O peixe Platy: características e cuidados

Também conhecido como peixe-lua, o Platy é uma das espécies de peixes mais populares no mundo aquário. Nativos de águas frescas e salobras e frias da América tropical e subtropical, também podem ser encontrados nas Honduras, México e Guatemala.

A sua esperança de vida é de 2 a 3 anos, são omnívoros e são considerados peixes muito pacíficos e tímidos, necessitando da presença de outros peixes para viverem mais pacificamente. 

Na natureza, este peixe é geralmente de cor verde ou azeitona, mas os espécimes à venda vêm normalmente num número infinito de combinações de cores, uma vez que são seletivamente criados em cativeiro.

Se quiseres saber mais sobre estes peixes impressionantes e cativantes, não deixes de ler esta publicação para descobrir tudo o que precisas de saber sobre o cuidado com os peixes Platy num aquário doméstico. 

Tipos de peixes Platy

Existem dois tipos de Platys, o peixe Platy de cauda agulha, semelhante ao peixe rabo de espada, e o peixe Platy de barbatana véu, que tem uma barbatana dorsal mais desenvolvida. Além disso, há muitas variedades de cores em que estes tipos de peixe podem entrar:

Peixe Platy Preto

Originário do México, o peixe Platy preto caracteriza-se por ter uma tonalidade negra em partes ou em todo o seu corpo. Alguns têm todas as suas escamas pretas e as extremidades das suas barbatanas um gradiente para branco ou prata, enquanto outros peixes têm todas as barbatanas pretas e uma boca e parte da sua barriga cinzento.

Peixe Platy Azul

O peixe Platy azul tem um corpo inteiro cheio de escamas de diferentes tons de azul, desde o mais escuro ao mais claro, e pode mesmo ter gradientes de diferentes tons de azul a atravessar o seu corpo.  

Peixe Platy vermelho

As escamas deste tipo de peixes lúdicos são de cor vermelho profundo, que pode também estender-se até às barbatanas. Alguns espécimes de Platy vermelho têm barbatanas dorsais e caudais negro profundo.

Peixe Platy Amarelo

O amarelo é a cor mais predominante no corpo deste peixe Platy, e pode aparecer em todas as partes do corpo ou, pelo contrário, apresentar algumas áreas de outras cores, tais como o preto, laranja ou vermelho. 

Cuidados básicos dos peixes Platys

Este tipo de peixe é muito calmo e pacífico, nadando sem parar durante todo o dia sem nunca atacar outras espécies de peixes no aquário. É uma espécie gregária, o que significa que vive em grupos e passará a maior parte do seu tempo a nadar com outras, entre plantas, no meio da coluna de água ou a esconder-se entre plantas flutuantes.

Alimentação de peixes Platy

O Platy é um tipo omnívoro de peixe, cuja dieta deve incluir alimentos secos, insetos vivos ou congelados, vegetais e crustáceos. 

Os espécimes adultos devem ser alimentados 2 a 3 vezes por dia, tendo sempre o cuidado de não alimentar em excesso, enquanto os espécimes mais jovens podem ser alimentados 4 a 5 vezes por dia com porções muito pequenas. 

Sendo um peixe muito voraz, necessita de uma grande variedade de comida, e comida suficiente para ser comida em 2 minutos. Apesar desta voracidade, é uma espécie muito passiva que não lutará com outros peixes por comida.

loading

Manutenção de aquários para peixes Platys

O Platy é uma espécie muito fácil de cuidar no aquário devido à sua rusticidade e à sua capacidade de tolerar uma vasta gama de condições de água. É mais confortável em aquários que imitam o seu habitat natural, por isso as plantas devem ser adicionadas ao seu aquário. As plantas mais recomendadas são as anubias ou samambaia Java

O aquário deve ter uma capacidade de pelo menos 80 litros, com uma temperatura da água entre 20° e 26° e um pH da água entre 7 e 8,2. Além disso, a dureza da água deve estar entre 10 e 28º GH, enquanto as mudanças semanais de água devem ser de pelo menos 25%.

loading

Peixes compatíveis com Platys

Em geral, o peixe Platy coexiste muito bem com peixes semelhantes a ele, sendo uma espécie muito pacífica que normalmente não mostra sinais de agressão, mesmo com comida. 

Alguns peixes com os quais os peixes Platy podem coexistir, uma vez que necessitam de condições aquáticas semelhantes são:

Reprodução de peixe Platy

Pelo menos 3 peixes Platy fêmeas devem ser mantidos no aquário para cada macho, para evitar que os machos molestem as fêmeas. O período de gestação desta espécie de peixe é entre 4 e 6 semanas, produzindo cerca de 80 alevins. 

Sendo peixes ovovivíparos, as fêmeas dão à luz crias vivas que, após 4 meses, atingirão a maturidade. É ideal separar a fêmea grávida do resto dos peixes, especialmente se forem de outras espécies, uma vez que podem comer as crias assim que nascem.

O cortejo desta espécie de peixe ocorre quando o macho mostra as suas barbatanas perto de uma fêmea. Se a fêmea estiver recetiva, ela ficará quieta e deixará o macho acasalar com ela. 

Os platys reproduzem-se muito facilmente, mesmo num aquário partilhado com outras espécies de peixes. 

Agora já sabes como cuidar de um peixe Platy e qual é o melhor ecossistema para se viver. Lembra-te que no nosso website e nas nossas lojas Kiwoko podes encontrar todos os artigos necessários para manter o teu aquário nas melhores condições e para criares os teus peixes de uma forma respeitosa. 

Se tiveres alguma dúvida, contacta um dos nossos profissionais, que poderá responder-te e aconselhar-te sobre tudo o que o teu peixe Platy precisa. Vem ver-nos e conta-nos todas as suas dúvidas!