Como ler os rótulos dos alimentos para animais

Em muitas ocasiões, falámos da importância de uma dieta equilibrada e de alimentos de alta qualidade para o seu animal de estimação. Se alguma vez se perguntou como pode saber que alimento é melhor do que outro, a resposta é simples: os rótulos.

Para saber como interpretar a tabela nutricional para cães e gatos, é muito importante compreender cada parte do rótulo dos alimentos, uma vez que contém todas as informações necessárias e deve ajudá-lo a comparar e compreender a composição dos produtos que o seu animal de estimação come.

É por isso que neste artigo lhe damos toda a informação importante sobre como ler os rótulos dos alimentos para animais de estimação.

Vamos lá começar!

Elementos de um rótulo alimentar

Tal como encontramos uma série de nutrientes nos rótulos dos nossos alimentos, o mesmo acontece com os nossos companheiros peludos, e é por isso que é muito importante saber como ler o rótulo de comida para animais. A primeira coisa em que devemos pensar é em todos os ingredientes que podemos encontrar na comida:

  • Composição
  • Aditivos
  • Componentes analíticos

Passos para ler o rótulo de comida para animais

Ler os rótulos dos alimentos para animais não é difícil se tiver uma mente clara e seguir os passos que lhe vamos dar.

Antes de começarmos, embora possa parecer óbvio, a primeira coisa a procurar quando se avalia uma ração ou um alimento húmido é a fase para a qual a comida é particularmente adequada. Normalmente, são rotulados da seguinte forma:

  • Puppy ou cachorro (para cães) ou kitten (para gatos)
loading
  • Adulto ou adult
loading
  • Senior
loading

Para os cães, também é necessário prestar atenção ao tamanho para que a comida está adaptada, ou seja, se é adequada para cães toy ou mini, cães pequenos, médios, grandes ou gigantes, uma vez que cada alimento tem um valor nutricional diferente dos outros.

No entanto, se o seu animal for castrado, deve certificar-se de que o alimento é particularmente adequado para esta condição, especialmente se for um gato.

loading

Se o seu animal tiver necessidades especiais e necessitar de uma dieta veterinária, estas são rotuladas da seguinte forma, de acordo com as necessidades:

  • Diet Metabolic para controlo do peso.
loading
  • Gastrointestinal para cães e gatos com estômago sensível
loading
  • Hipoalergénico para animais com alergias
loading
  • Renal para animais com insuficiência renal ou insuficiência renal crónica
loading
  • Urinary para animais com problemas de micção.
loading
  • Mobility para cães com problemas de mobilidade
loading

Se o seu animal de estimação precisar de uma dieta veterinária diferente, não hesite em perguntar ao seu veterinário qual o alimento que melhor responde às suas necessidades.

Composição

A primeira coisa que deve verificar é a composição do alimento.

Na composição animal, os ingredientes são enumerados por ordem da maior para a menor presença, expressa em percentagem. O ingrediente no topo da lista é, portanto, o que está presente em maior quantidade.

As rações de alta qualidade contêm geralmente carne (frango, vaca, borrego, etc.) como principal fonte de proteínas.

Vejamos um exemplo: Na imagem abaixo, vemos parte do rótulo de ração para cães, mais especificamente True Origins Wild Adult Redlands Vitela. Como podemos ver, o primeiro ingrediente apresentado é "Carne de vaca desidratada". Assim, se olharmos para a percentagem abaixo, podemos saber que dos 100% dos ingredientes que compõem esta ração, o ingrediente que tem a percentagem mais elevada é a carne de vaca desidratada, com 28%. Para além disso, como já referi, trata-se de uma ração de alta qualidade, pois o primeiro ingrediente é um tipo de carne e o segundo ingrediente (búfalo desidratado) é também uma fonte de carne.
Como ler a composição dos rótulos dos alimentos para animais de companhia

Aditivos

Se continuarmos a ler o rótulo de comida para animais, apercebemo-nos de que são enumerados três tipos de aditivos. Os aditivos são substâncias que são adicionadas aos alimentos para animais com um objetivo específico.

Existem diferentes tipos, consoante o objetivo para o qual são adicionados aos alimentos:

  • Suplementos nutricionais: São substâncias que podem ter um benefício específico para o animal e cuja proporção varia consoante a idade do animal ou devido a uma doença que exija uma dieta especial. Alguns exemplos são as vitaminas, o ferro, etc.
  • Aditivos tecnológicos: são substâncias adicionadas para obter um efeito específico nos alimentos para animais. Podem ser:
    • Conservantes
    • Aglomerantes.
    • Emulsionantes.
    • Estabilizadores.
    • Espessantes.
    • Reguladores de la acidez.
    • Antioxidantes.
    • Etc.
  • Aditivos organoléticos: são substâncias que se destinam a alterar as propriedades "sensoriais" dos alimentos, como os corantes ou aromatizantes.

Componentes analíticos

Em todos os rótulos de comida para animais devem ser indicados uma série de constituintes analíticos, incluindo:

  • Proteína bruta: Indica a quantidade de proteína presente na ração. A qualidade dos alimentos para animais não depende apenas da quantidade de proteína, mas também da forma como as fontes de proteína são utilizadas. Os alimentos frescos fornecem proteínas de elevada qualidade que podem ser melhor utilizadas pelos nossos animais.
  • Gordura bruta: A quantidade de gordura num alimento. Serve como fonte de energia e, entre outras coisas, pode também ser uma fonte de ácidos gordos essenciais e aumentar o sabor dos alimentos.
  • Fibra bruta: a quantidade de fibra presente num alimento. Contribui, entre outras coisas, para a atividade intestinal e para a boa qualidade das fezes.
  • Cinza bruta: Este termo refere-se à quantidade de minerais presentes na comida. Estes minerais incluem o cálcio, o magnésio, o sódio e o zinco, elementos que desempenham importantes funções metabólicas no organismo.

Utilizando o exemplo da ração True Origins, a figura seguinte mostra os componentes analíticos que o compõem:

Componentes analíticos rótulo dos alimentos para animais
As conclusões que podemos retirar desta ração são que contém 31% de proteína bruta, que provêm principalmente da carne de vitela e que, por conseguinte, fornecem proteínas de elevada qualidade. Contém também 16% de teor de gordura, que ajuda a satisfazer as necessidades energéticas do animal.

Outros fatores-chave para compreender os rótulos da comida

Para além destes três elementos principais, é importante que analisemos também a qualidade da proteína que damos aos nossos animais de estimação dentro da composição do alimento. Para isso, devem ser considerados os seguintes conceitos:

Valor biológico

O valor biológico de uma proteína pode ser definido como a sua capacidade de ser decomposta no maior número possível de aminoácidos essenciais e depois ser absorvida e utilizada pelo organismo do cão ou do gato.

Uma fonte de proteínas de alta qualidade ou de maior valor biológico é decomposta em mais aminoácidos essenciais, que podem ser mais facilmente absorvidos pelo organismo do animal.
IngredienteValor Biológico
Ovo94%
Peixe92%
Caseína81%
Carne de vaca/galinha78%
Soja70%
Trigo/Arroz60%
Milho58%
Exemplos do valor biológico de diferentes ingredientes

Como podemos ver, o ovo é o ingrediente de maior valor biológico e, portanto, um ingrediente que fornece proteínas de alta qualidade que podem ser facilmente absorvidas pelo organismo do cão ou do gato.

Digestibilidade

A digestibilidade é a quantidade relativa de nutrientes de um alimento que fica disponível para o organismo após a digestão e absorção.

A digestibilidade proteica de um alimento em cães é determinada por ensaios de alimentação e é calculada a partir da quantidade de alimento consumido diariamente menos a quantidade excretada nas fezes durante cinco dias.

Ingrediente% Dig. PB
Carne de frango82,8
Carne de vaca80,4
Farinha de carne e ossos79,9
Glúten de milho79,3
Farinha de soja79,2
Ovo77,0
Subprodutos de aves73,9
Digestibilidade aparente em cães
Curiosidade: De todos os alimentos integrais, os ovos têm o valor mais elevado de aminoácidos, corrigido para a digestibilidade das proteínas. Numa escala de 0 a 1, os ovos inteiros estão no topo, com um valor de 1,21. Este valor é uma medida da digestibilidade e da qualidade da proteína.

Biodisponibilidade

A biodisponibilidade é a taxa e a quantidade a que um nutriente ou parte de um nutriente é absorvido e fica disponível no seu local de ação. Os fatores que influenciam a biodisponibilidade de um nutriente incluem os seguintes:

Tipo de cozeduraAlterações na dieta
Origem do ingredienteEstado da mucosa digestiva
Forma química do nutrienteCondições fisiológicas
Interações com outros ingredientes e nutrientesCondições patológicas
Interações com medicamentosFatores individuais

Para além de todas as informações acima referidas que lhe demos sobre como ler o rótulo de comida para animais, deve também lembrar-se de que deve verificar a ração diária recomendada por cada fabricante para saber que quantidade de comida deve dar ao seu cão ou gato e em quantas porções. Tudo o que precisa de saber é o peso ou a idade do seu cão ou gato e, claro, fornecer sempre água fresca!

Se quiser mais informações sobre a quantidade de comida que deve dar ao seu companheiro peludo, pode ler os nossos artigos "Que quantidade de comida diária devo dar ao meu gato?" e "Que quantidade diária de comida devo dar ao meu cão?"

Não se esqueça de verificar o prazo de validade da comida no rótulo antes de a dar ao seu animal de estimação – é imprescindível!

Se pretende obter mais informações sobre a alimentação de cães e gatos, não perca os nossos artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt