Que quantidade de comida devo dar ao meu gato todos os dias?

Já lhe dissemos qual a quantidade de comida que deve dar ao seu cão todos os dias. No entanto, se tem um gato, provavelmente está a fazer a mesma pergunta a si próprio. Acha que está a fazer a coisa certa? Vamos descobrir!

Neste artigo, vai descobrir a quantidade de comida que o seu gato precisa por dia, bem como em quantas porções deve dividir a ração diária para responder à pergunta típica dos curiosos: "Quanto é que um gato come?"

Guia para o estabelecimento das doses diárias

Frequentemente, as pessoas que têm gatos deixam-nos comer ração seca durante todo o dia e complementam-na com comida húmida uma ou duas vezes por dia. Tal como acontece com os cães, a quantidade de comida que um gato precisa de comer por dia depende muito do seu estado de saúde:

  • O seu estilo de vida.
  • O seu tamanho.
  • O seu metabolismo.
  • O tipo de alimentação.
Sabe que o mesmo volume de alimentos, dependendo do fabricante, pode ter um conteúdo calórico e nutricional variável, o que mostra que uma única medida para todas as rações não funciona.

Mas isso não significa que não possa tentar calcular a quantidade de comida que deve dar ao seu gato adulto. Como sempre, consulte a tabela de informação da marca da ração do seu gato e tenha em mente esta recomendação:

  • Um gato com 2 kg deve comer entre 30 e 40 g.
  • Um gato com 3 kg deve comer entre 40 e 55 g.
  • Um gato com 4 kg deve comer entre 45 e 65 g.
  • Um gato com 5 kg deve comer entre 55 e 75 g.
  • Um gato com mais de 6 kg deve comer 11 g por kg de peso corporal.
porcoes diárias recomendadas para gatos adultos

Mais uma vez, estes valores são aproximados. Terá de ter em conta os fatores acima mencionados.

Deve também ter em conta que a quantidade de alimentos é indicada por dia, não por porção! Por conseguinte, pode racionar a quantidade em duas porções durante o dia.

Qual é a dose diária para um gato castrado?

Os gatos castrados são um caso especial, pois têm tendência para comer mais do que o necessário (até 26% mais) e tornam-se menos ativos (a sua energia é reduzida em 30%).

Por isso, procure um alimento específico para gatos castrados, como a ração light para gatos, que tem menos calorias e é adaptada à raça e ao sexo do seu gato, para evitar problemas urinários ou excesso de peso.

Se desejar obter mais informações, este artigo explica em pormenor a melhor ração para gatos castrados.

Quantas vezes por dia deve um gatinho comer?

Pode estar a perguntar-se com que frequência come um gato. Se a quantidade é importante, também o é o número de vezes que alimenta o seu gato por dia.

Dar de comer uma vez não é o mesmo que dar de comer várias vezes, porque a frequência com que come tem um impacto direto no seu nível de atividade, o que se pode traduzir numa tendência para engordar.

Para determinar o número de refeições a dar ao seu gato por dia, deve ter sempre em conta a sua idade para escolher o melhor alimento para o seu amigo.

No nosso guia sobre as melhores rações para gatinhos, explicamos-lhe a importância de alimentar os gatinhos com uma dieta específica e ajudamo-lo a escolher a melhor ração para gatinhos.

Assim, entre as 8 semanas e os 6 meses, precisará de 3 a 4 porções por dia, enquanto a partir dos 6 meses pode reduzir o número de refeições para 2 por dia.

À medida que crescem, os gatinhos precisam de diferentes tipos e formas de alimentação para os ajudar a manterem-se saudáveis.

Desde o nascimento até à idade adulta, há muitas maneiras de ajudar o seu gato a manter-se saudável e feliz, incluindo o que ele come e como desenvolve a sua relação com a comida.

Alimentação dos gatinhos até às quatro semanas de idade

Desde o nascimento até um mês de idade, os gatinhos obtêm todos os nutrientes de que necessitam através da amamentação da mãe. Primeiro recebem colostro, um líquido semelhante ao leite que ajuda a reforçar o seu sistema imunitário no início da vida, e depois leite.

Se o seu veterinário o aconselhar, pode dar leite maternizado ao seu gatinho recém-nascido para garantir que ele recebe tudo o que precisa; isto é particularmente importante se a mãe não tiver leite, se não tiver leite suficiente ou se a ninhada for demasiado grande.

loading

É normal que os gatinhos percam um pouco de peso no início, à medida que aprendem a mamar. No entanto, quando tiver aprendido, o aumento de peso deve ser regular. Pese-o todos os dias e consulte o seu veterinário se o seu peso estabilizar ou diminuir. A melhor coisa a fazer durante este período é certificar-se de que os gatinhos e a mãe estão seguros e não são perturbados, e deixá-los alimentar-se em paz.

Alimentação dos gatinhos entre as quatro semanas e os quatro meses de idade

Com quatro semanas de idade, os gatinhos começam a mostrar interesse por alimentos sólidos e o desmame pode começar. Para tal, hidrate a ração seca com água ou leite para gatinhos até obter uma consistência macia, de modo a que o animal possa comer facilmente, ou utilize comida húmida para gatinhos.

loading

Escolha um alimento especialmente concebido para gatinhos para os ajudar a crescer até ao seu potencial máximo.

Deve ser enriquecido com antioxidantes para estimular a produção de anticorpos porque, durante o desmame, a imunidade que o gatinho adquiriu da sua mãe começa a diminuir.

Pode começar a estabelecer bons hábitos alimentares, tendo o cuidado de separar as áreas de alimentação, de brincadeira, de sono e de higiene do gatinho, como ele faria naturalmente. Disponibilize muita água fresca para manter o seu gatinho hidratado.

Alimentação dos gatinhos a partir dos quatro meses de idade

À medida que os gatinhos se desenvolvem, mantenha bons hábitos alimentares e evite stressá-los, deixando-os comer num local calmo. Muitos gatos regulam a sua própria ingestão de alimentos. Por conseguinte, pode dar-lhe a ração total diária recomendada e ele racionará a sua comida em conformidade.

Deve também ter em conta o estilo de vida do seu gato quando escolhe o alimento para gatos adultos, geralmente a partir dos 12 meses de idade. Os gatos de interior com um estilo de vida sedentário necessitam de menos energia do que os gatos de exterior. Por isso, é importante dosear corretamente a alimentação do seu gato para evitar o aumento de peso e os problemas de saúde que daí podem resultar.

É muito importante ensinar ao seu gatinho bons hábitos alimentares e dar-lhe os alimentos adequados às suas necessidades, para que cresça e se torne um gato adulto feliz e saudável. Se não tiver a certeza sobre a forma correta de alimentar o seu gato, peça conselhos ao seu veterinário.

Qual é o melhor horário para alimentar os gatinhos?

Para saber com que frequência deve alimentar um gato bebé, existem três métodos comuns de alimentação de gatinhos e gatos:

  1. Self-service: Este é o método de alimentação mais natural porque, quando os gatos têm livre acesso à comida, tendem a comer várias pequenas refeições por dia, até 16 em 24 horas. É adequado para gatinhos que podem comer alimentos secos e que não têm excesso de peso ou tendência para comer demais.
  2. Alimentação dividida: Quando alimenta o seu gatinho em alturas específicas do dia. Não se adaptará tão bem à sua tendência natural de comer várias pequenas refeições por dia, por isso é melhor dividir a sua ração diária em quantidades mais pequenas oferecidas várias vezes ao dia.
  3. Alimentação mista: trata-se de dar ao seu gatinho uma combinação de alimentos secos e húmidos, quer na mesma refeição quer em refeições separadas. Pode contribuir para uma dieta equilibrada e tem também outros benefícios para a saúde.

As melhores horas de alimentação para gatinhos e gatos adultos são as manhãs e as tardes, embora se o seu gatinho já tiver um horário de alimentação, a melhor opção é tentar não o alterar, pois isso poderia stressar o seu amiguinho.

O gatinho deve ter uma zona de alimentação fixa?

Os gatos são criaturas de hábitos, por isso é muito prático ter sempre a comida num só lugar. É também muito importante que esse sítio seja fácil de limpar. No entanto, os gatos não gostam de comer perto do seu tabuleiro de areia.

Se escolher uma área onde a superfície não possa ser limpa frequentemente, como um chão de madeira, coloque um tapete lavável ou mesmo um material absorvente de utilização única por baixo.

Na medida do possível, mantenha a água afastada do comedouro para evitar que o croquete a suje.

Outros artigos sobre alimentação de gatinhos que podem ser do seu interesse

Quantas vezes por dia deve um gato adulto comer?

A partir do momento em que o seu gato se torna adulto (cerca de um ano de idade), e desde que tenha uma vida ativa, uma refeição por dia pode ser o mais adequado para ele.

Se, pelo contrário, o seu gato tende a ser sedentário e a engordar, a solução ideal é dividir a sua ração diária em duas refeições por dia para manter o seu metabolismo ativo.

Por outro lado, para saber quanto é que um gato adulto deve comer por dia em função do tipo de alimento que come, as recomendações gerais são as seguintes:

Ração seca

Se o seu companheiro é alimentado principalmente com ração seca para gatos, é aconselhável dividir a sua quantidade diária de alimentos em pelo menos duas refeições, mas se preferir, pode optar por alimentá-lo com três pequenas refeições.

Por exemplo, pode dar 1/4 de chávena de manhã e 1/4 de chávena à noite.

loading

Comidas húmidas

Por outro lado, se alimentar o seu felino com comida húmida para gatos, uma lata por dia pode ser suficiente. Recomendamos que a divida em duas doses, uma de manhã e outra à noite.

loading

Como sempre, o número de vezes que um gato adulto deve comer pode variar em função das preferências do seu gato, do seu nível de atividade e do seu estado de saúde. Em caso de dúvida, é melhor consultar o seu veterinário para obter indicações mais precisas sobre as necessidades alimentares do seu gato.

Quantas vezes por dia deve comer um gato idoso?

Os gatos com sete anos ou mais devem manter a mesma dieta que os adultos em termos de frequência, e mudar para uma ração para gatos sénior que forneça todos os nutrientes necessários sem o risco de aumento de peso. Se for necessária uma mudança de dieta, deve consultar um veterinário.

loading

Assim, quando o gato atinge a idade adulta, é suficiente alimentá-lo uma ou duas vezes por dia, desde que não tenha nenhum problema de saúde que justifique uma dieta diferente. Se for esse o caso, deve consultar o seu veterinário para saber qual a dieta que o seu gato adulto deve seguir.

Por fim, não se esqueça que, para além da comida, deve ter sempre à disposição uma fonte de água fresca e que a qualidade da comida que oferece ao seu gato determinará a sua saúde e qualidade de vida.

Se tiver alguma dúvida, sabe que pode sempre ir a qualquer loja Kiwoko e perguntar a um dos nossos especialistas. Se tiver a certeza, faça a sua encomenda em Kiwoko.pt