Husky Siberiano: conselhos, cuidados e características

Nome: Siberian husky, Husky siberiano, Chukcha, Shusha, Keshia, Siberiano
Origem: Rússia
Esperança média de vida: 12 - 15 anos
Colores: desde o branco até o preto a passar pelo cinza e pelo cobre (são admitidas todas as cores)
Pelo: Longo
Tamanho: Grande
Altura: 50 - 60 cm
Peso: 16 - 28 kg
Temperamento:Equilibrado, fiel, tímido, inteligente, ativo
Necessidades: Peitoral
Perfeito para:climas frios, casas, caminhada

Os seus olhos azuis ou multicoloridos e as suas chamativas máscaras faciais não fazem mais do que aumentar o atrativo desta raça, originária da Sibéria.

É fácil de entender por que muitas pessoas se sentem atraídas pela aparência do husky. Neste post vamos contar como são e como cuidar dos huskies siberianos.

Origem do Husky Siberiano

A história da raça é relativamente desconhecida, mas as provas de DNA confirmam que se encontram entre as raças de cães mais antigas.

Acredita-se que o husky siberiano é originário da tribo de nómades siberianos. Os membros desta tribo usavam os cães para transporte rápido e, depois do trabalho, eram o cão da família. Os huskies frequentemente dormiam com as crianças e proporcionavam camas mais cálidas e confortáveis.

O husky siberiano chegou ao Alasca em 1908 e foi usado como cão de trenó durante a febre do ouro. Tempo depois, a raça continuou a prosperar na América do Norte.

O cão que conhecemos hoje em dia ainda mantém muitas das maravilhosas qualidades das origens da raça. No entanto, esta não é uma raça apta para todo o mundo. Muitas pessoas se deixam levar pela sua beleza, sem notar alguns dos seus traços difíceis, o que faz, tristemente, que os huskies siberianos sejam uma das raças que com mais frequência encontramos nos abrigos.

Características do Husky

O husky siberiano caracteriza-se por ser equilibrado, muito fiel. É um cão muito ativo, tímido, inteligente e carinhoso. Além disso, são cães muito fortes e musculosos com uma pelagem longa. As suas orelhas são pontudas e têm formato de triângulo. A sua cara é branca.

Também é chamado de “lobo siberiano” porque lembra este animal.

Esta raça pode viver entre 12 e 15 anos. A sua cor é uma mistura de branco até preto e passa pelo cinza e o cobre, mas muda de acordo com o clima, podem inclusive chegar a ser totalmente brancos.

São de tamanho grande, já que chegam a pesar entre 16 e 28 kg e medem entre 50 e 60 cm de altura. Este cão pode viver em climas frios e pode praticar com ele caminhada ou alguma atividade esportiva relacionada.

Caráter do Husky Siberiano

São cães inteligentes, carinhosos e independentes. Não costumam ser agressivos e geralmente dão-se bem em lares com vários cães. Relacionam-se bem com as crianças e dão as boas-vindas a todos que chegam na sua casa (sim, inclusive aos intrusos).

No entanto, com frequência usam a inteligência para aprender coisas que não vão lhe agradar muito. Às vezes não se esforçam para agradar os seus donos. São cães difíceis de adestrar, por isso os donos de primeira viagem deveriam considerar outras raças. Os Huskies encaixam melhor com donos de cães experientes que estabelecem regras e mostram segurança.

Vão se afastar de casa sempre que tiverem a oportunidade, por isso é essencial que os proprietários dos huskies siberianos revisem constantemente os seus pátios em busca de qualquer buraco ou rachadura pela qual possam fugir.

Quando estão bem adestrados e cuidados, os huskies são maravilhosos companheiros de família.

Cuidados

Como manter o pelo de um husky siberiano?

Certifique-se de que o seu aspirador de pó esteja em perfeitas condições de funcionamento se adotar um husky siberiano. A sua dupla camada de pelo de comprimento médio como o manto superior liso e o subpelo suave e denso é belíssimo, mas solta muito pelo (principalmente na primavera e no outono).

Dito isso, é uma raça bastante fácil de cuidar. Os huskies siberianos que vivem em climas mais frios tendem a trocar menos de pelo do que os que vivem em climas mais cálidos. Pode evitar o excesso de pelo nos seus móveis caso se comprometa a escovar o pelo do seu cão pelo menos uma vez por semana e todos os dias durante a temporada da troca.

loading

Normalmente não soltam odor. Quando for a hora do banho, escolham um champô para cães de alta qualidade elaborado para manter os óleos naturais na pele e no pelo do seu cão. 

Faça da hora do banho uma experiência positiva cheia de elogios e recompensas.

Como alimentar um husky siberiano de acordo com a sua idade?

Quando se trata da hora da comida, os huskies siberianos requerem uma quantidade relativamente pequena de comida para o seu tamanho.

Este traço se remete às origens desta raça, já que os Chukchi (a tribo) desenvolveram estes cães para arrastar uma carga ligeira a um ritmo rápido e por longas distâncias, com baixas temperaturas e com a menor ingestão possível de alimento.

Etapa de cachorro

Durante a etapa de cachorro terá que conseguir uma ração seca de alta qualidade para cachorros de raça grande.

Etapa adulta

A partir do ano de vida terá que trocar a ração para um alimento seco de alta qualidade para cães adultos de raça grande.

Etapa sénior

A partir dos seis-sete anos, deve trocar a ração por comida para cães sénior de raças grandes.

loading

Educação

As ordens de adestramento que temos que oferecer ao nosso husky são fundamentais para o seu crescimento e segurança. Os husky são fáceis de adestrar, mas vai depender muito da personalidade de cada um.

O adestramento é uma necessidade para esta raça e é possível que queira investir em aulas de obediência com algum profissional.

Esta raça está situada na colocação 45 da classificação de Stanley Coren, ou seja, precisam de aproximadamente 10-15 minutos de estimulação mental para que interiorizem corretamente tudo o que aprenderem. O reforço positivo no husky é muito importante porque responde de maneira ideal.

As ordens básicas são os comandos de “sentado”, “quieto”, “deitado”, “vir aqui” e “caminhar ao lado ou junto”.

Saúde

Os huskies siberianos precisam se exercitar no mínimo de 30 a 60 minutos por dia para evitar o tédio. São excelentes companheiros de canicross, mas não devem praticar desportos em climas quentes.

Os huskies siberianos precisam trabalhar para serem felizes. No geral, somente ao manter a sua vida ativa através de excursões e outros desportos ao ar livre, manterá o seu husky siberiano saudável e feliz.

Adoram correr e o farão sem pensar em quão longe estiverem. Pode perder facilmente o seu husky siberiano se decidir perseguir algo ou simplesmente desfrutar de uma corrida por impulso natural. Essa é uma boa razão para mantê-lo com a trela durante as caminhadas.

Preste atenção na saúde do seu husky. Confira se tem chagas, irritações na pele ou sinais de infeção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, na boca, nos olhos ou nas patas. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão nem secreção. Um cuidadoso exame semanal ajudará a detectar possíveis problemas de saúde a tempo.

Onde adotar um Husky?

Se tiver dúvidas de onde adotar o novo integrante da sua família, somente tem que perguntar em protetoras e associações de animais, ou inclusive em organizações que trabalhem na recuperação ou na adoção específica de huskies siberianos. Também pode visitar a nossa plataforma Kiwoko Adota e ver os nossos animais em adoção.

Lembre-se que nas nossas lojas Kiwoko e na nossa página web encontrará tudo o que precisa para os cuidados do seu husky siberiano.
Etiquetas: