Chihuahua: conselhos, cuidados e características

Nome: Chihuahua
Origem: México
Esperança média de vida: 15 - 20 anos
Cores: Branco, castanho, preto, tricolor
Pelo: Curto, comprido
Tamanho: Toy, mini
Altura: 15 - 30 cm
Peso: 2 - 4 kg
Temperamento: Fiel, ativo, carinhoso
Necessidades: Atividade física média, escovagens frequentes
Aptidão: Cão de companhia...
Perfeito para: Crianças, vigilância, apartamentos

De olhos e orelhas grandes, o chihuahua é o típico animal de pequeno tamanho que é dono do seu próprio universo e não teme nada, características que fazem dele o animal de estimação mais adequado para algumas pessoas e o menos adequado para outras. Quer saber se é o cão perfeito para si? Continue a ler!

chihuahua

Origem do chihuahua

De onde vem o chihuahua?

O chihuahua levou o nome do estado mexicano de Chihuahua que faz fronteira com o oeste do Texas e do Novo México. As suas origens remontam aos antigos cães techichi dos toltecas cruzados com cães sem pelo procedentes do Oriente. Os historiadores descrevem o techichi como um cão pequeno de ossos pesados com uma pelagem comprida, originário da América Central e definitivamente ligado à civilização toltera próxima da atual Cidade do México. O techichi era maior que o atual chihuahua e era mudo. Os aztecas conquistaram os toltecas e adotaram estes patudos como ícones sagrados das classes altas. A raça foi descoberta na década de 1850 e rapidamente se tornou popular. Foi registada pela primeira vez no American Kennel Club em 1904.

Carácter e comportamento do chihuahua

Como é o chihuahua?

tímidos e temerosos ou corajosos e extrovertidos, mas todos os chihuahuas são muito leais com as pessoas e gostam de ser o centro das atenções. O seu pequeno tamanho faz com que muitos aspetos fiquem facilitados, como as deslocações: encaixam muito bem nas bolsas para cães ideais para um trajeto curto de avião ou de carro, e desfrutam com alegria as viagens. Em casa, o chihuahua é curioso e travesso. Sem limites de disciplina, o pequeno poderia decorar toda a casa com um rolo de papel higiénico, fazer confettis com as cartas do correio ou tornar-se dono da sua cama ou sofá favorito. Embora o chihuahua seja de um tamanho pequeno, pode acabar por se tornar no dono da casa, uma vez que é um manipulador nato e subtil. Os chihuahuas têm uma atração especial por outros cães da mesma raça e um desagrado natural por os cães de outras raças. Assim sendo, se quiser ter mais do que um cão em casa, convém tentar que sejam todos chihuahuas. Se já tiver um cão de outra raça, pense seriamente antes de levar um chihuahua para casa. Alguns têm fama de serem bastante antipáticos com estranhos, mas isto deve-se normalmente ao facto de serem hiperprotetores dos seus donos.

Saúde e cuidados a ter com o chihuahua

Como cuidar de um chihuahua?

O chihuahua é o cão perfeito para a vida citadina e pode viver num apartamento pequeno. Não obstante, devido à sua personalidade inquieta e nervosa, deve sair para passear pelo menos duas vezes por dia e brincar dentro de casa.Os cães desta raça e, sobretudo, os chihuahuas de pelo curto não suportam bem o frio, pelo que é aconselhável comprar-lhe roupa como um casaco para o inverno.

Se não quiser que o chihuahua seja o dono e senhor da sua casa, não deve mimá-lo em excesso ou ganhará confiança muito rapidamente. Trata-se de uma raça de grande longevidade, costumando chegar aos 16 anos ou mais. No entanto, podem ver-se afetados por algumas doenças genéticas. Tal como a maior parte das raças toy, o chihuahua é suscetível de sofrer de lesões na bacia, causadas pela fragilidade das articulações, e fraturas. Por este motivo, não deve permitir que o seu chihuahua salte de móveis altos ou dos seus braços, uma vez que o impacto poderá provocar a fratura de uma pata. Pelo mesmo motivo, não convém que as crianças peguem nele ao colo nem brinquem de forma brusca com o mesmo.

loading

Como manter o pelo de um chihuahua?

Os chihuahuas mudam de pelo várias vezes ao ano. Se quiser ver a pelagem do seu chihuahua em todo o seu esplendor, deve eliminar o pelo morto com uma escova de cerdas de borracha  que estimule o crescimento de pelo novo.

Como alimentar um chihuahua segundo a sua idade?

Consulte o nosso guia de alimentação para raças toy onde lhe contamos, entre outros aspetos, que a qualidade da comida para cães que compra para o seu chihuahua fará toda a diferença: quanto melhor for a comida, melhor será a nutrição do seu cão e menor será a quantidade que deverá colocar no seu comedouro. De seguida, damos-lhe mais informação sobre a alimentação do chihuahua nas diferentes etapas da sua vida.

fase cachorro

Fase de cachorro

Os cuidados e necessidades nutricionais de um cachorro de raça chihuahua são muito específicas, pois necessitam de uma série de suplementos como o cálcio ou gorduras. A maior parte das nossas rações puppy para raças toy adaptam-se às necessidades do seu cachorro chihuahua.

loading

fase adulto

Fase adulta

A partir dos nove meses de idade, o seu chihuahua pode passar a ingerir uma ração específica para adultos de tamanho mini. É importante que, além de receber uma dieta saudável e equilibrada, este faça exercício para prevenir a obesidade.

loading

fase sénior

Fase sénior

Uma vez nos sete anos, o chihuahua começará a diminuir o nível de atividade física e é necessário trocar de ração para uma da gama sénior para raças mini. A nova ração deve fornecer menos calorias e mais vitaminas e cálcio.

loading

Agora que já conhece um pouco melhor o chihuahua, já decidiu se se trata do companheiro perfeito para si? Lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e no www.kiwoko.pt tem à sua disposição tudo o que precisa para os cuidados do seu pequeno melhor amigo.




Etiquetas: