Alimento proibido para cães – descubra-os!

O treino dos cães é, sem dúvida, uma parte importante de uma relação harmoniosa e segura com o seu animal de estimação.  E não nos referimos apenas ao comportamento. 

Quando se trata de alimentar o seu cão, é importante ser capaz de dizer "não" na altura certa e oferecer alternativas saudáveis para lhe ensinar bons hábitos alimentares, mantendo a sua saúde. 

Quem nunca viu o olhar suplicante do seu animal de estimação a pedir um petisco?

Mas há uma coisa que deve ter sempre presente: o seu cão não pode comer a mesma comida que você. Há certos alimentos que são muito comuns na dieta humana que são completamente prejudiciais e até perigosos para os cães. 

Quer saber quais são? Neste artigo, revelamos-lhe quais são os alimentos proibidos para os cães.

Alimentos proibidos para cães - muito perigosos

Há certos alimentos proibidos para cães que são extremamente perigosos para a saúde do seu companheiro peludo e, se forem ingeridos, deve consultar imediatamente um veterinário para avaliar a situação. 

Chocolate

Alimentos proibidos para cães chocolate

Devido ao seu teor de teobromina e cafeína, o chocolate é um dos alimentos proibidos mais perigosos para os cães. Estas substâncias não são decompostas eficazmente no metabolismo do cão e podem acumular-se no corpo do cão, provocando vómitos, diarreia ou convulsões. Nos casos mais extremos, pode provocar batimentos cardíacos anormais, convulsões, tremores ou mesmo a morte.

Mesmo uma pequena quantidade de chocolate pode ser tóxica para o seu cão, pelo que deve evitar consumi-lo sob qualquer forma.  

Mas se gosta que o seu animal de estimação tenha um doce de vez em quando, existem muitas alternativas saudáveis, como os snacks para cães, que podem dar ao seu cão um toque de doçura à sua vida.

Uvas e sultanas

Alimentos proibidos para cães uvas e sultanas

As uvas e as sultanas são alimentos proibidos para cães porque podem causar insuficiência renal aguda nos cães. Depois de consumir estes alimentos, os rins de um cão podem parar, provocando vómitos e muito cansaço.

Abacate

Alimentos proibidos para cães abacate

O abacate é um fruto delicioso para os humanos, mas pode ser um perigo escondido para os nossos animais de estimação. 

Os caroços de abacate não só representam um perigo de asfixia para o seu cão, como também contêm uma substância chamada persina nas folhas, sementes, pele e frutos. Embora a persina seja inofensiva para os humanos, pode ser tóxica em grandes quantidades, pelo que deve evitar dar este alimento proibido ao seu cão

Cebola e alho

a cebola como alimento proibido para cães

Outros alimentos proibidos para os cães são a cebola e o alho. Esta combinação de ingredientes pode ser extremamente prejudicial para a saúde do seu cão, pois pode levar à destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode provocar anemia. A situação é ainda mais complexa, uma vez que uma pequena quantidade destes ingredientes não costuma causar danos significativos, mas se o seu cão comer uma grande dose ou pequenas quantidades regularmente, corre o risco de intoxicação. 

Os sintomas podem incluir fraqueza, episódios de vómitos ou falta de ar.

Álcool

álcool como alimento proibido para cães

O álcool é uma substância extremamente tóxica para os cães, e os efeitos podem ser muito piores do que nos humanos devido ao pequeno tamanho do cão. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode causar envenenamento num cão, resultando em sintomas como vómitos, diarreia, falta de coordenação ou, em casos mais extremos, mesmo coma ou morte. 

Para garantir a segurança do seu animal de estimação, é importante manter as bebidas alcoólicas sempre afastadas do seu animal de estimação. 

Alimentos proibidos para cães - moderadamente perigosos

Existe outro grupo de alimentos proibidos para cães que, se forem dados em quantidades excessivas ou de forma incorreta, podem causar problemas de saúde ao seu animal de estimação.

Ossos de frango e de peru

Embora os ossos de frango e de peru sejam pequenos, podem partir-se facilmente e causar bloqueios intestinais ou lesões na garganta e no trato gastrointestinal do cão. 

Muitas vezes pensa-se que dar-lhes estes ossos é uma forma natural de satisfazer o seu instinto de mastigação, mas é uma prática perigosa, pelo que devemos manter estes alimentos proibidos para cães fora da sua dieta.

A nossa recomendação é que escolha snacks em forma de osso para cães ou brinquedos especialmente concebidos para serem mastigados com segurança. 

loading

Comida para gatos

Os alimentos para gatos têm uma composição nutricional diferente da dos alimentos para cães e, por conseguinte, são alimentos proibidos para cães e não devem ser utilizados como substitutos na dieta do seu amigo peludo. 

Se o seu cão vive com um gato e comeu a comida do gato, não se preocupe. Aqui está um link para o nosso artigo "Como evitar que o seu cão coma a comida do gato". 

Productos lácteos

Apesar da crença popular, muitos cães são intolerantes à lactose, o que significa que não conseguem digerir produtos lácteos como o leite.

Se o seu cão comer um pequeno pedaço de queijo ou outro produto lácteo, pode provocar vómitos, diarreia ou doenças gastrointestinais.

Cafeína

alimentos proibidos para cães cafeína

A cafeína, que se encontra em bebidas como o café e o chá, bem como em alguns medicamentos e refrigerantes, é outro estimulante que pode ser perigoso para os cães. O consumo de bebidas com cafeína pode causar nervosismo, tremores, aumento do ritmo cardíaco ou, em casos mais graves, convulsões.

Alimentos pouco recomendados para o seu cão

Embora os seguintes alimentos não sejam considerados proibidos para cães, uma vez que são pouco perigosos e podem ser tolerados ocasionalmente em pequenas quantidades sem causar danos significativos à saúde, deve ter cuidado com eles.

Frutos com caroços grandes

alimentos proibidos para cães frutos com caroços

Frutas como a ameixa e a manga contêm sementes grandes que podem constituir um perigo potencial para o cão se forem ingeridas, pois podem causar obstrução intestinal. 

Para evitar riscos, deve sempre retirar os caroços antes de dar este tipo de fruta ao seu cão.

Frutos secos

alimentos proibidos para cães frutos secos

Embora alguns frutos secos, como os amendoins, sejam seguros para os cães em pequenas quantidades, é importante ter em conta que são ricos em gordura e calorias e que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento de peso e a outros problemas de saúde nos cães

Deve também evitar as nozes de macadâmia, que são consideradas um alimento proibido para os cães, uma vez que são altamente tóxicas para eles. 

Milho

O milho em si não é tóxico para os cães, mas as espigas de milho inteiras podem representar um risco se forem ingeridas, uma vez que podem causar bloqueio intestinal se não forem corretamente digeridas. 

Se quiser dar milho ao seu cão, este deve ser descascado e cozinhado para minimizar o risco de problemas digestivos. 

E aqui está a nossa lista de alimentos proibidos para cães! Lembre-se, é sempre importante dar ao seu cão uma dieta adaptada ao seu tamanho, idade e problemas específicos.

Se quiser saber mais sobre dicas de alimentação para o seu cão, recomendamos que dê uma vista de olhos aos seguintes artigos:

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt

Etiquetas: