Yorkshire terrier: conselhos, cuidados e características

Nome: Yorkshire Terrier, Yorkie
Origem: Reino Unido
Esperança média de vida: 15 - 20 anos
Colores: Cinzento prateado, canela
Pelo: Comprido, liso
Tamanho: Toy, mini
Altura: 15 - 20 cm
Peso: 2 - 4 kg
Temperamento: Inteligente, ativo, superprotetor, corajoso
Necessidades: Escovagens frequentes
Aptidão:Cão de companhia, cão de guarda, cão de caça
Perfeito para: Crianças e idosos, espaços pequenos

Origem do yorkshire terrier

De onde vem o yorkshire terrier?

Durante a Revolução Industrial em Inglaterra, os trabalhadores escoceses chegaram a Yorkshire para trabalhar nas minas de carvão e fábricas, trazendo consigo cães conhecidos como clydesdale terrier ou paisley terrier. Estes cães eram muito maiores que o yorkshire terrier que conhecemos hoje em dia, e pensa-se que eram usados principalmente para caçar ratazanas nos moinhos. Os terriers de clydesdale foram cruzados com outros tipos de terrier, quiçá o toy terrier inglês e o skye terrier entre muitas outras raças, até dar lugar a um cão pequeno com pelo comprido de cor cinza azulado.

Inicialmente era um cão perfeito para as famílias humildes, já que era uma das raças mais “económicas” e eram utilizados para acabar com as pragas de ratazanas. Mais tarde, os burgueses britânicos interessaram-se por eles, ficaram encantados com a sua beleza e começaram a utilizá-los como animais de companhia. A raça Yorkshire terrier foi registada pela primeira vez no livro de British Kennel Club em 1874, e o seu primeiro clube em Inglaterra foi formado em 1898.

Carácter e comportamento do yorkshire terrier

Comece a estabelecer limites desde cachorro e o seu yorkie será um companheiro maravilhoso. Tal como todos os cães, necessita de socialização (exposição a muitas pessoas, visitas, sons e experiências diferentes) quando é jovem. Desta forma, viverá com um cão afável e equilibrado.

Saúde e cuidados do yorkshire terrier

Como cuidar de um yorkshire terrier?

A nível físico, não custa muito manter um yorkshire terrier em forma, pois são muito ativos e quererão brincar tanto dentro como fora de casa. Regra geral, os yorkies são recetivos ao treino. São cães domésticos e não toleram bem o frio ou o calor extremos. Como tal, há que resguardá-lo bem quando o for passear no Inverno!

loading

Os yorkies adoram brinquedos com som, mas é importante verificar o brinquedo a cada par de dias, para comprovar que não o partiram ou rasgaram, para que não ingiram nada. Outro jogo de que gostam muito é devolver-lhes a bola.

loading

As raças pequenas são propensas a sofrerem de problemas dentários, e os yorkshire não são exceção. Tendem a formar muito tártaro, pelo que podem perder os dentes a uma idade precoce. Como tal, escove-lhe os dentes regularmente e marque uma limpeza profissional junto do seu veterinário pelo menos uma vez ao ano. Como parte do processo de higiene, recomendamos-lhe que observe de vez em quando os olhos e as orelhas e que lhe corte as unhas, quando as tiver compridas.

Como manter o pelo de um yorkshire terrier?

A pelagem do yorkshire terrier é comprida, lisa, sedosa e tem uma só camada; é uma raça que larga muito pouco pelo. Os cães de exposição têm o pelo tão comprido que lhes chega ao chão! Um facto interessante é que o pelo dos yorkies tende a ficar mais claro com a idade. As mudanças hormonais também podem influenciar a cor. As fêmeas no cio ficam mais claras, para depois escurecerem novamente. A higiene de um yorkshire terrier de pelo comprido não é para qualquer um, em especial se tiver uma pelagem que se emaranhe facilmente, em vez de pelo sedoso. Mesmo se mantiver o pelo curto, deve escovar suavemente o seu yorkie todos os dias para ajudar a mantê-lo limpo.

loading

Como alimentar um yorkshire terrier consoante a sua idade?

É normal que um cão tão pequeno e tão ativo queime rapidamente muitas calorias. Assim sendo, terá de escolher uma ração de qualidade que lhe aporte toda a energia necessária para se manter saudável.

fase cachorro

Fase de cachorro

Os primeiros meses na vida de um cachorro são fundamentais. Escolha uma ração especial para raças mini para que cresça forte e saudável.

loading

fase adulto

Fase adulta

Certifique-se que o seu cão tem uma nutrição ótima em todas as fases da vida e ofereça-lhe uma ração de qualidade adequada à sua idade e tamanho. Leia a nossa publicação se não souber que quantidade de comida lhe deve dar por dia.

loading

fase sénior

Fase sénior

A partir dos sete anos, o seu yorkshire passará de adulto a sénior e necessitará de cuidados específicos para esta fase, bem como uma ração diferente que lhe forneça todos os nutrientes necessários

loading

Agora já sabe um pouco mais sobre os yorkshires, pode avaliar se é ou não o companheiro ideal para si. Lembre-se de que nas nossas lojas Kiwoko e no Kiwoko.pt  encontrará tudo o que precisa para os cuidados do seu animal de estimação.

Etiquetas: