiosa, que pode quase não ter pelo, é altamente sensível ao frio. Requer cuidados especiais e muitas vezes precisa de roupas térmicas no inverno... mesmo quando está dentro de casa!

Yorkshire Terrier

Embora os Yorkshire Terriers possam ter pelagem longa, o seu pelo não é espesso nem quente. Portanto, esta raça pequena e ativa sente rapidamente o frio e requer proteção extra no inverno.

Bichon Maltês

O Bichon Maltês é pequeno, adorável e altamente sensível às mudanças de temperatura. A sua pelagem fina e sedosa não retém calor, pelo que podem sentir muito frio no inverno se não forem devidamente protegidos.

Salsicha ou Dachshund

Os seus corpos longos e pelagem curta tornam-nos suscetíveis a temperaturas baixas. Embora sejam muito ativos, os Dachshunds não toleram o frio e normalmente preferem ambientes quentes.

Whippet

Uma raça relacionada prima do galgo, partilhando características semelhantes: constituição esguia, pele fina e pelo curto. Requer proteção contra o frio, especialmente em regiões com baixas temperaturas.

Papillon

Esta raça pequena e ativa não é adequada para climas de inverno. Embora o Papillon tenha pelo ligeiramente mais comprido nas orelhas, isso é insuficiente para protegê-los do frio.

Pomerania

Pode parecer uma bolinha de pelo, mas não se deixe enganar. O seu tamanho pequeno e pelo espesso nem sempre o protegem tão bem quanto se poderia esperar. Na verdade, muitos pomeranias são muito sensíveis ao frio e precisam de ajuda extra para se manterem aquecidos.

Como pode saber se o seu cão está com frio?

Embora tenhamos abordado este assunto com mais detalhes no artigo «Os cães sentem frio? Causas, sintomas e conselhos, existem alguns sinais que podem ajudá-lo a determinar se o seu amigo de quatro patas está com frio:

  • Tremores constantes ou músculos rígidos.
  • Procura abrigo debaixo de cobertores ou perto de uma fonte de calor.
  • Recusa-se a sair ou move-se lentamente quando está ao ar livre.
  • A pele está fria ao tacto (especialmente nas orelhas e patas).

Isto parece-lhe familiar? Então, está na hora de agir.

Dicas para cuidar de cães que não toleram o frio

Como mencionado, os cães que não toleram o frio requerem cuidados especiais durante os meses mais frios. Aqui estão algumas dicas para protegê-los:

Casacos e camisolas: os seus melhores amigos

Nem todas as raças precisam de roupa, mas se o seu animal de estimação é sensível ao frio, os casacos para cães podem fazer a diferença. Escolha modelos confortáveis que não restrinjam os movimentos e cubram bem o peito e as costas.

loading

Se quiser explorar as últimas tendências da moda canina, recomendamos a leitura do nosso artigo «O guia definitivo para roupas de inverno para cães».

Camas quentes e confortáveis

Uma cama para cães macia com um cobertor numa área sem correntes de ar pode tornar-se o seu local favorito. Existem até camas aquecidas ou térmicas disponíveis.

loading

Se não souber qual o tipo a escolher, o nosso artigo «As melhores camas de inverno para cães» irá ajudá-lo. 

Passeios mais curtos (mas mais frequentes)

Evite passeios longos quando o tempo estiver extremamente frio. É melhor fazer vários passeios ao longo do dia para que o seu cão possa fazer as suas necessidades e manter-se ativo sem ficar com muito frio.

Uma dieta adequada

Embora possa não acreditar, garantir que o seu cão esteja bem alimentado durante o inverno é fundamental. Alguns cães friorentos queimam mais calorias para se manterem aquecidos. Portanto, deve alimentá-los com ração de alta qualidade para ajudá-los a repor a energia. 

loading

Não deixe o seu cão sozinho no exterior

Isto pode parecer óbvio, mas ainda acontece, e o tempo frio é particularmente perigoso para a saúde destes cães. As raças sensíveis ao frio devem ficar dentro de casa durante o inverno, especialmente à noite.

cães frioleros

E se o meu cão não for de raça pura?

Ele ainda pode ser sensível ao frio! Não são apenas os cães de raça pura que se enquadram nesta categoria. Qualquer cão com pelo curto, constituição física leve ou estrutura pequena pode precisar de ajuda para suportar o frio. 

Deve observar o seu comportamento e ajustar os cuidados de acordo com as suas necessidades.

Deve habituar o seu cão a usar roupa?

Muitos donos questionam-se se é «natural» que os cães usem roupa. O segredo está no equilíbrio. Se o seu cão tem frio e a roupa o ajuda a sentir-se confortável e feliz, então não há razão para não o deixar usá-la. 

No entanto, certifique-se de que ele se sente confortável e não o force se ele se sentir desconfortável.

Existem tipos de roupa muito confortáveis, como camisolas para cães e até pijamas, se o seu cão também sentir frio dentro de casa. 

loading

Tenha cuidado com mudanças bruscas de temperatura

Os cães friorentos podem ser afetados por mudanças bruscas, como passar de uma casa aquecida para uma rua fria. Para minimizar o impacto:

  • Vista o seu cão com roupa dentro de casa antes de sair.
  • Evite áreas com vento forte ou solo gelado.
  • Reduza os passeios durante condições meteorológicas particularmente adversas.

Em última análise, cuidar de um cão friorento não tem de ser complicado. Com um pouco de atenção e alguns acessórios adequados, pode tornar os dias frios tão confortáveis quanto os dias de verão. 

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas:
,